O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939 |
Resumo: | RESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback. |
id |
UNICAMP-12_5fa2e43ceb684ad9ae75add1c2f385cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132019000200939 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALprojetos de pesquisaletramentos acadêmicosavaliação formativaRESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138653931450692info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jonathan Zotti daGallon,Mônica da Silvapor2019-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132019000200939Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:46.499123Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Silva,Jonathan Zotti da projetos de pesquisa letramentos acadêmicos avaliação formativa |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Silva,Jonathan Zotti da |
author_facet |
Silva,Jonathan Zotti da Gallon,Mônica da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gallon,Mônica da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Jonathan Zotti da Gallon,Mônica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projetos de pesquisa letramentos acadêmicos avaliação formativa |
topic |
projetos de pesquisa letramentos acadêmicos avaliação formativa |
description |
RESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138653931450692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216526199980032 |