ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/431 |
Resumo: | As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa. |
id |
UNIARA_0d5fbb7fff891577202ff4f5b80c5b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/431 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIALOrientação docente. TCC. Pedagogia.As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/43110.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.431Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 2 (2017): Julho-Dezembro2527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARACopyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Claudionor Reanto da2020-06-18T12:42:47Zoai:ojs.revistarebram.com:article/431Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-06-18T12:42:47Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
title |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
spellingShingle |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL Silva, Claudionor Reanto da Orientação docente. TCC. Pedagogia. |
title_short |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_full |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_fullStr |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_sort |
ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL |
author |
Silva, Claudionor Reanto da |
author_facet |
Silva, Claudionor Reanto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Claudionor Reanto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação docente. TCC. Pedagogia. |
topic |
Orientação docente. TCC. Pedagogia. |
description |
As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/431 10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.431 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/431 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 2 (2017): Julho-Dezembro 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605963591680 |