Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rosana de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33468
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031
Resumo: Este artigo discute como as vidas não hétero são enquadradas nos livros de Sociologia de Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Tais livros tratam de questões LGBT, diferentemente do que ocorre em grande parte dos livros didáticos, em que essas questões são silenciadas. Analisando a totalidade de livros de Sociologia aprovados pelo edital de 2015, o artigo apresenta enquadramentos regulares, em que se reconhece um campo de continuidades em uma mesma ordem discursiva, e enquadramentos descontínuos, que apresentam rupturas a essa ordem. De forma geral, os modos de abordar as vidas LGBT se situam em uma lógica outrificante que separa e distancia quem lê das vidas em debate. Os enquadres descontínuos são breves, mas apresentam uma abertura, uma diferença nos modos de apresentar as questões LGBT no conjunto das obras, indicando direções possíveis.
id UNB_1794ea06101574d6ba3011a4387b3bee
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33468
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de SociologiaNon-heterossexual life frames in sociology textbooksLGBTLivros didáticosSociologiaEste artigo discute como as vidas não hétero são enquadradas nos livros de Sociologia de Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Tais livros tratam de questões LGBT, diferentemente do que ocorre em grande parte dos livros didáticos, em que essas questões são silenciadas. Analisando a totalidade de livros de Sociologia aprovados pelo edital de 2015, o artigo apresenta enquadramentos regulares, em que se reconhece um campo de continuidades em uma mesma ordem discursiva, e enquadramentos descontínuos, que apresentam rupturas a essa ordem. De forma geral, os modos de abordar as vidas LGBT se situam em uma lógica outrificante que separa e distancia quem lê das vidas em debate. Os enquadres descontínuos são breves, mas apresentam uma abertura, uma diferença nos modos de apresentar as questões LGBT no conjunto das obras, indicando direções possíveis.This article discusses how non-heterosexual lives are framed in high school sociology books from the 2015 National Textbook Program. These books deal with LGBT issues, unlike what is found in most textbooks, where these issues are silenced. Analyzing all sociology books approved by the Program in 2015, the article presents regular frames, in which continuities in a discursive order are recognized, and discontinuous frames, which present ruptures in this order. Overall, the ways of framing the LGBT lives are situated in an othering logic which broadens the distance between the reader and the topic under discussion. The discontinuous framings are brief, but offer an opening, a difference in the ways of showing LGBT issues within the textbooks, giving rise to new possible directions.UNICAMP - Faculdade de Educação2019-01-02T13:52:15Z2019-01-02T13:52:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, Rosana de Oliveira. Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 159-184, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200159&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33468http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031Pro-Posições - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200159&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 05 abr. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Rosana de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:36:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/33468Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:36:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
Non-heterossexual life frames in sociology textbooks
title Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
spellingShingle Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
Medeiros, Rosana de Oliveira
LGBT
Livros didáticos
Sociologia
title_short Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
title_full Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
title_fullStr Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
title_full_unstemmed Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
title_sort Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
author Medeiros, Rosana de Oliveira
author_facet Medeiros, Rosana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rosana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv LGBT
Livros didáticos
Sociologia
topic LGBT
Livros didáticos
Sociologia
description Este artigo discute como as vidas não hétero são enquadradas nos livros de Sociologia de Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Tais livros tratam de questões LGBT, diferentemente do que ocorre em grande parte dos livros didáticos, em que essas questões são silenciadas. Analisando a totalidade de livros de Sociologia aprovados pelo edital de 2015, o artigo apresenta enquadramentos regulares, em que se reconhece um campo de continuidades em uma mesma ordem discursiva, e enquadramentos descontínuos, que apresentam rupturas a essa ordem. De forma geral, os modos de abordar as vidas LGBT se situam em uma lógica outrificante que separa e distancia quem lê das vidas em debate. Os enquadres descontínuos são breves, mas apresentam uma abertura, uma diferença nos modos de apresentar as questões LGBT no conjunto das obras, indicando direções possíveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:52:15Z
2019-01-02T13:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Rosana de Oliveira. Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 159-184, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200159&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33468
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031
identifier_str_mv MEDEIROS, Rosana de Oliveira. Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 159-184, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200159&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33468
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508407511580672