UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i2.2956 A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of SociologyResumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Recebido em: 01/04/2020 – Aceito em 31/12/2020 |
id |
UNIBH-1_a8f18f45319939642fcbc361cf114352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2956 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIACiências Sociais; EducaçãoSociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Ensino; Livro Didáticoeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i2.2956 A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of SociologyResumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Recebido em: 01/04/2020 – Aceito em 31/12/2020Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCruz, Glauber Eduardo Ribeiro2021-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956e-hum; v. 13, n. 2 (2020): Dossie: Entre as redes de difusão e o desafio da representação no universo artístico Barroco.; 20-291984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956/1609https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/2956/689RegionalDireitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-08T21:44:24Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2956Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-08T21:44:24EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
title |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro Ciências Sociais; Educação Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Ensino; Livro Didático |
title_short |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
title_full |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE: O PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA COM BASE NA OBRA TEMPOS MODERNOS, TEMPOS DE SOCIOLOGIA |
author |
Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro |
author_facet |
Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais; Educação Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Ensino; Livro Didático |
topic |
Ciências Sociais; Educação Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Ensino; Livro Didático |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i2.2956 A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of SociologyResumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Recebido em: 01/04/2020 – Aceito em 31/12/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2956/1609 https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/2956/689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Regional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 13, n. 2 (2020): Dossie: Entre as redes de difusão e o desafio da representação no universo artístico Barroco.; 20-29 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995719806976 |