Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
DOI: | 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i3.860 |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/860 |
Resumo: | Trata-se de uma intervenção de Educação Alimentar e Nutricional, com identificação quantitativa do conhecimento sobre alimentação e sobre frutos nativos da Região Centro-Oeste, antes e após as atividades educativas, com adolescentes de 11 (Grupo 1) e 14 anos (Grupo 2), de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Foram abordados os seguintes temas centrais: Alimentação saudável e hábitos alimentares; Classificação dos alimentos e suas funções; e A importância das frutas. Todas as atividades foram realizadas por meio de estratégias interativas. Os principais resultados foram: a maioria dos adolescentes do Grupo 2 (71,4%), nos dois momentos, afirmou que não considerava sua alimentação saudável, com frequência de consumo de frutas insatisfatória; os adolescentes do Grupo 2 mencionaram como temas de interesse a associação da alimentação com a estética e emagrecimento; no primeiro momento, nenhum participante, independente da idade, soube informar exemplos de frutos nativos; ao final das atividades, todos declararam ter experimentado alguma preparação ou o fruto nativo in natura, apenas após a degustação proporcionada neste estudo. As técnicas interativas estimularam o envolvimento dos adolescentes e a manifestação de experiências e dúvidas. Após as intervenções constatou-se aumento do conhecimento sobre alimentação, contudo, os adolescentes do Grupo 2 apresentam necessidade de maior atenção em relação aos seus hábitos alimentares e interesses sobre o tema. De forma geral, atividades de Educação Alimentar e Nutricional são importantes como estratégias de promoção à saúde, especialmente para gerar conhecimento e autonomia em relação à adoção de hábitos alimentares saudáveis. |
id |
UNIARA_fc694621d567ae8e2de36285953976b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/860 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
spelling |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-OesteConsumo de alimentoseducação em saúdepromoção da saúdeTrata-se de uma intervenção de Educação Alimentar e Nutricional, com identificação quantitativa do conhecimento sobre alimentação e sobre frutos nativos da Região Centro-Oeste, antes e após as atividades educativas, com adolescentes de 11 (Grupo 1) e 14 anos (Grupo 2), de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Foram abordados os seguintes temas centrais: Alimentação saudável e hábitos alimentares; Classificação dos alimentos e suas funções; e A importância das frutas. Todas as atividades foram realizadas por meio de estratégias interativas. Os principais resultados foram: a maioria dos adolescentes do Grupo 2 (71,4%), nos dois momentos, afirmou que não considerava sua alimentação saudável, com frequência de consumo de frutas insatisfatória; os adolescentes do Grupo 2 mencionaram como temas de interesse a associação da alimentação com a estética e emagrecimento; no primeiro momento, nenhum participante, independente da idade, soube informar exemplos de frutos nativos; ao final das atividades, todos declararam ter experimentado alguma preparação ou o fruto nativo in natura, apenas após a degustação proporcionada neste estudo. As técnicas interativas estimularam o envolvimento dos adolescentes e a manifestação de experiências e dúvidas. Após as intervenções constatou-se aumento do conhecimento sobre alimentação, contudo, os adolescentes do Grupo 2 apresentam necessidade de maior atenção em relação aos seus hábitos alimentares e interesses sobre o tema. De forma geral, atividades de Educação Alimentar e Nutricional são importantes como estratégias de promoção à saúde, especialmente para gerar conhecimento e autonomia em relação à adoção de hábitos alimentares saudáveis. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/86010.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i3.860Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 120-1342527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/860/636Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarão, Yulle FournyBites, Giseli PataloGuimarães, Rita de Cássia AvellanedaFreitas, Karine de CássiaPegolo, Giovana Eliza2021-03-06T03:18:34Zoai:ojs.revistarebram.com:article/860Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2021-03-06T03:18:34Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
title |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
spellingShingle |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste Barão, Yulle Fourny Consumo de alimentos educação em saúde promoção da saúde Barão, Yulle Fourny Consumo de alimentos educação em saúde promoção da saúde |
title_short |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
title_full |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
title_fullStr |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
title_full_unstemmed |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
title_sort |
Educação Alimentar e Nutricional com adolescentes: conhecimentos sobre alimentação e frutos nativos da Região Centro-Oeste |
author |
Barão, Yulle Fourny |
author_facet |
Barão, Yulle Fourny Barão, Yulle Fourny Bites, Giseli Patalo Guimarães, Rita de Cássia Avellaneda Freitas, Karine de Cássia Pegolo, Giovana Eliza Bites, Giseli Patalo Guimarães, Rita de Cássia Avellaneda Freitas, Karine de Cássia Pegolo, Giovana Eliza |
author_role |
author |
author2 |
Bites, Giseli Patalo Guimarães, Rita de Cássia Avellaneda Freitas, Karine de Cássia Pegolo, Giovana Eliza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barão, Yulle Fourny Bites, Giseli Patalo Guimarães, Rita de Cássia Avellaneda Freitas, Karine de Cássia Pegolo, Giovana Eliza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo de alimentos educação em saúde promoção da saúde |
topic |
Consumo de alimentos educação em saúde promoção da saúde |
description |
Trata-se de uma intervenção de Educação Alimentar e Nutricional, com identificação quantitativa do conhecimento sobre alimentação e sobre frutos nativos da Região Centro-Oeste, antes e após as atividades educativas, com adolescentes de 11 (Grupo 1) e 14 anos (Grupo 2), de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Foram abordados os seguintes temas centrais: Alimentação saudável e hábitos alimentares; Classificação dos alimentos e suas funções; e A importância das frutas. Todas as atividades foram realizadas por meio de estratégias interativas. Os principais resultados foram: a maioria dos adolescentes do Grupo 2 (71,4%), nos dois momentos, afirmou que não considerava sua alimentação saudável, com frequência de consumo de frutas insatisfatória; os adolescentes do Grupo 2 mencionaram como temas de interesse a associação da alimentação com a estética e emagrecimento; no primeiro momento, nenhum participante, independente da idade, soube informar exemplos de frutos nativos; ao final das atividades, todos declararam ter experimentado alguma preparação ou o fruto nativo in natura, apenas após a degustação proporcionada neste estudo. As técnicas interativas estimularam o envolvimento dos adolescentes e a manifestação de experiências e dúvidas. Após as intervenções constatou-se aumento do conhecimento sobre alimentação, contudo, os adolescentes do Grupo 2 apresentam necessidade de maior atenção em relação aos seus hábitos alimentares e interesses sobre o tema. De forma geral, atividades de Educação Alimentar e Nutricional são importantes como estratégias de promoção à saúde, especialmente para gerar conhecimento e autonomia em relação à adoção de hábitos alimentares saudáveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/860 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i3.860 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/860 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i3.860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/860/636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 120-134 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1822179505955930112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i3.860 |