Processos avaliativos na educação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ismar Joao Candido
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5G
Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar como são desenvolvidos os processos avaliativos da aprendizagem na educação profissional em saúde. O estudo foi realizado por meio do método de Revisão Integrativa no qual foram pesquisados trabalhos que abordassem a temática do estudo. A coleta dos dados foi feita por consulta online nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultaram desta busca cinco artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com as discussões e resultados. A partir da análise dos dados emergiram os seguintes temas: Falta de preparação/capacitação pedagógica para avaliar; Função e objetivos da avaliação da aprendizagem; Critérios e instrumentos avaliativos e Aspectos da avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer e refletir sobre os processos avaliativos, buscando aliar metodologias e instrumentos necessários para a construção de uma avaliação voltada para formação global do aluno.
id UFMG_b169ca8e1da9046a93e8fad9d91989b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUJ5G
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Geralda Fortina dos SantosPaula Cambraia de Mendonca ViannaIsmar Joao Candido2019-08-10T10:10:55Z2019-08-10T10:10:55Z2012-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5GEste estudo teve como objetivo caracterizar como são desenvolvidos os processos avaliativos da aprendizagem na educação profissional em saúde. O estudo foi realizado por meio do método de Revisão Integrativa no qual foram pesquisados trabalhos que abordassem a temática do estudo. A coleta dos dados foi feita por consulta online nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultaram desta busca cinco artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com as discussões e resultados. A partir da análise dos dados emergiram os seguintes temas: Falta de preparação/capacitação pedagógica para avaliar; Função e objetivos da avaliação da aprendizagem; Critérios e instrumentos avaliativos e Aspectos da avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer e refletir sobre os processos avaliativos, buscando aliar metodologias e instrumentos necessários para a construção de uma avaliação voltada para formação global do aluno.This study aimed to characterize the processes are developed and evaluative learning in health professional education. The study was performed using the method of integrative Review in which was researched work that addressed the topic of study. Data collection was done by consulting databases in the Virtual Health Library (VHL). This search resulted in five articles, which constitute the study sample. For analysis and discussion of results, the articles were categorized according to the discussions and result. The data analysis revealed the following themes: Lack of preparation/training to evaluate teaching, role and objectives of the evaluation of learning instruments and evaluative criteria and evaluation aspects of learning. The results point to the need to know and reflect on the evaluation processes, seeking to combine methodologies and tools needed to build an evaluation focused on the student.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação profissionalizanteAvaliação da aprendizagemAvaliação educacionalProcessos avaliativos na educação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___ismar_jo_o_candido.pdfapplication/pdf304437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/1/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf19f6d421fa724c60d3bf6bcd2b4403eeMD51TEXTtcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txttcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txtExtracted texttext/plain57009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/2/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txt90aefb9fc304a8f2e47965fbd836b283MD521843/BUBD-9DUJ5G2019-11-14 09:08:50.971oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUJ5GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:08:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos avaliativos na educação profissional em saúde
title Processos avaliativos na educação profissional em saúde
spellingShingle Processos avaliativos na educação profissional em saúde
Ismar Joao Candido
Educação profissionalizante
Avaliação da aprendizagem
Avaliação educacional
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Processos avaliativos na educação profissional em saúde
title_full Processos avaliativos na educação profissional em saúde
title_fullStr Processos avaliativos na educação profissional em saúde
title_full_unstemmed Processos avaliativos na educação profissional em saúde
title_sort Processos avaliativos na educação profissional em saúde
author Ismar Joao Candido
author_facet Ismar Joao Candido
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geralda Fortina dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Cambraia de Mendonca Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Ismar Joao Candido
contributor_str_mv Geralda Fortina dos Santos
Paula Cambraia de Mendonca Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissionalizante
Avaliação da aprendizagem
Avaliação educacional
topic Educação profissionalizante
Avaliação da aprendizagem
Avaliação educacional
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Este estudo teve como objetivo caracterizar como são desenvolvidos os processos avaliativos da aprendizagem na educação profissional em saúde. O estudo foi realizado por meio do método de Revisão Integrativa no qual foram pesquisados trabalhos que abordassem a temática do estudo. A coleta dos dados foi feita por consulta online nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultaram desta busca cinco artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com as discussões e resultados. A partir da análise dos dados emergiram os seguintes temas: Falta de preparação/capacitação pedagógica para avaliar; Função e objetivos da avaliação da aprendizagem; Critérios e instrumentos avaliativos e Aspectos da avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer e refletir sobre os processos avaliativos, buscando aliar metodologias e instrumentos necessários para a construção de uma avaliação voltada para formação global do aluno.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:10:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5G
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5G
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/1/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/2/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 19f6d421fa724c60d3bf6bcd2b4403ee
90aefb9fc304a8f2e47965fbd836b283
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676860810067968