CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265 |
Resumo: | RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula. |
id |
UNICAMP-12_5811d36a0cf48ca2aafa56c7d0eae950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132022000100265 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAISsemiótica socialleituraaprendizagem multimodalRESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265Trabalhos em Linguística Aplicada v.61 n.1 2022reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/01031813913511520210121info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria Gorette AndradeRodrigues,Linduarte Pereirapor2022-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132022000100265Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:57.642546Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
title |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
spellingShingle |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS Silva,Maria Gorette Andrade semiótica social leitura aprendizagem multimodal |
title_short |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
title_full |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
title_fullStr |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
title_full_unstemmed |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
title_sort |
CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS |
author |
Silva,Maria Gorette Andrade |
author_facet |
Silva,Maria Gorette Andrade Rodrigues,Linduarte Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Linduarte Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Maria Gorette Andrade Rodrigues,Linduarte Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
semiótica social leitura aprendizagem multimodal |
topic |
semiótica social leitura aprendizagem multimodal |
description |
RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/01031813913511520210121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.61 n.1 2022 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216527094415360 |