O IDEB COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O CASO DA REGIÃO SUDESTE
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/297 |
Resumo: | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador que combina informações de fluxo e de desempenho dos alunos, criado para promover um sistema de responsabilidade , visando à melhoria da qualidade da educação no país. Ao elaborar metas detalhadas para cada rede de ensino e escola – com as quais governadores e prefeitos se comprometeram por meio do Compromisso Todos Pela Educação, ao calcular e divulgar amplamente os resultados do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) possibilitou que os atores educacionais pudessem ser responsabilizados pelos resultados de sua unidade e que o Ministério da Educação (MEC) identificasse e premiasse as escolas que atingem as metas, mas também oferecesse assistência técnica e financeira para as redes com piores resultados. Neste artigo, serão tratadas a origem, princípios e matrizes teórico-metodológicas do Ideb, com base, sobremaneira, nas notas técnicas disponibilizadas pelo Inep, desde a concepção deste índice, em 2007. Para denotar a importância do índice, utilizar-se-ão dados dos anos 2005, 2007 e 2009 e projeções referentes às unidades federativas que compõem a Região Sudeste brasileira. |
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O IDEB COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O CASO DA REGIÃO SUDESTETratamento da Informação EspacialEducação; Desempenho escolar; IDEB; Região Sudeste.O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador que combina informações de fluxo e de desempenho dos alunos, criado para promover um sistema de responsabilidade , visando à melhoria da qualidade da educação no país. Ao elaborar metas detalhadas para cada rede de ensino e escola – com as quais governadores e prefeitos se comprometeram por meio do Compromisso Todos Pela Educação, ao calcular e divulgar amplamente os resultados do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) possibilitou que os atores educacionais pudessem ser responsabilizados pelos resultados de sua unidade e que o Ministério da Educação (MEC) identificasse e premiasse as escolas que atingem as metas, mas também oferecesse assistência técnica e financeira para as redes com piores resultados. Neste artigo, serão tratadas a origem, princípios e matrizes teórico-metodológicas do Ideb, com base, sobremaneira, nas notas técnicas disponibilizadas pelo Inep, desde a concepção deste índice, em 2007. Para denotar a importância do índice, utilizar-se-ão dados dos anos 2005, 2007 e 2009 e projeções referentes às unidades federativas que compõem a Região Sudeste brasileira.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECCosta, Cláudia Cristina Rios Caxias da2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/29710.18674/exacta.v3i2.297e-xacta; v. 3, n. 2 (2010): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/297/159info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-09T10:54:13Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/297Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-07-09T10:54:13Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
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