INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pommer, Wagner Marcelo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926
Resumo: Naturalmente, é próprio das Engenharias desenvolverem projetos aplicados às disciplinas específicas, de modo a produzir relatórios técnicos especializados. Frente à necessária expectativa de que as universidades cultivem profissionais com qualidade, abre-se espaço para discutir o papel formativo das disciplinas dos cursos das Engenharias. Uma das possibilidades consiste em articular competências e conhecimentos no ciclo básico, associados ao desenvolvimento de projetos educativos. A efetivação dos projetos educativos na sala de aula dos cursos de Engenharia possibilita a interatividade do aluno, que deve ser acompanhada e valorizada pela reflexão, situando uma ação complementar que promova desafios. Este artigo relata as etapas de desenvolvimento de um projeto que objetivou a confecção e construção de uma bomba eólica, inserida num contexto de desafio aos alunos. No desenvolvimento das etapas do referido projeto educativo, os alunos vivenciaram a interatividade e a complementaridade, processos fundamentais para alavancar o ensino e a aprendizagem. Foi observado que o projeto educativo favoreceu a interatividade com os conhecimentos científicos desenvolvidos nas diversas disciplinas, num contexto complementar com o ambiente técnico e tecnológico, possibilitando a imersão dos alunos envolvidos em uma dimensão qualitativa e criteriosa, quadro que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para um futuro engenheiro.AbstractNaturally, it is typical from Engineering to develop projects applied in specific disciplines, in a way to produce specialized technical reports. Facing the required expectation from Universities to prepare quality professionals, it opens up space to discuss the formative role of engineering courses disciplines. One possibility is to articulate skills and knowledge in the basic cycle, associated with developing educational projects. The use of educational projects in classroom engineering courses enables student interactivity, which must be associated and valorized by reflection, establishing a complementary action that promotes challenges. This paper reports the developing stages of and educational project that aimed to create and construct a wind pump, inserted in a challenging context to the students. In the intermediate stages of this educational project, students experienced interaction and complementarity, fundamental processes to leverage teaching and learning. We observed that the educational project favored interactivity with scientific knowledge developed in the different disciplines, in a complementary context with technical and technological environment, enabling students’ immersion in a qualitative and judicious dimension, framework that encourages the development of skills and essential competences to a graduated engineer.
id UNIBH-2_4337cda2adfa4e0f58f1996ceb0afa90
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/926
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIASEnsino de EngenhariaInteratividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia.Projeto EducativoNaturalmente, é próprio das Engenharias desenvolverem projetos aplicados às disciplinas específicas, de modo a produzir relatórios técnicos especializados. Frente à necessária expectativa de que as universidades cultivem profissionais com qualidade, abre-se espaço para discutir o papel formativo das disciplinas dos cursos das Engenharias. Uma das possibilidades consiste em articular competências e conhecimentos no ciclo básico, associados ao desenvolvimento de projetos educativos. A efetivação dos projetos educativos na sala de aula dos cursos de Engenharia possibilita a interatividade do aluno, que deve ser acompanhada e valorizada pela reflexão, situando uma ação complementar que promova desafios. Este artigo relata as etapas de desenvolvimento de um projeto que objetivou a confecção e construção de uma bomba eólica, inserida num contexto de desafio aos alunos. No desenvolvimento das etapas do referido projeto educativo, os alunos vivenciaram a interatividade e a complementaridade, processos fundamentais para alavancar o ensino e a aprendizagem. Foi observado que o projeto educativo favoreceu a interatividade com os conhecimentos científicos desenvolvidos nas diversas disciplinas, num contexto complementar com o ambiente técnico e tecnológico, possibilitando a imersão dos alunos envolvidos em uma dimensão qualitativa e criteriosa, quadro que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para um futuro engenheiro.AbstractNaturally, it is typical from Engineering to develop projects applied in specific disciplines, in a way to produce specialized technical reports. Facing the required expectation from Universities to prepare quality professionals, it opens up space to discuss the formative role of engineering courses disciplines. One possibility is to articulate skills and knowledge in the basic cycle, associated with developing educational projects. The use of educational projects in classroom engineering courses enables student interactivity, which must be associated and valorized by reflection, establishing a complementary action that promotes challenges. This paper reports the developing stages of and educational project that aimed to create and construct a wind pump, inserted in a challenging context to the students. In the intermediate stages of this educational project, students experienced interaction and complementarity, fundamental processes to leverage teaching and learning. We observed that the educational project favored interactivity with scientific knowledge developed in the different disciplines, in a complementary context with technical and technological environment, enabling students’ immersion in a qualitative and judicious dimension, framework that encourages the development of skills and essential competences to a graduated engineer.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECnenhumaPommer, Wagner MarceloPommer, Clarice Peres Carvalho Retroz2013-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/92610.18674/exacta.v6i1.926e-xacta; v. 6, n. 1 (2013); 9-181984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926/554info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-08T19:52:18Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/926Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-08T19:52:18Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
title INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
spellingShingle INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
Pommer, Wagner Marcelo
Ensino de Engenharia
Interatividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia.
