CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maria Gorette Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues,Linduarte Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265
Resumo: RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula.
id UNICAMP-12_5811d36a0cf48ca2aafa56c7d0eae950
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132022000100265
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAISsemiótica socialleituraaprendizagem multimodalRESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265Trabalhos em Linguística Aplicada v.61 n.1 2022reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/01031813913511520210121info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria Gorette AndradeRodrigues,Linduarte Pereirapor2022-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132022000100265Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:57.642546Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
title CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
spellingShingle CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
Silva,Maria Gorette Andrade
semiótica social
leitura
aprendizagem multimodal
title_short CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
title_full CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
title_fullStr CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
title_full_unstemmed CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
title_sort CORES, TEXTURAS E TIPOGRAFIA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DE RECURSOS MULTIMODAIS
author Silva,Maria Gorette Andrade
author_facet Silva,Maria Gorette Andrade
Rodrigues,Linduarte Pereira
author_role author
author2 Rodrigues,Linduarte Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maria Gorette Andrade
Rodrigues,Linduarte Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica social
leitura
aprendizagem multimodal
topic semiótica social
leitura
aprendizagem multimodal
description RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a potencialidade de cores, texturas e tipografia nas atividades de leitura, apresentando estratégias que contribuam para a viabilização da aprendizagem multimodal em contexto escolar. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, de base interpretativista e de natureza aplicada, busca demonstrar como os recursos semióticos empregados na construção dos gêneros textuais são indispensáveis no processo de apreensão de sentidos pelo leitor, ressaltando ainda a relevância da mediação docente nesse processo cognitivo mediante intervenção didática realizada no Ensino Médio. Desse modo, em termos de fundamentação teórica, baseia-se nos pressupostos da Semiótica Social e da multimodalidade em diálogo com a formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada. Os resultados revelam que a problematização dos recursos semióticos pelo professor possibilita o desenvolvimento da competência leitora do sujeito escolar, ampliando a noção de linguagem e viabilizando o contato com aspectos pouco explorados em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/01031813913511520210121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.61 n.1 2022
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216527094415360