RECONHECIMENTO DE AROMAS E APLICAÇÃO DE TESTES AFETIVOS COMO FORMA DE APRENDIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Kamila de Oliveira do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Dilson Fagundes, Batista, Elga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1224
Resumo: A análise sensorial pode ser utilizada para se evocar, medir, analisar e interpretar as reações dos consumidores em relação às características dos alimentos. Nesse contexto, os atributos olfativos são importantes para a escolha de um alimento. O objetivo deste trabalho foi de verificar a percepção sensorial das alunas do curso de pós-graduação na área de Nutrição, com uma abordagem didática aplicada pelo reconhecimento de aromas e aplicação de testes afetivos, como forma de aprendizado. Para a realização das análises, 30 alunas avaliaram 16 amostras (café, canela, cravo, vinagre, cachaça, azeite, orégano, molho shoyo, xarope de guaraná, açúcar, curry, pimenta calabresa, queijo parmesão, limão, vinho tinto e coentro). Também foram realizados os testes de preferência e intenção de compra de duas marcas de biscoitos amanteigados. Os resultados mostraram que os maiores índices de acertos foram verificados para os aromas das amostras de limão (84%), café (80%), canela (80%), cravo (80%) e vinagre (80%); e que a pimenta calabresa e o coentro não foram reconhecidos por nenhum provador. Além disso, também foi observado que os biscoitos amanteigados da marca A apresentaram maior aceitabilidade, quando 24% dos participantes afirmaram que certamente comprariam o produto. A partir dos resultados observados, foi possível verificar que as práticas realizadas podem contribuir para que o aluno exercite sua capacidade de perceber diferenças entre aromas de diferentes amostras de alimento e bebidas. Portanto, pode-se verificar a importância da análise sensorial como ciência, contribuindo de forma didática no aprendizado dos alunos do curso de Nutrição.AbstractSensory analysis can be used to evoke, measure, analyze and interpret the reactions of consumers in relation to food characteristics. In this context, the olfactory attributes are important for choosing a food. The objective of this work was to verify the perception of Nutrition’s students, with a teaching approach applied by the recognition of aromas and applying affective tests as a way of learning. For the analyzes, 30 students evaluated 16 samples (coffee, cinnamon, cloves, vinegar, rum, olive oil, oregano, soy sauce, guarana syrup, sugar, curry, chilli, parmesan cheese, lemon, red wine and coriander). Tests of preference and intention to purchase two brands of butter cookies were also conducted. The results showed that the highest rate of correct answers were checked for the aromas of lemon samples (84%), coffee (80%), cinnamon (80%), clove (80%) and vinegar (80%) and pepper Calabrese and coriander were not recognized by any tester. Furthermore, it was also observed that butter cookies brand A had higher acceptability, where 24 % of participants said they certainly would buy the product. From the observed results it was verified that the practices performed may contribute to the student to exercise your ability to perceive differences between scents from different samples of food and beverages. Therefore, it’s possible to see the sensory analysis importance’s as a science, contributing didactically in the students of Nutrition learning.
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