O discurso médico e a patologização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hashiguti,Simone Tiemi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000100004
Resumo: Em discussões sobre avaliação escolar, e em meio à afirmação de que ela é um "instrumento que ajuda a direcionar e redirecionar a prática pedagógica", não é raro ouvir de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessores de escolas públicas e privadas a afirmação de que o que se faz na escola por meio desse "instrumento" é "diagnosticar" as "dificuldades" dos alunos. "Diagnostica-se", através da avaliação, os "problemas" que os alunos têm, o que "não conseguiram apreender das aulas" e que "remédio" lhes deve ser dado para "sanar" tais problemas. Todas essas palavras são originalmente encontradas no discurso médico para a descrição de situações de doença, mas elas fazem parte, igualmente, do meio escolar. O objetivo deste texto é discutir a forma como a escola se apropria desse discurso e seus efeitos.
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