QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2267 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2267WHO CHOOSE WHAT TO READ IN SCHOOL? REFLECTING ON ETHNIC-RACIAL DIVERSITY IN CHILDREN AND YOUTH LITERATURE.Resumo:Sob a égide da escolarização da literatura é que este artigo discute os limites envolvendo o acesso, leitura e variedade temática dos livros disponibilizados às crianças, seja em sala de aula ou nas bibliotecas das escolas. A variedade temática que aqui se reivindica relaciona-se diretamente com a diversidade étnico-racial que compõe ou deveria compor os acervos literários das escolas. O que as crianças leem? Ou, reformulando a pergunta: o que são oferecidos para as crianças lerem nas escolas? Para responder a essas e outras questões, neste texto serão apresentados resultados de dois estudos desenvolvidos nas bibliotecas de escolas municipais do município de Curitiba e especificamente em três turmas de 4º e 5º ano. Articulado a referencias teóricos da área da literatura infantile relações raciais, foi possível identificar um processo inadequado de escolarização da literatura e a presença marcante do adultocentrismo estabelecendo o acesso restrito a livros com qualidade literária e também fortalecendo modelos cristalizados de cultura, estética e história da humanidade, pautados em valores eurocêntricos.Palavras-chave: Escolarização da literatura,bibliotecas escolares, diversidade étnico-racial. Abstract:Under the aegis of literature schooling, this article discusses the limits of access, reading and thematic variety of books available to children, whether in the classroom or in school libraries. The thematic variety that is claimed here is directly related to the ethnic-racial diversity that compose or should compose the literary collections of the schools. What do children read? Or, reformulating the question: what are they offered for children to read in schools? To answer these and other questions, in this text will be presented results of two studies developed in the municipal school libraries of the city of Curitiba and specifically in three classes of 3rd and 4th grade. Articulated to theoretical references in the area of Children’s Literature and racial relations, it was possible to identify an inadequate process of schooling of literature and the marked presence of the adultcentrism, establishing restricted access to books with literary quality and also strengthening crystallized models of culture, aesthetics and history Humanity, based on Eurocentric values.Keywords: Schooling of literature, school libraries, ethnic-racial diversity.Recebido em: 04/07/2017 – Aceito em: 22/08/2017 |
id |
UNIBH-1_9718b4a47133cda9f30d69e60d7659b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2267 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)Educação; Letras; Literatura;Escolarização da literatura; Bibliotecas escolares; Diversidade étnico-racialHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2267WHO CHOOSE WHAT TO READ IN SCHOOL? REFLECTING ON ETHNIC-RACIAL DIVERSITY IN CHILDREN AND YOUTH LITERATURE.Resumo:Sob a égide da escolarização da literatura é que este artigo discute os limites envolvendo o acesso, leitura e variedade temática dos livros disponibilizados às crianças, seja em sala de aula ou nas bibliotecas das escolas. A variedade temática que aqui se reivindica relaciona-se diretamente com a diversidade étnico-racial que compõe ou deveria compor os acervos literários das escolas. O que as crianças leem? Ou, reformulando a pergunta: o que são oferecidos para as crianças lerem nas escolas? Para responder a essas e outras questões, neste texto serão apresentados resultados de dois estudos desenvolvidos nas bibliotecas de escolas municipais do município de Curitiba e especificamente em três turmas de 4º e 5º ano. Articulado a referencias teóricos da área da literatura infantile relações raciais, foi possível identificar um processo inadequado de escolarização da literatura e a presença marcante do adultocentrismo estabelecendo o acesso restrito a livros com qualidade literária e também fortalecendo modelos cristalizados de cultura, estética e história da humanidade, pautados em valores eurocêntricos.Palavras-chave: Escolarização da literatura,bibliotecas escolares, diversidade étnico-racial. Abstract:Under the aegis of literature schooling, this article discusses the limits of access, reading and thematic variety of books available to children, whether in the classroom or in school libraries. The thematic variety that is claimed here is directly related to the ethnic-racial diversity that compose or should compose the literary collections of the schools. What do children read? Or, reformulating the question: what are they offered for children to read in schools? To answer these and other questions, in this text will be presented results of two studies developed in the municipal school libraries of the city of Curitiba and specifically in three classes of 3rd and 4th grade. Articulated to theoretical references in the area of Children’s Literature and racial relations, it was possible to identify an inadequate process of schooling of literature and the marked presence of the adultcentrism, establishing restricted