O discurso médico e a patologização da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000100004 |
Resumo: | Em discussões sobre avaliação escolar, e em meio à afirmação de que ela é um "instrumento que ajuda a direcionar e redirecionar a prática pedagógica", não é raro ouvir de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessores de escolas públicas e privadas a afirmação de que o que se faz na escola por meio desse "instrumento" é "diagnosticar" as "dificuldades" dos alunos. "Diagnostica-se", através da avaliação, os "problemas" que os alunos têm, o que "não conseguiram apreender das aulas" e que "remédio" lhes deve ser dado para "sanar" tais problemas. Todas essas palavras são originalmente encontradas no discurso médico para a descrição de situações de doença, mas elas fazem parte, igualmente, do meio escolar. O objetivo deste texto é discutir a forma como a escola se apropria desse discurso e seus efeitos. |
id |
UNICAMP-12_09ee2fd7490a2673384c282a713e8f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132009000100004 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso médico e a patologização da educaçãoavaliaçãodiagnósticodiscursoEm discussões sobre avaliação escolar, e em meio à afirmação de que ela é um "instrumento que ajuda a direcionar e redirecionar a prática pedagógica", não é raro ouvir de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessores de escolas públicas e privadas a afirmação de que o que se faz na escola por meio desse "instrumento" é "diagnosticar" as "dificuldades" dos alunos. "Diagnostica-se", através da avaliação, os "problemas" que os alunos têm, o que "não conseguiram apreender das aulas" e que "remédio" lhes deve ser dado para "sanar" tais problemas. Todas essas palavras são originalmente encontradas no discurso médico para a descrição de situações de doença, mas elas fazem parte, igualmente, do meio escolar. O objetivo deste texto é discutir a forma como a escola se apropria desse discurso e seus efeitos.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000100004Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.1 2009reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132009000100004info:eu-repo/semantics/openAccessHashiguti,Simone Tiemipor2009-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132009000100004Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:24.680034Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso médico e a patologização da educação |
title |
O discurso médico e a patologização da educação |
spellingShingle |
O discurso médico e a patologização da educação Hashiguti,Simone Tiemi avaliação diagnóstico discurso |
title_short |
O discurso médico e a patologização da educação |
title_full |
O discurso médico e a patologização da educação |
title_fullStr |
O discurso médico e a patologização da educação |
title_full_unstemmed |
O discurso médico e a patologização da educação |
title_sort |
O discurso médico e a patologização da educação |
author |
Hashiguti,Simone Tiemi |
author_facet |
Hashiguti,Simone Tiemi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hashiguti,Simone Tiemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação diagnóstico discurso |
topic |
avaliação diagnóstico discurso |
description |
Em discussões sobre avaliação escolar, e em meio à afirmação de que ela é um "instrumento que ajuda a direcionar e redirecionar a prática pedagógica", não é raro ouvir de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessores de escolas públicas e privadas a afirmação de que o que se faz na escola por meio desse "instrumento" é "diagnosticar" as "dificuldades" dos alunos. "Diagnostica-se", através da avaliação, os "problemas" que os alunos têm, o que "não conseguiram apreender das aulas" e que "remédio" lhes deve ser dado para "sanar" tais problemas. Todas essas palavras são originalmente encontradas no discurso médico para a descrição de situações de doença, mas elas fazem parte, igualmente, do meio escolar. O objetivo deste texto é discutir a forma como a escola se apropria desse discurso e seus efeitos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132009000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.1 2009 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524099682304 |