O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2246 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246WHAT IT IS TO BE A GOOD TEACHER: A CASE STUDY AT A HIGHER EDUCATION INSTITUTION OF BELO HORIZONTE.ResumoEsse artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação realizada no programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte. A pesquisa objetivou compreender quais seriam as principais características do “bom professor”, a partir da visão de seus professores. Ou seja, buscou-se identificar o conceito de “bom professor”, buscando, entre os professores mais bem avaliados pela Avaliação Institucional, dos quatro cursos mais bem avaliados pelo ENADE na Instituição, o que eles próprios definem como características de um bom professor. Os resultados encontrados na pesquisa foram colocados em diálogo com os resultados de outras pesquisas já realizadas sobre o tema, bem como, com a literatura existente, respeitando as especificidades do tipo de IES da presente pesquisa.Palavras-chave: Bom Professor. Formação Docente. Avaliação Docente.AbstractThis article presents part of the results of a dissertation held in the Professional Master's Program in Social Management, Education and Local Development of UNA University Center in Belo Horizonte. The research aimed to understand what would be the main characteristics of the "good teacher", from the perspective of their teachers. That is, we tried to identify the concept of "good teacher", searching among the teachers most evaluated by the Institutional Evaluation of the four courses most evaluated by ENADE in the Institution, which they themselves define as characteristics of a good teacher. The results found in the research were placed in dialogue with the results of other research already done on the subject, as well as with the existing literature, respecting the specificities of the Institution type of the present research.Keywords: Good Teacher. Teacher Training. Teacher Evaluation.Recebido em: 02/06/2017 – Aceito em: 08/08/2017 |
id |
UNIBH-1_d6e0ea44461b6de65669e63da6abcffb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2246 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTEEducaçãoBom Professor, Formação Docente, Avaliação Docente,Avaliação Docenteeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246WHAT IT IS TO BE A GOOD TEACHER: A CASE STUDY AT A HIGHER EDUCATION INSTITUTION OF BELO HORIZONTE.ResumoEsse artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação realizada no programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte. A pesquisa objetivou compreender quais seriam as principais características do “bom professor”, a partir da visão de seus professores. Ou seja, buscou-se identificar o conceito de “bom professor”, buscando, entre os professores mais bem avaliados pela Avaliação Institucional, dos quatro cursos mais bem avaliados pelo ENADE na Instituição, o que eles próprios definem como características de um bom professor. Os resultados encontrados na pesquisa foram colocados em diálogo com os resultados de outras pesquisas já realizadas sobre o tema, bem como, com a literatura existente, respeitando as especificidades do tipo de IES da presente pesquisa.Palavras-chave: Bom Professor. Formação Docente. Avaliação Docente.AbstractThis article presents part of the results of a dissertation held in the Professional Master's Program in Social Management, Education and Local Development of UNA University Center in Belo Horizonte. The research aimed to understand what would be the main characteristics of the "good teacher", from the perspective of their teachers. That is, we tried to identify the concept of "good teacher", searching among the teachers most evaluated by the Institutional Evaluation of the four courses most evaluated by ENADE in the Institution, which they themselves define as characteristics of a good teacher. The results found in the research were placed in dialogue with the results of other research already done on the subject, as well as with the existing literature, respecting the specificities of the Institution type of the present research.Keywords: Good Teacher. Teacher Training. Teacher Evaluation.Recebido em: 02/06/2017 – Aceito em: 08/08/2017Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHRocha, Alessandro Gomes daBraga, Rosalina Batista2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2246e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 18-281984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2246/1190NacionalDireitos autorais 2017 Alessandro Gomes da Rocha, Rosalina Batista Bragahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T15:02:07Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2246Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T15:02:07EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
title |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
spellingShingle |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE Rocha, Alessandro Gomes da Educação Bom Professor, Formação Docente, Avaliação Docente, Avaliação Docente |
title_short |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
title_full |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
title_fullStr |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
title_full_unstemmed |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
title_sort |
O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE |
author |
Rocha, Alessandro Gomes da |
author_facet |
Rocha, Alessandro Gomes da Braga, Rosalina Batista |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Rosalina Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Alessandro Gomes da Braga, Rosalina Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Bom Professor, Formação Docente, Avaliação Docente, Avaliação Docente |
topic |
Educação Bom Professor, Formação Docente, Avaliação Docente, Avaliação Docente |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246WHAT IT IS TO BE A GOOD TEACHER: A CASE STUDY AT A HIGHER EDUCATION INSTITUTION OF BELO HORIZONTE.ResumoEsse artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação realizada no programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte. A pesquisa objetivou compreender quais seriam as principais características do “bom professor”, a partir da visão de seus professores. Ou seja, buscou-se identificar o conceito de “bom professor”, buscando, entre os professores mais bem avaliados pela Avaliação Institucional, dos quatro cursos mais bem avaliados pelo ENADE na Instituição, o que eles próprios definem como características de um bom professor. Os resultados encontrados na pesquisa foram colocados em diálogo com os resultados de outras pesquisas já realizadas sobre o tema, bem como, com a literatura existente, respeitando as especificidades do tipo de IES da presente pesquisa.Palavras-chave: Bom Professor. Formação Docente. Avaliação Docente.AbstractThis article presents part of the results of a dissertation held in the Professional Master's Program in Social Management, Education and Local Development of UNA University Center in Belo Horizonte. The research aimed to understand what would be the main characteristics of the "good teacher", from the perspective of their teachers. That is, we tried to identify the concept of "good teacher", searching among the teachers most evaluated by the Institutional Evaluation of the four courses most evaluated by ENADE in the Institution, which they themselves define as characteristics of a good teacher. The results found in the research were placed in dialogue with the results of other research already done on the subject, as well as with the existing literature, respecting the specificities of the Institution type of the present research.Keywords: Good Teacher. Teacher Training. Teacher Evaluation.Recebido em: 02/06/2017 – Aceito em: 08/08/2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2246 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2246/1190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Alessandro Gomes da Rocha, Rosalina Batista Braga https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Alessandro Gomes da Rocha, Rosalina Batista Braga https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 18-28 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995579297792 |