Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores. |
id |
UNIBH-2_73eebda0bacf00bb954ef3012442b2f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/252 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?MatemáticaEducação MatemáticaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECTorres da Cunha, Silvia KellyFaria do Valle, Karine NayaraLopes, Everton Beghini V.Tenuta de freitas, Luciana Maria2009-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/25210.18674/exacta.v2i3.252e-xacta; v. 2, n. 3 (2009): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252/142info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T00:34:50Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/252Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-03-15T00:34:50Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
title |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
spellingShingle |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? Torres da Cunha, Silvia Kelly Matemática Educação Matemática |
title_short |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
title_full |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
title_fullStr |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
title_full_unstemmed |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
title_sort |
Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica? |
author |
Torres da Cunha, Silvia Kelly |
author_facet |
Torres da Cunha, Silvia Kelly Faria do Valle, Karine Nayara Lopes, Everton Beghini V. Tenuta de freitas, Luciana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Faria do Valle, Karine Nayara Lopes, Everton Beghini V. Tenuta de freitas, Luciana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres da Cunha, Silvia Kelly Faria do Valle, Karine Nayara Lopes, Everton Beghini V. Tenuta de freitas, Luciana Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Educação Matemática |
topic |
Matemática Educação Matemática |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252 10.18674/exacta.v2i3.252 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v2i3.252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252/142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 2, n. 3 (2009): 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215678477664256 |