Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.785RESUMO: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e que pretende investigar a inserção social feminina em Minas Gerais a partir das relações estabelecidas com a cultura escrita. Por meio da análise dos testamentos post mortem, pertencentes ao arquivo do Museu do Ouro/IBRAM/Casa Borba Gato em Sabará-MG, da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, procuramos evidenciar a atuação das mulheres na sociedade da época. Orientados teórica e metodologicamente pelas análises acerca do conceito de letramento, principalmente a partir do que nos esclarece Magda Becker Soares (1998), Ângela B. Kleiman (1995) e Justino Pereira de Magalhães (1994, 2001), entendemos que as práticas femininas relacionadas ao mundo escrito devem ser abordadas com base em uma perspectiva que valorize as habilidades individuais, os conhecimentos pessoais que são forjados e forjam o cotidiano dos sujeitos. Palavras-chave: educação, história das mulheres, Minas Colonial.PALAVRAS-CHAVE: Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento ABSTRACT: This article is an excerpt of the doctoral research being developed at the Federal University of Minas Gerais and the researching women's social inclusion in Minas Gerais from the relations established with the written culture. Through the analysis of wills post mortem, in the file's Gold Museum / IBRAM / House Borba Gato in Sabara, Minas Gerais, the second half of the eighteenth century and early nineteenth century, we seek to highlight the role of women in society at the time. Theoretical and methodologically oriented by analysis of the concept of literacy, especially from clarifying the Magda Becker Soares (1998), Angela B. Kleiman (1995) and Justin Pereira de Magalhães (1994, 2001), we understand that women's related practices the world writing shall be addressed based on a perspective that values individual skills, personal knowledge that are forged and forge the people's everyday lives. Keywords: education, women's history, Mines Colonial. KEYWORDS: Female Insert; Writing Culture; literacy Recebido: 30/06/2012     Aceito:26/10/2012
id UNIBH-1_b84b1dcbe04835659531f481811d8f91
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/785
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)História; Educação; Letras; ensino; HumanidadesInserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento;História do Gêneroeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.785RESUMO: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e que pretende investigar a inserção social feminina em Minas Gerais a partir das relações estabelecidas com a cultura escrita. Por meio da análise dos testamentos post mortem, pertencentes ao arquivo do Museu do Ouro/IBRAM/Casa Borba Gato em Sabará-MG, da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, procuramos evidenciar a atuação das mulheres na sociedade da época. Orientados teórica e metodologicamente pelas análises acerca do conceito de letramento, principalmente a partir do que nos esclarece Magda Becker Soares (1998), Ângela B. Kleiman (1995) e Justino Pereira de Magalhães (1994, 2001), entendemos que as práticas femininas relacionadas ao mundo escrito devem ser abordadas com base em uma perspectiva que valorize as habilidades individuais, os conhecimentos pessoais que são forjados e forjam o cotidiano dos sujeitos. Palavras-chave: educação, história das mulheres, Minas Colonial.PALAVRAS-CHAVE: Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento ABSTRACT: This article is an excerpt of the doctoral research being developed at the Federal University of Minas Gerais and the researching women's social inclusion in Minas Gerais from the relations established with the written culture. Through the analysis of wills post mortem, in the file's Gold Museum / IBRAM / House Borba Gato in Sabara, Minas Gerais, the second half of the eighteenth century and early nineteenth century, we seek to highlight the role of women in society at the time. Theoretical and methodologically oriented by analysis of the concept of literacy, especially from clarifying the Magda Becker Soares (1998), Angela B. Kleiman (1995) and Justin Pereira de Magalhães (1994, 2001), we understand that women's related practices the world writing shall be addressed based on a perspective that values individual skills, personal knowledge that are forged and forge the people's everyday lives. Keywords: education, women's history, Mines Colonial. KEYWORDS: Female Insert; Writing Culture; literacy Recebido: 30/06/2012     Aceito:26/10/2012Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHVartuli, Silvia Maria Amancio Rachi2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 238-2521984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785/488BrasilDireitos autorais 2012 Silvia Maria Amancio Rachi Vartulihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-26T15:23:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/785Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-26T15:23:04EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
title Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
spellingShingle Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi
História; Educação; Letras; ensino; Humanidades
Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento;
História do Gênero
title_short Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
title_full Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
title_fullStr Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
title_full_unstemmed Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
title_sort Cultura escrita e inserção social feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750-1822)
author Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi
author_facet Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vartuli, Silvia Maria Amancio Rachi
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; Letras; ensino; Humanidades
Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento;
História do Gênero
topic História; Educação; Letras; ensino; Humanidades
Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento;
História do Gênero
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.785RESUMO: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e que pretende investigar a inserção social feminina em Minas Gerais a partir das relações estabelecidas com a cultura escrita. Por meio da análise dos testamentos post mortem, pertencentes ao arquivo do Museu do Ouro/IBRAM/Casa Borba Gato em Sabará-MG, da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, procuramos evidenciar a atuação das mulheres na sociedade da época. Orientados teórica e metodologicamente pelas análises acerca do conceito de letramento, principalmente a partir do que nos esclarece Magda Becker Soares (1998), Ângela B. Kleiman (1995) e Justino Pereira de Magalhães (1994, 2001), entendemos que as práticas femininas relacionadas ao mundo escrito devem ser abordadas com base em uma perspectiva que valorize as habilidades individuais, os conhecimentos pessoais que são forjados e forjam o cotidiano dos sujeitos. Palavras-chave: educação, história das mulheres, Minas Colonial.PALAVRAS-CHAVE: Inserção Feminina; Cultura Escrita; Letramento ABSTRACT: This article is an excerpt of the doctoral research being developed at the Federal University of Minas Gerais and the researching women's social inclusion in Minas Gerais from the relations established with the written culture. Through the analysis of wills post mortem, in the file's Gold Museum / IBRAM / House Borba Gato in Sabara, Minas Gerais, the second half of the eighteenth century and early nineteenth century, we seek to highlight the role of women in society at the time. Theoretical and methodologically oriented by analysis of the concept of literacy, especially from clarifying the Magda Becker Soares (1998), Angela B. Kleiman (1995) and Justin Pereira de Magalhães (1994, 2001), we understand that women's related practices the world writing shall be addressed based on a perspective that values individual skills, personal knowledge that are forged and forge the people's everyday lives. Keywords: education, women's history, Mines Colonial. KEYWORDS: Female Insert; Writing Culture; literacy Recebido: 30/06/2012     Aceito:26/10/2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/785/488
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2012 Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2012 Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 238-252
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996151820288