O IDEB COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O CASO DA REGIÃO SUDESTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cláudia Cristina Rios Caxias da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/297
Resumo: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador que combina informações de fluxo e de desempenho dos alunos, criado para promover um sistema de responsabilidade , visando à melhoria da qualidade da educação no país. Ao elaborar metas detalhadas para cada rede de ensino e escola – com as quais governadores e prefeitos se comprometeram por meio do Compromisso Todos Pela Educação, ao calcular e divulgar amplamente os resultados do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) possibilitou que os atores educacionais pudessem ser responsabilizados pelos resultados de sua unidade e que o Ministério da Educação (MEC) identificasse e premiasse as escolas que atingem as metas, mas também oferecesse assistência técnica e financeira para as redes com piores resultados. Neste artigo, serão tratadas a origem, princípios e matrizes teórico-metodológicas do Ideb, com base, sobremaneira, nas notas técnicas disponibilizadas pelo Inep, desde a concepção deste índice, em 2007. Para denotar a importância do índice, utilizar-se-ão dados dos anos 2005, 2007 e 2009 e projeções referentes às unidades federativas que compõem a Região Sudeste brasileira.
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