MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana de Fátima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soltau, Samuel Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1060
Resumo: Propõe-se refazer a medida da circunferência da Terra como uma estratégia similar à empregada por Eratóstenes na Antiguidade, porém utilizando as comunidades de jogos on-line e as redes sociais da internet. Foram envolvidas diferentes disciplinas, tais como Física, Matemática, Geografia e História para buscar a interdisciplinaridade. Alunos localizados em duas cidades distintas mediram a sombra de varetas com comprimento conhecido, no mesmo dia e hora. Tais cidades, que possuem longitudes aproximadas, mas, latitudes bastante distintas, foram localizadas com a ajuda do software Google Earth. Efetuadas as medições, calculou-se a circunferência meridional da Terra. Os resultados para o ensino das disciplinas envolvidas foram uma maior participação dos alunos e a oportunidade de compreenderem as correlações entre as diversas áreas do conhecimento envolvidas no projeto, situando a proposta no âmbito da pedagogia de projetos.AbstractWe propose remake the circumference measurement of the Earth with a strategy similar to that employed by Eratosthenes in the Antiquity, but using communities of online gaming and social networks from the internet. Engage different subjects such as Physics, Mathematics, Geography and History to get interdisciplinary. Students located in two different cities measured the shadow of rods with known length on the same day and time. These cities, which have approximate longitudes, but quite distinct latitudes, located with the use of Google Earth. Performed measurements, we calculated the meridional circumference of the Earth. The results for the teaching of subjects involved were more student participation and the opportunity to understand the correlations between the various knowledge areas involved in the project, placing the proposal in the context of Learning Projects.
id UNIBH-2_58b26f83514b18c32eec8d25b1524a8a
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1060
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAREnsino, Ensino de Ciências e matemáticaInterdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Projetos de aprendizagemEnsino de CiênciasPropõe-se refazer a medida da circunferência da Terra como uma estratégia similar à empregada por Eratóstenes na Antiguidade, porém utilizando as comunidades de jogos on-line e as redes sociais da internet. Foram envolvidas diferentes disciplinas, tais como Física, Matemática, Geografia e História para buscar a interdisciplinaridade. Alunos localizados em duas cidades distintas mediram a sombra de varetas com comprimento conhecido, no mesmo dia e hora. Tais cidades, que possuem longitudes aproximadas, mas, latitudes bastante distintas, foram localizadas com a ajuda do software Google Earth. Efetuadas as medições, calculou-se a circunferência meridional da Terra. Os resultados para o ensino das disciplinas envolvidas foram uma maior participação dos alunos e a oportunidade de compreenderem as correlações entre as diversas áreas do conhecimento envolvidas no projeto, situando a proposta no âmbito da pedagogia de projetos.AbstractWe propose remake the circumference measurement of the Earth with a strategy similar to that employed by Eratosthenes in the Antiquity, but using communities of online gaming and social networks from the internet. Engage different subjects such as Physics, Mathematics, Geography and History to get interdisciplinary. Students located in two different cities measured the shadow of rods with known length on the same day and time. These cities, which have approximate longitudes, but quite distinct latitudes, located with the use of Google Earth. Performed measurements, we calculated the meridional circumference of the Earth. The results for the teaching of subjects involved were more student participation and the opportunity to understand the correlations between the various knowledge areas involved in the project, placing the proposal in the context of Learning Projects.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECSilva, Juliana de FátimaSoltau, Samuel Bueno2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/106010.18674/exacta.v7i1.1060e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 35-441984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1060/667info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-26T23:04:29Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1060Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-03-26T23:04:29Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
title MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
spellingShingle MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Silva, Juliana de Fátima
Ensino, Ensino de Ciências e matemática
Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Projetos de aprendizagem
Ensino de Ciências
title_short MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
title_full MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
title_fullStr MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
title_sort MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
author Silva, Juliana de Fátima
author_facet Silva, Juliana de Fátima
Soltau, Samuel Bueno
author_role author
author2 Soltau, Samuel Bueno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana de Fátima
Soltau, Samuel Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino, Ensino de Ciências e matemática
Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Projetos de aprendizagem
Ensino de Ciências
topic Ensino, Ensino de Ciências e matemática
Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Projetos de aprendizagem
Ensino de Ciências
description Propõe-se refazer a medida da circunferência da Terra como uma estratégia similar à empregada por Eratóstenes na Antiguidade, porém utilizando as comunidades de jogos on-line e as redes sociais da internet. Foram envolvidas diferentes disciplinas, tais como Física, Matemática, Geografia e História para buscar a interdisciplinaridade. Alunos localizados em duas cidades distintas mediram a sombra de varetas com comprimento conhecido, no mesmo dia e hora. Tais cidades, que possuem longitudes aproximadas, mas, latitudes bastante distintas, foram localizadas com a ajuda do software Google Earth. Efetuadas as medições, calculou-se a circunferência meridional da Terra. Os resultados para o ensino das disciplinas envolvidas foram uma maior participação dos alunos e a oportunidade de compreenderem as correlações entre as diversas áreas do conhecimento envolvidas no projeto, situando a proposta no âmbito da pedagogia de projetos.AbstractWe propose remake the circumference measurement of the Earth with a strategy similar to that employed by Eratosthenes in the Antiquity, but using communities of online gaming and social networks from the internet. Engage different subjects such as Physics, Mathematics, Geography and History to get interdisciplinary. Students located in two different cities measured the shadow of rods with known length on the same day and time. These cities, which have approximate longitudes, but quite distinct latitudes, located with the use of Google Earth. Performed measurements, we calculated the meridional circumference of the Earth. The results for the teaching of subjects involved were more student participation and the opportunity to understand the correlations between the various knowledge areas involved in the project, placing the proposal in the context of Learning Projects.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1060
10.18674/exacta.v7i1.1060
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1060
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v7i1.1060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1060/667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 35-44
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679003000832