UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2731 |
Resumo: | Ao analisar os esforços para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação, encontram-se estudos envolvendo a aplicação de diferentes ferramentas, tais como o Scratch e o Algo+. Além disso, existem trabalhos que propõem uma reorganização dos conteúdos e a aplicação de metodologias de ensino inovadoras. Nesse contexto, este artigo propõe uma abordagem para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação baseada na teoria construtivista, utilizando a ferramenta P.e.p.y, a qual implementa o conceito de gamificação. Para validar essa proposta, bem como a ferramenta desenvolvida, foi realizado um estudo de caso. A aplicação dos instrumentos no início e no final do estudo de caso, apontam percentuais elevados de compreensão dos conceitos de lógica de programação e da linguagem de programação Python. Os resultados apontam que a aplicação da ferramenta auxiliou os alunos a desenvolver o pensamento computacional, uma área que vem sendo estimulada pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e que a abordagem proposta estimula os processos de ensino e de aprendizagem por meio da ferramenta P.e.p.y. AbstractBy analyzing efforts to support learning process applied to logic and programming courses, there are studies involving the employment of different tools, such as Scratch and Algo+. Besides, there are works proposing the content reorganization and the employment of innovative teaching methodologies. In this context, this paper proposes an approach to support algorithms learning process based on constructivist theory through the use P.e.p.y tool, which implements the gamification concept. In order to validate this proposal, as well as the implemented tool, it was performed a case study. The instruments application in the beginning and in the end of the case study indicates elevated perceptual of comprehension of logic and Python programming languages concepts. Results indicate that the tool application supported students to develop the computational thinking, a field highly stimulated by the SBC, the Brazilian Computing Society, and that the proposed approach stimulates the learning processes through the P.e.p.y tool employment. |
id |
UNIBH-2_357f14c9525c418d93abb9a5c12a4f41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2731 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADACiência da ComputaçãoAprendizado de Lógica de Programação. Abordagem Construtivista. Ferramenta P.e.p.y.ExatasAo analisar os esforços para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação, encontram-se estudos envolvendo a aplicação de diferentes ferramentas, tais como o Scratch e o Algo+. Além disso, existem trabalhos que propõem uma reorganização dos conteúdos e a aplicação de metodologias de ensino inovadoras. Nesse contexto, este artigo propõe uma abordagem para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação baseada na teoria construtivista, utilizando a ferramenta P.e.p.y, a qual implementa o conceito de gamificação. Para validar essa proposta, bem como a ferramenta desenvolvida, foi realizado um estudo de caso. A aplicação dos instrumentos no início e no final do estudo de caso, apontam percentuais elevados de compreensão dos conceitos de lógica de programação e da linguagem de programação Python. Os resultados apontam que a aplicação da ferramenta auxiliou os alunos a desenvolver o pensamento computacional, uma área que vem sendo estimulada pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e que a abordagem proposta estimula os processos de ensino e de aprendizagem por meio da ferramenta P.e.p.y. AbstractBy analyzing efforts to support learning process applied to logic and programming courses, there are studies involving the employment of different tools, such as Scratch and Algo+. Besides, there are works proposing the content reorganization and the employment of innovative teaching methodologies. In this context, this paper proposes an approach to support algorithms learning process based on constructivist theory through the use P.e.p.y tool, which implements the gamification concept. In order to validate this proposal, as well as the implemented tool, it was performed a case study. The instruments application in the beginning and in the end of the case study indicates elevated perceptual of comprehension of logic and Python programming languages concepts. Results indicate that the tool application supported students to develop the computational thinking, a field highly stimulated by the SBC, the Brazilian Computing Society, and that the proposed approach stimulates the learning processes through the P.e.p.y tool employment. Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECPerlin, RodrigoMacedo, Ricardo TombesiSilveira, Sidnei Renato2019-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/273110.18674/exacta.v12i1.2731e-xacta; v. 12, n. 1 (2019); 29-431984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2731/1392NacionalTecnologiaEstudo de CasoDireitos autorais 2019 Rodrigo Perlin, Ricardo Tombesi Macedo, Sidnei Renato Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-23T18:34:31Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2731Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2019-06-23T18:34:31Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
title |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
spellingShingle |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA Perlin, Rodrigo Ciência da Computação Aprendizado de Lógica de Programação. Abordagem Construtivista. Ferramenta P.e.p.y. Exatas |
title_short |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
title_full |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
title_fullStr |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
title_full_unstemmed |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
title_sort |
UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA |
author |
Perlin, Rodrigo |
author_facet |
Perlin, Rodrigo Macedo, Ricardo Tombesi Silveira, Sidnei Renato |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Ricardo Tombesi Silveira, Sidnei Renato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perlin, Rodrigo Macedo, Ricardo Tombesi Silveira, Sidnei Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Computação Aprendizado de Lógica de Programação. Abordagem Construtivista. Ferramenta P.e.p.y. Exatas |
topic |
Ciência da Computação Aprendizado de Lógica de Programação. Abordagem Construtivista. Ferramenta P.e.p.y. Exatas |
description |
Ao analisar os esforços para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação, encontram-se estudos envolvendo a aplicação de diferentes ferramentas, tais como o Scratch e o Algo+. Além disso, existem trabalhos que propõem uma reorganização dos conteúdos e a aplicação de metodologias de ensino inovadoras. Nesse contexto, este artigo propõe uma abordagem para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e lógica de programação baseada na teoria construtivista, utilizando a ferramenta P.e.p.y, a qual implementa o conceito de gamificação. Para validar essa proposta, bem como a ferramenta desenvolvida, foi realizado um estudo de caso. A aplicação dos instrumentos no início e no final do estudo de caso, apontam percentuais elevados de compreensão dos conceitos de lógica de programação e da linguagem de programação Python. Os resultados apontam que a aplicação da ferramenta auxiliou os alunos a desenvolver o pensamento computacional, uma área que vem sendo estimulada pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e que a abordagem proposta estimula os processos de ensino e de aprendizagem por meio da ferramenta P.e.p.y. AbstractBy analyzing efforts to support learning process applied to logic and programming courses, there are studies involving the employment of different tools, such as Scratch and Algo+. Besides, there are works proposing the content reorganization and the employment of innovative teaching methodologies. In this context, this paper proposes an approach to support algorithms learning process based on constructivist theory through the use P.e.p.y tool, which implements the gamification concept. In order to validate this proposal, as well as the implemented tool, it was performed a case study. The instruments application in the beginning and in the end of the case study indicates elevated perceptual of comprehension of logic and Python programming languages concepts. Results indicate that the tool application supported students to develop the computational thinking, a field highly stimulated by the SBC, the Brazilian Computing Society, and that the proposed approach stimulates the learning processes through the P.e.p.y tool employment. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2731 10.18674/exacta.v12i1.2731 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2731 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v12i1.2731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2731/1392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Rodrigo Perlin, Ricardo Tombesi Macedo, Sidnei Renato Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Rodrigo Perlin, Ricardo Tombesi Macedo, Sidnei Renato Silveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional Tecnologia Estudo de Caso |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 12, n. 1 (2019); 29-43 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215679145607168 |