Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres da Cunha, Silvia Kelly
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Faria do Valle, Karine Nayara, Lopes, Everton Beghini V., Tenuta de freitas, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.
id UNIBH-2_73eebda0bacf00bb954ef3012442b2f7
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/252
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?MatemáticaEducação MatemáticaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECTorres da Cunha, Silvia KellyFaria do Valle, Karine NayaraLopes, Everton Beghini V.Tenuta de freitas, Luciana Maria2009-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/25210.18674/exacta.v2i3.252e-xacta; v. 2, n. 3 (2009): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252/142info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T00:34:50Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/252Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-03-15T00:34:50Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
title Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
spellingShingle Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
Torres da Cunha, Silvia Kelly
Matemática
Educação Matemática
title_short Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
title_full Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
title_fullStr Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
title_full_unstemmed Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
title_sort Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
author Torres da Cunha, Silvia Kelly
author_facet Torres da Cunha, Silvia Kelly
Faria do Valle, Karine Nayara
Lopes, Everton Beghini V.
Tenuta de freitas, Luciana Maria
author_role author
author2 Faria do Valle, Karine Nayara
Lopes, Everton Beghini V.
Tenuta de freitas, Luciana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres da Cunha, Silvia Kelly
Faria do Valle, Karine Nayara
Lopes, Everton Beghini V.
Tenuta de freitas, Luciana Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação Matemática
topic Matemática
Educação Matemática
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252
10.18674/exacta.v2i3.252
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v2i3.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/252/142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 2, n. 3 (2009):
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215678477664256