UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i2.2956 A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of SociologyResumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Recebido em: 01/04/2020  – Aceito em 31/12/2020
id UNIBH-1_a8f18f45319939642fcbc361cf114352
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2956
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIACiências Sociais; EducaçãoSociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Ensino; Livro Didáticoeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i2.2956 A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of SociologyResumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Recebido em: 01/04/2020  – Aceito em 31/12/2020Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCruz, Glauber Eduardo Ribeiro2021-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956e-hum; v. 13, n. 2 (2020): Dossie: Entre as redes de difusão e o desafio da representação no universo artístico Barroco.; 20-291984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956/1609https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/2956/689RegionalDireitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-08T21:44:24Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2956Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-08T21:44:24EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
title UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
spellingShingle UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro
Ciências Sociais; Educação
Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
Ensino; Livro Didático
title_short UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
title_full UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
title_fullStr UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
title_sort UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
author Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro
author_facet Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais; Educação
Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
Ensino; Livro Didático
topic Ciências Sociais; Educação
Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
Ensino; Livro Didático
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i2.2956 A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of SociologyResumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Recebido em: 01/04/2020  – Aceito em 31/12/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956/1609
https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/2956/689
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Regional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 13, n. 2 (2020): Dossie: Entre as redes de difusão e o desafio da representação no universo artístico Barroco.; 20-29
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995719806976