INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926 |
Resumo: | Naturalmente, é próprio das Engenharias desenvolverem projetos aplicados às disciplinas específicas, de modo a produzir relatórios técnicos especializados. Frente à necessária expectativa de que as universidades cultivem profissionais com qualidade, abre-se espaço para discutir o papel formativo das disciplinas dos cursos das Engenharias. Uma das possibilidades consiste em articular competências e conhecimentos no ciclo básico, associados ao desenvolvimento de projetos educativos. A efetivação dos projetos educativos na sala de aula dos cursos de Engenharia possibilita a interatividade do aluno, que deve ser acompanhada e valorizada pela reflexão, situando uma ação complementar que promova desafios. Este artigo relata as etapas de desenvolvimento de um projeto que objetivou a confecção e construção de uma bomba eólica, inserida num contexto de desafio aos alunos. No desenvolvimento das etapas do referido projeto educativo, os alunos vivenciaram a interatividade e a complementaridade, processos fundamentais para alavancar o ensino e a aprendizagem. Foi observado que o projeto educativo favoreceu a interatividade com os conhecimentos científicos desenvolvidos nas diversas disciplinas, num contexto complementar com o ambiente técnico e tecnológico, possibilitando a imersão dos alunos envolvidos em uma dimensão qualitativa e criteriosa, quadro que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para um futuro engenheiro.AbstractNaturally, it is typical from Engineering to develop projects applied in specific disciplines, in a way to produce specialized technical reports. Facing the required expectation from Universities to prepare quality professionals, it opens up space to discuss the formative role of engineering courses disciplines. One possibility is to articulate skills and knowledge in the basic cycle, associated with developing educational projects. The use of educational projects in classroom engineering courses enables student interactivity, which must be associated and valorized by reflection, establishing a complementary action that promotes challenges. This paper reports the developing stages of and educational project that aimed to create and construct a wind pump, inserted in a challenging context to the students. In the intermediate stages of this educational project, students experienced interaction and complementarity, fundamental processes to leverage teaching and learning. We observed that the educational project favored interactivity with scientific knowledge developed in the different disciplines, in a complementary context with technical and technological environment, enabling students’ immersion in a qualitative and judicious dimension, framework that encourages the development of skills and essential competences to a graduated engineer. |
id |
UNIBH-2_4337cda2adfa4e0f58f1996ceb0afa90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/926 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIASEnsino de EngenhariaInteratividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia.Projeto EducativoNaturalmente, é próprio das Engenharias desenvolverem projetos aplicados às disciplinas específicas, de modo a produzir relatórios técnicos especializados. Frente à necessária expectativa de que as universidades cultivem profissionais com qualidade, abre-se espaço para discutir o papel formativo das disciplinas dos cursos das Engenharias. Uma das possibilidades consiste em articular competências e conhecimentos no ciclo básico, associados ao desenvolvimento de projetos educativos. A efetivação dos projetos educativos na sala de aula dos cursos de Engenharia possibilita a interatividade do aluno, que deve ser acompanhada e valorizada pela reflexão, situando uma ação complementar que promova desafios. Este artigo relata as etapas de desenvolvimento de um projeto que objetivou a confecção e construção de uma bomba eólica, inserida num contexto de desafio aos alunos. No desenvolvimento das etapas do referido projeto educativo, os alunos vivenciaram a interatividade e a complementaridade, processos fundamentais para alavancar o ensino e a aprendizagem. Foi observado que o projeto educativo favoreceu a interatividade com os conhecimentos científicos desenvolvidos nas diversas disciplinas, num contexto complementar com o ambiente técnico e tecnológico, possibilitando a imersão dos alunos envolvidos em uma dimensão qualitativa e criteriosa, quadro que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para um futuro engenheiro.AbstractNaturally, it is typical from Engineering to develop projects applied in specific disciplines, in a way to produce specialized technical reports. Facing the required expectation from Universities to prepare quality professionals, it opens up space to discuss the formative role of engineering courses disciplines. One possibility is to articulate skills and knowledge in the basic cycle, associated with developing educational projects. The use of educational projects in classroom engineering courses enables student interactivity, which must be associated and valorized by reflection, establishing a complementary action that promotes challenges. This paper reports the developing stages of and educational project that aimed to create and construct a wind pump, inserted in a challenging context to the students. In the intermediate stages of this educational project, students experienced interaction and complementarity, fundamental processes to leverage teaching and learning. We observed that the educational project favored interactivity with scientific knowledge developed in the different disciplines, in a complementary context with technical and technological environment, enabling students’ immersion in a qualitative and judicious dimension, framework that encourages the development of skills and essential competences to a graduated engineer.