A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985 |
Resumo: | A educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação. |
id |
UNICAMP-19_c3e9fbf1232e5e3d8ed33993275301dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/985 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escolaEducação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional.Educação a distânciaFormação profissionalA educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/98510.20396/etd.v10i2.985ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-2021676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985/1000Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini de2017-09-12T13:27:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/985Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.642514ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
title |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
spellingShingle |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de Educação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional. Educação a distância Formação profissional |
title_short |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
title_full |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
title_fullStr |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
title_full_unstemmed |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
title_sort |
A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola |
author |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
author_facet |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional. Educação a distância Formação profissional |
topic |
Educação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional. Educação a distância Formação profissional |
description |
A educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985 10.20396/etd.v10i2.985 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985/1000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651591843840 |