Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607 |
Resumo: | Este artigo propõe a construção e o uso de um indicador social que permite avaliar a eficácia da política federal de Educação Profissional e Tecnológica de nível superior, em seu propósito de aproximar jovens estudantes de baixa renda dos arranjos produtivos locais. Em uma abordagem teórico-empírica, este estudo amplia nosso conhecimento sobre a avaliação de políticas públicas, o uso de indicadores sociais e sobre a política federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com alunos matriculados em cursos de nível superior oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. |
id |
UNIARA_e5361847f5814c093dc12b202049cf93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/607 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São PauloAvaliação de políticas públicasIndicadores sociaisEducação Profissional e Tecnológica.Este artigo propõe a construção e o uso de um indicador social que permite avaliar a eficácia da política federal de Educação Profissional e Tecnológica de nível superior, em seu propósito de aproximar jovens estudantes de baixa renda dos arranjos produtivos locais. Em uma abordagem teórico-empírica, este estudo amplia nosso conhecimento sobre a avaliação de políticas públicas, o uso de indicadores sociais e sobre a política federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com alunos matriculados em cursos de nível superior oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/60710.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.607Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 93-1032527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Henrique de OliveiraMendes, Glauco Henrique de Sousa2018-08-23T20:35:09Zoai:ojs.revistarebram.com:article/607Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-08-23T20:35:09Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
title |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo Silva, Jorge Henrique de Oliveira Avaliação de políticas públicas Indicadores sociais Educação Profissional e Tecnológica. |
title_short |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
title_full |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
title_sort |
Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo |
author |
Silva, Jorge Henrique de Oliveira |
author_facet |
Silva, Jorge Henrique de Oliveira Mendes, Glauco Henrique de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Glauco Henrique de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Henrique de Oliveira Mendes, Glauco Henrique de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de políticas públicas Indicadores sociais Educação Profissional e Tecnológica. |
topic |
Avaliação de políticas públicas Indicadores sociais Educação Profissional e Tecnológica. |
description |
Este artigo propõe a construção e o uso de um indicador social que permite avaliar a eficácia da política federal de Educação Profissional e Tecnológica de nível superior, em seu propósito de aproximar jovens estudantes de baixa renda dos arranjos produtivos locais. Em uma abordagem teórico-empírica, este estudo amplia nosso conhecimento sobre a avaliação de políticas públicas, o uso de indicadores sociais e sobre a política federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com alunos matriculados em cursos de nível superior oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.607 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 93-103 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174606398750720 |