Reestruturação produtiva, currículo, transversalidade do conhecimento e ensino-aprendizagem por projetos de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/404 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.404RESUMO:Discute-se a relação entre currículo, transversalidade do conhecimento e metodologia de ensino-aprendizagem por projetos de trabalho. Parte-se da suposição de que uma proposta de currículo que represente algum nível de inovação pressupõe mudanças na Metodologia de Ensino e ambas - currículo e metodologia de ensino – mudanças na organização do trabalho escolar. Considera-se que os fenômenos tanto da natureza quanto da sociedade são complexos e que a chave para a sua compreensão está em situá-lo no todo e nas relações que estabelece, nem sempre harmônicas, com as partes deste todo. A construção de um novo fazer na sala de aula associado às transformações sociais, econômicas e culturais da sociedade, exige que professores e alunos se envolvam em um processo interacional na construção/reconstrução dos conhecimentos. Estas exigências incorporam mudanças na gestão da sala de aula e na dinâmica escolar em toda a sua totalidade. A superação de uma prática pedagógica impregnada pelo modelo disciplinar, fragmentado e especializado passa pela busca de formas diferentes de tratamento do conhecimento na escola. É nesta circunstância que se entende o resgate do tratamento do conteúdo por meio da metodologia de ensino por projetos de trabalho. Todavia, faz-se necessário explicitar a concepção de ensino-aprendizagem por projeto de trabalho de que se trata e das relações entre esta, o currículo e a exigência da transversalidade do conhecimento no trato da realidade.PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem, currículo, projetos de trabalho.ABSTRACT: It discusses the relationship between curriculum, cross-cutting knowledge and teaching-learning methodology for work projects. It starts with the assumption that a curriculum proposal that represents some level of innovation requires changes in Teaching Methodology and both - curriculum and teaching methodology - changes in school work organization. It is considered that the phenomena of both nature and society are complex and that the key to understanding is in place it in whole and in establishing relationships, not always harmonious, with parts of this whole. The construction of a new do in the classroom associated to social, economic and cultural aspects of society, requires that teachers and students to engage in an interactive process in the construction / reconstruction of knowledge. These requirements incorporate changes in classroom management and school dynamics in all its entirety. Overcoming a pedagogical practice impregnated by disciplinary, fragmented and specialized model implies a search for different ways of treating knowledge in school. It is in these circumstances that means the rescue treatment of content through the teaching methodology for work projects. However, it is necessary to clarify the concept of teaching and learning for work project that it is and the relationship between it, the curriculum and the requirement of mainstreaming of knowledge in reality tract. KEYWORDS: teaching and learning, curriculum, work projects.Recebido: 15/11/2009 Aceito: 17/12/2009 |
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Reestruturação produtiva, currículo, transversalidade do conhecimento e ensino-aprendizagem por projetos de trabalhoEducação; História; Letras; Humanidadesensino-aprendizagem; currículo; projetos de trabalho;Pedagogia eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.404RESUMO:Discute-se a relação entre currículo, transversalidade do conhecimento e metodologia de ensino-aprendizagem por projetos de trabalho. Parte-se da suposição de que uma proposta de currículo que represente algum nível de inovação pressupõe mudanças na Metodologia de Ensino e ambas - currículo e metodologia de ensino – mudanças na organização do trabalho escolar. Considera-se que os fenômenos tanto da natureza quanto da sociedade são complexos e que a chave para a sua compreensão está em situá-lo no todo e nas relações que estabelece, nem sempre harmônicas, com as partes deste todo. A construção de um novo fazer na sala de aula associado às transformações sociais, econômicas e culturais da sociedade, exige que professores e alunos se envolvam em um processo interacional na construção/reconstrução dos conhecimentos. Estas exigências incorporam mudanças na gestão da sala de aula e na dinâmica escolar em toda a sua totalidade. A superação de uma prática pedagógica impregnada pelo modelo disciplinar, fragmentado e especializado passa pela busca de formas diferentes de tratamento do conhecimento na escola. É nesta circunstância que se entende o resgate do tratamento do conteúdo por meio da metodologia de ensino por projetos de trabalho. Todavia, faz-se necessário explicitar a concepção de ensino-aprendizagem por projeto de trabalho de que se trata e das relações entre esta, o currículo e a exigência da transversalidade do conhecimento no trato da realidade.PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem, currículo, projetos de trabalho.ABSTRACT: It discusses the relationship between curriculum, cross-cutting knowledge and teaching-learning methodology for work projects. It starts with the assumption that a curriculum proposal that represents some level of innovation requires changes in Teaching Methodology and both - curriculum and teaching methodology - changes in school work organization. It is considered that the phenomena of both nature and society are complex and that the key to understanding is in place it in whole and in establishing relationships, not always harmonious, with parts of this whole. The construction of a new do in the classroom associated to social, economic and cultural aspects of society, requires that teachers and students to engage in an interactive process in the construction / reconstruction of knowledge. These requirements incorporate changes in classroom management and school dynamics in all its entirety. Overcoming a pedagogical practice impregnated by disciplinary, fragmented and specialized model implies a search for different ways of treating knowledge in school. It is in these circumstances that means the rescue treatment of content through the teaching methodology for work projects. However, it is necessary to clarify the concept of teaching and learning for work project that it is and the relationship between it, the curriculum and the requirement of mainstreaming of knowledge in reality tract. KEYWORDS: teaching and learning, curriculum, work projects.Recebido: 15/11/2009 Aceito: 17/12/2009Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSilva, Maria Aparecida2009-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/404e-hum; v. 2, n. 2 (2009): E-HUM; 1-101984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/404/1146BrasilDireitos autorais 2009 Maria Aparecida Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T05:54:15Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/404Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T05:54:15EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
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