Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Glauco Henrique de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607
Resumo: Este artigo propõe a construção e o uso de um indicador social que permite avaliar a eficácia da política federal de Educação Profissional e Tecnológica de nível superior, em seu propósito de aproximar jovens estudantes de baixa renda dos arranjos produtivos locais. Em uma abordagem teórico-empírica, este estudo amplia nosso conhecimento sobre a avaliação de políticas públicas, o uso de indicadores sociais e sobre a política federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com alunos matriculados em cursos de nível superior oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
id UNIARA_e5361847f5814c093dc12b202049cf93
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/607
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São PauloAvaliação de políticas públicasIndicadores sociaisEducação Profissional e Tecnológica.Este artigo propõe a construção e o uso de um indicador social que permite avaliar a eficácia da política federal de Educação Profissional e Tecnológica de nível superior, em seu propósito de aproximar jovens estudantes de baixa renda dos arranjos produtivos locais. Em uma abordagem teórico-empírica, este estudo amplia nosso conhecimento sobre a avaliação de políticas públicas, o uso de indicadores sociais e sobre a política federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com alunos matriculados em cursos de nível superior oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/60710.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.607Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 93-1032527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Henrique de OliveiraMendes, Glauco Henrique de Sousa2018-08-23T20:35:09Zoai:ojs.revistarebram.com:article/607Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-08-23T20:35:09Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
title Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
spellingShingle Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
Silva, Jorge Henrique de Oliveira
Avaliação de políticas públicas
Indicadores sociais
Educação Profissional e Tecnológica.
title_short Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
title_full Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
title_fullStr Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
title_sort Proposta de indicador social para avaliar a política federal de educação profissional e tecnológica de nível superior no Estado de São Paulo
author Silva, Jorge Henrique de Oliveira
author_facet Silva, Jorge Henrique de Oliveira
Mendes, Glauco Henrique de Sousa
author_role author
author2 Mendes, Glauco Henrique de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Henrique de Oliveira
Mendes, Glauco Henrique de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de políticas públicas
Indicadores sociais
Educação Profissional e Tecnológica.
topic Avaliação de políticas públicas
Indicadores sociais
Educação Profissional e Tecnológica.
description Este artigo propõe a construção e o uso de um indicador social que permite avaliar a eficácia da política federal de Educação Profissional e Tecnológica de nível superior, em seu propósito de aproximar jovens estudantes de baixa renda dos arranjos produtivos locais. Em uma abordagem teórico-empírica, este estudo amplia nosso conhecimento sobre a avaliação de políticas públicas, o uso de indicadores sociais e sobre a política federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com alunos matriculados em cursos de nível superior oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.607
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/607/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 93-103
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606398750720