Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.785RESUMO: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e que pretende investigar a inserção social feminina em Minas Gerais a partir das relações estabelecidas com a cultura escrita. Por meio da análise dos testamentos post mortem, pertencentes ao arquivo do Museu do Ouro/IBRAM/Casa Borba Gato em Sabará-MG, da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, procuramos evidenciar a atuação das mulheres na sociedade da época. Orientados teórica e metodologicamente pelas análises acerca do conceito de letramento, principalmente a partir do que nos esclarece Magda Becker Soares (1998), Ângela B. Kleiman (1995) e Justino Pereira de Magalhães (1994, 2001), entendemos que as práticas femininas relacionadas ao mundo escrito devem ser abordadas com base em uma perspectiva que valorize as habilidades individuais, os conhecimentos pessoais que são forjados e forjam o cotidiano dos sujeitos. Palavras-chave: educação, história das mulheres, Minas Colonial.PALAVRAS-CHAVE: Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento ABSTRACT: This article is an excerpt of the doctoral research being developed at the Federal University of Minas Gerais and the researching women's social inclusion in Minas Gerais from the relations established with the written culture. Through the analysis of wills post mortem, in the file's Gold Museum / IBRAM / House Borba Gato in Sabara, Minas Gerais, the second half of the eighteenth century and early nineteenth century, we seek to highlight the role of women in society at the time. Theoretical and methodologically oriented by analysis of the concept of literacy, especially from clarifying the Magda Becker Soares (1998), Angela B. Kleiman (1995) and Justin Pereira de Magalhães (1994, 2001), we understand that women's related practices the world writing shall be addressed based on a perspective that values individual skills, personal knowledge that are forged and forge the people's everyday lives. Keywords: education, women's history, Mines Colonial. KEYWORDS: Female Insert; Writing Culture; literacy Recebido: 30/06/2012 Aceito:26/10/2012 |
id |
UNIBH-1_b84b1dcbe04835659531f481811d8f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/785 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)História; Educação; Letras; ensino; HumanidadesInserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento;História do Gêneroeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.785RESUMO: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e que pretende investigar a inserção social feminina em Minas Gerais a partir das relações estabelecidas com a cultura escrita. Por meio da análise dos testamentos post mortem, pertencentes ao arquivo do Museu do Ouro/IBRAM/Casa Borba Gato em Sabará-MG, da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, procuramos evidenciar a atuação das mulheres na sociedade da época. Orientados teórica e metodologicamente pelas análises acerca do conceito de letramento, principalmente a partir do que nos esclarece Magda Becker Soares (1998), Ângela B. Kleiman (1995) e Justino Pereira de Magalhães (1994, 2001), entendemos que as práticas femininas relacionadas ao mundo escrito devem ser abordadas com base em uma perspectiva que valorize as habilidades individuais, os conhecimentos pessoais que são forjados e forjam o cotidiano dos sujeitos. Palavras-chave: educação, história das mulheres, Minas Colonial.PALAVRAS-CHAVE: Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento ABSTRACT: This article is an excerpt of the doctoral research being developed at the Federal University of Minas Gerais and the researching women's social inclusion in Minas Gerais from the relations established with the written culture. Through the analysis of wills post mortem, in the file's Gold Museum / IBRAM / House Borba Gato in Sabara, Minas Gerais, the second half of the eighteenth century and early nineteenth century, we seek to highlight the role of women in society at the time. Theoretical and methodologically oriented by analysis of the concept of literacy, especially from clarifying the Magda Becker Soares (1998), Angela B. Kleiman (1995) and Justin Pereira de Magalhães (1994, 2001), we understand that women's related practices the world writing shall be addressed based on a perspective that values individual skills, personal knowledge that are forged and forge the people's everyday lives. Keywords: education, women's history, Mines Colonial. KEYWORDS: Female Insert; Writing Culture; literacy Recebido: 30/06/2012 Aceito:26/10/2012Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHVartuli, Silvia Maria Amancio Rachi2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 238-2521984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785/488BrasilDireitos autorais 2012 Silvia Maria Amancio Rachi Vartulihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-26T15:23:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/785Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-26T15:23:04EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
title |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
spellingShingle |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi História; Educação; Letras; ensino; Humanidades Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento; História do Gênero |
title_short |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
title_full |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
title_fullStr |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
title_full_unstemmed |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
title_sort |
Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822) |
author |
Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi |
author_facet |
Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação; Letras; ensino; Humanidades Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento; História do Gênero |
topic |
História; Educação; Letras; ensino; Humanidades Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento; História do Gênero |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.785RESUMO: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e que pretende investigar a inserção social feminina em Minas Gerais a partir das relações estabelecidas com a cultura escrita. Por meio da análise dos testamentos post mortem, pertencentes ao arquivo do Museu do Ouro/IBRAM/Casa Borba Gato em Sabará-MG, da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, procuramos evidenciar a atuação das mulheres na sociedade da época. Orientados teórica e metodologicamente pelas análises acerca do conceito de letramento, principalmente a partir do que nos esclarece Magda Becker Soares (1998), Ângela B. Kleiman (1995) e Justino Pereira de Magalhães (1994, 2001), entendemos que as práticas femininas relacionadas ao mundo escrito devem ser abordadas com base em uma perspectiva que valorize as habilidades individuais, os conhecimentos pessoais que são forjados e forjam o cotidiano dos sujeitos. Palavras-chave: educação, história das mulheres, Minas Colonial.PALAVRAS-CHAVE: Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento ABSTRACT: This article is an excerpt of the doctoral research being developed at the Federal University of Minas Gerais and the researching women's social inclusion in Minas Gerais from the relations established with the written culture. Through the analysis of wills post mortem, in the file's Gold Museum / IBRAM / House Borba Gato in Sabara, Minas Gerais, the second half of the eighteenth century and early nineteenth century, we seek to highlight the role of women in society at the time. Theoretical and methodologically oriented by analysis of the concept of literacy, especially from clarifying the Magda Becker Soares (1998), Angela B. Kleiman (1995) and Justin Pereira de Magalhães (1994, 2001), we understand that women's related practices the world writing shall be addressed based on a perspective that values individual skills, personal knowledge that are forged and forge the people's everyday lives. Keywords: education, women's history, Mines Colonial. KEYWORDS: Female Insert; Writing Culture; literacy Recebido: 30/06/2012 Aceito:26/10/2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785/488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 238-252 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216996151820288 |