A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985
Resumo: A educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação. 
id UNICAMP-19_c3e9fbf1232e5e3d8ed33993275301dc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/985
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escolaEducação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional.Educação a distânciaFormação profissionalA educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/98510.20396/etd.v10i2.985ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-2021676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985/1000Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini de2017-09-12T13:27:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/985Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.642514ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
title A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
spellingShingle A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Educação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional.
Educação a distância
Formação profissional
title_short A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
title_full A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
title_fullStr A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
title_full_unstemmed A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
title_sort A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola
author Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_facet Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional.
Educação a distância
Formação profissional
topic Educação a distância. Ambientes virtuais. Experiência. Tecnologias digitais. Formação profissional.
Educação a distância
Formação profissional
description A educação a distância mediatizada pelas tecnologias digitais viabiliza a integração da experiência do profissional nas ações formação, propiciando o desenvolvimento de um design curricular com foco na experiência compartilhada e na reflexão sobre a mesma. Este artigo apresenta uma experiência de educação a distância realizada no âmbito da formação continuada de gestores escolares voltada para a integração de tecnologias na escola, analisa as contribuições das tecnologias nas atividades on-line e as categorias da experiência evidenciadas ao longo do processo formativo. Os resultados indicam que a integração entre o contexto virtual e o da prática profissional permitiu que as experiências se constituíssem como objetos de formação, reflexão, teorização e transformação. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985
10.20396/etd.v10i2.985
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i2.985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/985/1000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 186-202
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651591843840