access to books with literary quality and also strengthening crystallized models of culture, aesthetics and history Humanity, based on Eurocentric values.Keywords: Schooling of literature, school libraries, ethnic-racial diversity.Recebido em: 04/07/2017 – Aceito em: 22/08/2017Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHAraujo, Débora Cristina deAndrusievicz, Ivone2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2267e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 56-681984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2267/1193https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/2267/449InternacionalDireitos autorais 2017 Débora Cristina de Araujo, Ivone Andrusieviczhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T15:27:24Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2267Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T15:27:24EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
spellingShingle |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) Araujo, Débora Cristina de Educação; Letras; Literatura; Escolarização da literatura; Bibliotecas escolares; Diversidade étnico-racial Humanidades |
title_short |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_full |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_fullStr |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_full_unstemmed |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_sort |
QUEM ESCOLHE O QUE LER NA ESCOLA? REFLETINDO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
author |
Araujo, Débora Cristina de |
author_facet |
Araujo, Débora Cristina de Andrusievicz, Ivone |
author_role |
author |
author2 |
Andrusievicz, Ivone |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Débora Cristina de Andrusievicz, Ivone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Letras; Literatura; Escolarização da literatura; Bibliotecas escolares; Diversidade étnico-racial Humanidades |
topic |
Educação; Letras; Literatura; Escolarização da literatura; Bibliotecas escolares; Diversidade étnico-racial Humanidades |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2267WHO CHOOSE WHAT TO READ IN SCHOOL? REFLECTING ON ETHNIC-RACIAL DIVERSITY IN CHILDREN AND YOUTH LITERATURE.Resumo:Sob a égide da escolarização da literatura é que este artigo discute os limites envolvendo o acesso, leitura e variedade temática dos livros disponibilizados às crianças, seja em sala de aula ou nas bibliotecas das escolas. A variedade temática que aqui se reivindica relaciona-se diretamente com a diversidade étnico-racial que compõe ou deveria compor os acervos literários das escolas. O que as crianças leem? Ou, reformulando a pergunta: o que são oferecidos para as crianças lerem nas escolas? Para responder a essas e outras questões, neste texto serão apresentados resultados de dois estudos desenvolvidos nas bibliotecas de escolas municipais do município de Curitiba e especificamente em três turmas de 4º e 5º ano. Articulado a referencias teóricos da área da literatura infantile relações raciais, foi possível identificar um processo inadequado de escolarização da literatura e a presença marcante do adultocentrismo estabelecendo o acesso restrito a livros com qualidade literária e também fortalecendo modelos cristalizados de cultura, estética e história da humanidade, pautados em valores eurocêntricos.Palavras-chave: Escolarização da literatura,bibliotecas escolares, diversidade étnico-racial. Abstract:Under the aegis of literature schooling, this article discusses the limits of access, reading and thematic variety of books available to children, whether in the classroom or in school libraries. The thematic variety that is claimed here is directly related to the ethnic-racial diversity that compose or should compose the literary collections of the schools. What do children read? Or, reformulating the question: what are they offered for children to read in schools? To answer these and other questions, in this text will be presented results of two studies developed in the municipal school libraries of the city of Curitiba and specifically in three classes of 3rd and 4th grade. Articulated to theoretical references in the area of Children’s Literature and racial relations, it was possible to identify an inadequate process of schooling of literature and the marked presence of the adultcentrism, establishing restricted access to books with literary quality and also strengthening crystallized models of culture, aesthetics and history Humanity, based on Eurocentric values.Keywords: Schooling of literature, school libraries, ethnic-racial diversity.Recebido em: 04/07/2017 – Aceito em: 22/08/2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2267 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2267/1193 https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/2267/449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Débora Cristina de Araujo, Ivone Andrusievicz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Débora Cristina de Araujo, Ivone Andrusievicz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Internacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 56-68 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995700932608 |