O jornalista, o especialista e professor leitor: relações diretivas na revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/715 |
Resumo: | Este artigo analisa os marcadores metadiscursivos empregados pelos produtores do gênero reportagem didática na revista Nova Escola. O corpus é constituído de 15 reportagens didáticas sobre o ensino de produção textual, publicadas entre os anos de 2006 e 2010. As reportagens foram analisadas à luz do metadiscurso (HYLAND, 2005). Os resultados apontam como estratégias metadiscursivas interativas: 1) marcadores de transição; 2) marcadores de estrutura; 3) marcadores endofóricos; 4) argumento de autoridade e 5) glosa. A incidência desses operadores revelou que a organização da informação ocorre de forma imperativa: a) transição de informações acontece prioritariamente por oposição aos conhecimentos dos leitores, ; b) existência de sinalizadores que conduzem à leitura de projetos que didatizam o conhecimento; c) inclusão de vozes apresenta gradação de autoridade intelectual; d) presença de um especialista que justifica a voz do professor. As estratégias interacionais são: 1) atenuadores; 2) enfatizadores; 3) atitudinais; 4) auto-menção e 5) marcadores de atenção. Assim como os operadores interativos, a recorrência desses operadores pode ser interpretada como posicionamento assimétrico entre jornalista e leitor: a) há convicção em relação ao que é dito; b) há o reforço da informação veiculada; c) o jornalista, por vezes, assume a posição de produtor da informação. |
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O jornalista, o especialista e professor leitor: relações diretivas na revista Nova EscolaLinguística - Linguística Aplicada: reportagem didática, metadiscurso, revista Nova EscolaAnálise Crítica do DiscursoEste artigo analisa os marcadores metadiscursivos empregados pelos produtores do gênero reportagem didática na revista Nova Escola. O corpus é constituído de 15 reportagens didáticas sobre o ensino de produção textual, publicadas entre os anos de 2006 e 2010. As reportagens foram analisadas à luz do metadiscurso (HYLAND, 2005). Os resultados apontam como estratégias metadiscursivas interativas: 1) marcadores de transição; 2) marcadores de estrutura; 3) marcadores endofóricos; 4) argumento de autoridade e 5) glosa. A incidência desses operadores revelou que a organização da informação ocorre de forma imperativa: a) transição de informações acontece prioritariamente por oposição aos conhecimentos dos leitores, ; b) existência de sinalizadores que conduzem à leitura de projetos que didatizam o conhecimento; c) inclusão de vozes apresenta gradação de autoridade intelectual; d) presença de um especialista que justifica a voz do professor. As estratégias interacionais são: 1) atenuadores; 2) enfatizadores; 3) atitudinais; 4) auto-menção e 5) marcadores de atenção. Assim como os operadores interativos, a recorrência desses operadores pode ser interpretada como posicionamento assimétrico entre jornalista e leitor: a) há convicção em relação ao que é dito; b) há o reforço da informação veiculada; c) o jornalista, por vezes, assume a posição de produtor da informação. UNIABEUPinton, Francieli Matzenbacher2013-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/715Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 95-1102177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/715/pdf_378info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:22:52Zoai:ojs2.abeu.local:article/715Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:22:52E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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