A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rodrigo Augusto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mauro, Ricardo Arruda, Cintrão, Janaina Florinda Ferri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/481
Resumo: A união do sistema de telecomunicações com a computação possibilitou conectar em rede indivíduos com objetivos comuns, mas separados geograficamente, que passam a interagir segundo princípios determinados. Neste sentido, constatamos a importância da Educação a Distância (EaD), um modelo de ensino que atende às necessidades de uma sociedade onde o conhecimento e as informações destacam‐se como meio de desenvolvimento e inserção social e profissional. A EaD contribui e proporciona elementos de busca do bem comum, da melhoria da sociedade, do acesso ao conhecimento e da melhor formação profissional do ser humano, de tal modo que capacita o aluno a adquirir habilidades necessárias para acompanhar a velocidade das informações e inovações, independentemente de sua localização. O objetivo desse artigo foi analisar os aspectos significativos da EaD como instrumento de formação profissional dos alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Araraquara – UNIARA (Araraquara – SP), considerando suas contribuições para o desenvolvimento profissional e suas atividades locais, em relação à melhoria de vida, à formação profissional e às características dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os 712 alunos egressos dos 281 cursos de Pós-graduação Lato Sensu – Nível de Especialização da UNIARA na modalidade a distância, oferecidos no período de 2011 até maio de 2016. Verificamos que o modelo EaD contribui como meio de desenvolvimento e inserção dos mesmos em um mundo competitivo e globalizado, sinalizando para um novo paradigma de ensino que tem por finalidade proporcionar desenvolvimento às partes envolvidas.
id UNIARA_611105a6823a486320b32b7ef09c44bb
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/481
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONALEducação a DistânciaFormação ProfissionalRedes VirtuaisTerritórios VirtuaisA união do sistema de telecomunicações com a computação possibilitou conectar em rede indivíduos com objetivos comuns, mas separados geograficamente, que passam a interagir segundo princípios determinados. Neste sentido, constatamos a importância da Educação a Distância (EaD), um modelo de ensino que atende às necessidades de uma sociedade onde o conhecimento e as informações destacam‐se como meio de desenvolvimento e inserção social e profissional. A EaD contribui e proporciona elementos de busca do bem comum, da melhoria da sociedade, do acesso ao conhecimento e da melhor formação profissional do ser humano, de tal modo que capacita o aluno a adquirir habilidades necessárias para acompanhar a velocidade das informações e inovações, independentemente de sua localização. O objetivo desse artigo foi analisar os aspectos significativos da EaD como instrumento de formação profissional dos alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Araraquara – UNIARA (Araraquara – SP), considerando suas contribuições para o desenvolvimento profissional e suas atividades locais, em relação à melhoria de vida, à formação profissional e às características dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os 712 alunos egressos dos 281 cursos de Pós-graduação Lato Sensu – Nível de Especialização da UNIARA na modalidade a distância, oferecidos no período de 2011 até maio de 2016. Verificamos que o modelo EaD contribui como meio de desenvolvimento e inserção dos mesmos em um mundo competitivo e globalizado, sinalizando para um novo paradigma de ensino que tem por finalidade proporcionar desenvolvimento às partes envolvidas.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2017-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/48110.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.481Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 1 (2017): Janeiro/Junho; 06-192527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/481/377Freitas, Rodrigo AugustoMauro, Ricardo ArrudaCintrão, Janaina Florinda Ferriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:17:43Zoai:ojs.revistarebram.com:article/481Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:17:43Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
title A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Freitas, Rodrigo Augusto
Educação a Distância
Formação Profissional
Redes Virtuais
Territórios Virtuais
title_short A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
title_full A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
author Freitas, Rodrigo Augusto
author_facet Freitas, Rodrigo Augusto
Mauro, Ricardo Arruda
Cintrão, Janaina Florinda Ferri
author_role author
author2 Mauro, Ricardo Arruda
Cintrão, Janaina Florinda Ferri
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rodrigo Augusto
Mauro, Ricardo Arruda
Cintrão, Janaina Florinda Ferri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Formação Profissional
Redes Virtuais
Territórios Virtuais
topic Educação a Distância
Formação Profissional
Redes Virtuais
Territórios Virtuais
description A união do sistema de telecomunicações com a computação possibilitou conectar em rede indivíduos com objetivos comuns, mas separados geograficamente, que passam a interagir segundo princípios determinados. Neste sentido, constatamos a importância da Educação a Distância (EaD), um modelo de ensino que atende às necessidades de uma sociedade onde o conhecimento e as informações destacam‐se como meio de desenvolvimento e inserção social e profissional. A EaD contribui e proporciona elementos de busca do bem comum, da melhoria da sociedade, do acesso ao conhecimento e da melhor formação profissional do ser humano, de tal modo que capacita o aluno a adquirir habilidades necessárias para acompanhar a velocidade das informações e inovações, independentemente de sua localização. O objetivo desse artigo foi analisar os aspectos significativos da EaD como instrumento de formação profissional dos alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Araraquara – UNIARA (Araraquara – SP), considerando suas contribuições para o desenvolvimento profissional e suas atividades locais, em relação à melhoria de vida, à formação profissional e às características dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os 712 alunos egressos dos 281 cursos de Pós-graduação Lato Sensu – Nível de Especialização da UNIARA na modalidade a distância, oferecidos no período de 2011 até maio de 2016. Verificamos que o modelo EaD contribui como meio de desenvolvimento e inserção dos mesmos em um mundo competitivo e globalizado, sinalizando para um novo paradigma de ensino que tem por finalidade proporcionar desenvolvimento às partes envolvidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/481
10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.481
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/481
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/481/377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 1 (2017): Janeiro/Junho; 06-19
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606277115904