Projeto Educativo
title_short INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
title_full INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
title_fullStr INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
title_full_unstemmed INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
title_sort INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
author Pommer, Wagner Marcelo
author_facet Pommer, Wagner Marcelo
Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
author_role author
author2 Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv nenhuma
dc.contributor.author.fl_str_mv Pommer, Wagner Marcelo
Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Engenharia
Interatividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia.
Projeto Educativo
topic Ensino de Engenharia
Interatividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia.
Projeto Educativo
description Naturalmente, é próprio das Engenharias desenvolverem projetos aplicados às disciplinas específicas, de modo a produzir relatórios técnicos especializados. Frente à necessária expectativa de que as universidades cultivem profissionais com qualidade, abre-se espaço para discutir o papel formativo das disciplinas dos cursos das Engenharias. Uma das possibilidades consiste em articular competências e conhecimentos no ciclo básico, associados ao desenvolvimento de projetos educativos. A efetivação dos projetos educativos na sala de aula dos cursos de Engenharia possibilita a interatividade do aluno, que deve ser acompanhada e valorizada pela reflexão, situando uma ação complementar que promova desafios. Este artigo relata as etapas de desenvolvimento de um projeto que objetivou a confecção e construção de uma bomba eólica, inserida num contexto de desafio aos alunos. No desenvolvimento das etapas do referido projeto educativo, os alunos vivenciaram a interatividade e a complementaridade, processos fundamentais para alavancar o ensino e a aprendizagem. Foi observado que o projeto educativo favoreceu a interatividade com os conhecimentos científicos desenvolvidos nas diversas disciplinas, num contexto complementar com o ambiente técnico e tecnológico, possibilitando a imersão dos alunos envolvidos em uma dimensão qualitativa e criteriosa, quadro que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para um futuro engenheiro.AbstractNaturally, it is typical from Engineering to develop projects applied in specific disciplines, in a way to produce specialized technical reports. Facing the required expectation from Universities to prepare quality professionals, it opens up space to discuss the formative role of engineering courses disciplines. One possibility is to articulate skills and knowledge in the basic cycle, associated with developing educational projects. The use of educational projects in classroom engineering courses enables student interactivity, which must be associated and valorized by reflection, establishing a complementary action that promotes challenges. This paper reports the developing stages of and educational project that aimed to create and construct a wind pump, inserted in a challenging context to the students. In the intermediate stages of this educational project, students experienced interaction and complementarity, fundamental processes to leverage teaching and learning. We observed that the educational project favored interactivity with scientific knowledge developed in the different disciplines, in a complementary context with technical and technological environment, enabling students’ immersion in a qualitative and judicious dimension, framework that encourages the development of skills and essential competences to a graduated engineer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926
10.18674/exacta.v6i1.926
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v6i1.926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926/554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 6, n. 1 (2013); 9-18
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679581814784