O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Jonathan Zotti da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gallon,Mônica da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939
Resumo: RESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback.
id UNICAMP-12_5fa2e43ceb684ad9ae75add1c2f385cf
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132019000200939
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALprojetos de pesquisaletramentos acadêmicosavaliação formativaRESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138653931450692info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jonathan Zotti daGallon,Mônica da Silvapor2019-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132019000200939Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:46.499123Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silva,Jonathan Zotti da
projetos de pesquisa
letramentos acadêmicos
avaliação formativa
title_short O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Silva,Jonathan Zotti da
author_facet Silva,Jonathan Zotti da
Gallon,Mônica da Silva
author_role author
author2 Gallon,Mônica da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Jonathan Zotti da
Gallon,Mônica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv projetos de pesquisa
letramentos acadêmicos
avaliação formativa
topic projetos de pesquisa
letramentos acadêmicos
avaliação formativa
description RESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138653931450692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216526199980032