A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florenço Junior, Roberto Lirio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1061
Resumo: O presente trabalho visa estudar a influência da linguagem simbólica na matemática. Neste estudo serão apresentados apenas resultados oriundos de pesquisas bibliográficas, mas posteriormente pretende-se, através de entrevistas com alunos do ensino fundamental e médio, estender a pesquisa. A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área de educação matemática parte do pressuposto de que a matemática participa da formação dos indivíduos e é importante na sua inserção social. Neste sentido um insucesso poderia significar não apenas um fracasso na vida escolar, mas também na própria condição de cidadão dos indivíduos. Um dos problemas que pode dificultar a compreensão matemática de alguns estudantes é a dificuldade que eles têm de utilizar a simbologia necessária para o aprendizado dessa disciplina.AbstractThe present work aims to study the influence of symbolic language i mathematics. This study will be presented only results from literature searches, but later it is intended through interviews with students from elementary and secondary education, to extend the research. Most studies and surveys conducted in the area of mathematics education assumes that the mathematics participates in the formation of individuals and it is important in their social integration. In this sense one failure could mean not only a failure in school life, but also the very condition of the individual citizen. One of the problems that can hinder the mathematical understanding of some students is the difficulty they have to use the symbols necessary for learning this discipline.
id UNIBH-2_c0a0b264952fe8387b2c134ef6d7a163
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1061
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADESMatématica - EducaçãoLinguagem. Matemática. Simbologia.Linguagem MatemáticaO presente trabalho visa estudar a influência da linguagem simbólica na matemática. Neste estudo serão apresentados apenas resultados oriundos de pesquisas bibliográficas, mas posteriormente pretende-se, através de entrevistas com alunos do ensino fundamental e médio, estender a pesquisa. A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área de educação matemática parte do pressuposto de que a matemática participa da formação dos indivíduos e é importante na sua inserção social. Neste sentido um insucesso poderia significar não apenas um fracasso na vida escolar, mas também na própria condição de cidadão dos indivíduos. Um dos problemas que pode dificultar a compreensão matemática de alguns estudantes é a dificuldade que eles têm de utilizar a simbologia necessária para o aprendizado dessa disciplina.AbstractThe present work aims to study the influence of symbolic language i mathematics. This study will be presented only results from literature searches, but later it is intended through interviews with students from elementary and secondary education, to extend the research. Most studies and surveys conducted in the area of mathematics education assumes that the mathematics participates in the formation of individuals and it is important in their social integration. In this sense one failure could mean not only a failure in school life, but also the very condition of the individual citizen. One of the problems that can hinder the mathematical understanding of some students is the difficulty they have to use the symbols necessary for learning this discipline.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECsem maisFlorenço Junior, Roberto Lirio2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPonto de Vista analisado em aulas ministrada pelo mesmo.application/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/106110.18674/exacta.v7i1.1061e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 29-341984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1061/666sem maissem maissem maisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-26T23:04:28Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1061Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-03-26T23:04:28Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
title A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
spellingShingle A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
Florenço Junior, Roberto Lirio
Matématica - Educação
Linguagem. Matemática. Simbologia.
Linguagem Matemática
title_short A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
title_full A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
title_fullStr A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
title_full_unstemmed A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
title_sort A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES
author Florenço Junior, Roberto Lirio
author_facet Florenço Junior, Roberto Lirio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv sem mais
dc.contributor.author.fl_str_mv Florenço Junior, Roberto Lirio
dc.subject.por.fl_str_mv Matématica - Educação
Linguagem. Matemática. Simbologia.
Linguagem Matemática
topic Matématica - Educação
Linguagem. Matemática. Simbologia.
Linguagem Matemática
description O presente trabalho visa estudar a influência da linguagem simbólica na matemática. Neste estudo serão apresentados apenas resultados oriundos de pesquisas bibliográficas, mas posteriormente pretende-se, através de entrevistas com alunos do ensino fundamental e médio, estender a pesquisa. A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área de educação matemática parte do pressuposto de que a matemática participa da formação dos indivíduos e é importante na sua inserção social. Neste sentido um insucesso poderia significar não apenas um fracasso na vida escolar, mas também na própria condição de cidadão dos indivíduos. Um dos problemas que pode dificultar a compreensão matemática de alguns estudantes é a dificuldade que eles têm de utilizar a simbologia necessária para o aprendizado dessa disciplina.AbstractThe present work aims to study the influence of symbolic language i mathematics. This study will be presented only results from literature searches, but later it is intended through interviews with students from elementary and secondary education, to extend the research. Most studies and surveys conducted in the area of mathematics education assumes that the mathematics participates in the formation of individuals and it is important in their social integration. In this sense one failure could mean not only a failure in school life, but also the very condition of the individual citizen. One of the problems that can hinder the mathematical understanding of some students is the difficulty they have to use the symbols necessary for learning this discipline.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ponto de Vista analisado em aulas ministrada pelo mesmo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1061
10.18674/exacta.v7i1.1061
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1061
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v7i1.1061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1061/666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv sem mais
sem mais
sem mais
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 29-34
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215678488150016