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECnenhumaPommer, Wagner MarceloPommer, Clarice Peres Carvalho Retroz2013-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/92610.18674/exacta.v6i1.926e-xacta; v. 6, n. 1 (2013); 9-181984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926/554info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-08T19:52:18Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/926Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-08T19:52:18Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
title |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
spellingShingle |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS Pommer, Wagner Marcelo Ensino de Engenharia Interatividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia. Projeto Educativo |
title_short |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
title_full |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
title_fullStr |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
title_full_unstemmed |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
title_sort |
INTERATIVIDADE E COMPLEMENTARIDADE: O USO DE PROJETOS AULAS DO CICLO BÁSICO DAS ENGENHARIAS |
author |
Pommer, Wagner Marcelo |
author_facet |
Pommer, Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz |
author_role |
author |
author2 |
Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
nenhuma |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pommer, Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Engenharia Interatividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia. Projeto Educativo |
topic |
Ensino de Engenharia Interatividade. Complementaridade. Projetos Educativos. Ensino de Engenharia. Projeto Educativo |
description |
Naturalmente, é próprio das Engenharias desenvolverem projetos aplicados às disciplinas específicas, de modo a produzir relatórios técnicos especializados. Frente à necessária expectativa de que as universidades cultivem profissionais com qualidade, abre-se espaço para discutir o papel formativo das disciplinas dos cursos das Engenharias. Uma das possibilidades consiste em articular competências e conhecimentos no ciclo básico, associados ao desenvolvimento de projetos educativos. A efetivação dos projetos educativos na sala de aula dos cursos de Engenharia possibilita a interatividade do aluno, que deve ser acompanhada e valorizada pela reflexão, situando uma ação complementar que promova desafios. Este artigo relata as etapas de desenvolvimento de um projeto que objetivou a confecção e construção de uma bomba eólica, inserida num contexto de desafio aos alunos. No desenvolvimento das etapas do referido projeto educativo, os alunos vivenciaram a interatividade e a complementaridade, processos fundamentais para alavancar o ensino e a aprendizagem. Foi observado que o projeto educativo favoreceu a interatividade com os conhecimentos científicos desenvolvidos nas diversas disciplinas, num contexto complementar com o ambiente técnico e tecnológico, possibilitando a imersão dos alunos envolvidos em uma dimensão qualitativa e criteriosa, quadro que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para um futuro engenheiro.AbstractNaturally, it is typical from Engineering to develop projects applied in specific disciplines, in a way to produce specialized technical reports. Facing the required expectation from Universities to prepare quality professionals, it opens up space to discuss the formative role of engineering courses disciplines. One possibility is to articulate skills and knowledge in the basic cycle, associated with developing educational projects. The use of educational projects in classroom engineering courses enables student interactivity, which must be associated and valorized by reflection, establishing a complementary action that promotes challenges. This paper reports the developing stages of and educational project that aimed to create and construct a wind pump, inserted in a challenging context to the students. In the intermediate stages of this educational project, students experienced interaction and complementarity, fundamental processes to leverage teaching and learning. We observed that the educational project favored interactivity with scientific knowledge developed in the different disciplines, in a complementary context with technical and technological environment, enabling students’ immersion in a qualitative and judicious dimension, framework that encourages the development of skills and essential competences to a graduated engineer. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926 10.18674/exacta.v6i1.926 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v6i1.926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/926/554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 6, n. 1 (2013); 9-18 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215679581814784 |