O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cani,Josiane Brunetti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santiago,Maria Elizabete Vilella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201164
Resumo: RESUMO Este trabalho objetiva investigar de que forma os descritores do Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação (QCER) se comportam diante das demandas de uma sociedade cuja comunicação é cada vez mais, multimodal, digital e global. Para alcançar tal objetivo, o artigo aborda estudos sobre Multiletramentos e Letramento Crítico, no intuito de embasar a discussão sobre os descritores referentes aos níveis C1 e C2, pois, para interações eficientes em uma sociedade cada vez mais digital e globalizada, é necessário que utilizadores proficientes possuam, e saibam usar, uma gama considerável de recursos semióticos. A metodologia qualitativa, abrangendo aspectos da concepção do QCER, sua abordagem comunicativa e os descritores de produção e compreensão oral e escrita, foi utilizada. A análise permitiu concluir que a da aplicabilidade do QCER no programa de internacionalização do Ensino Superior requer algumas ações específicas que permitiriam atualizar seus descritores, de forma a atender às práticas dos multiletramentos, do letramento crítico e das tecnologias digitais.
id UNICAMP-12_723c0b17dc32e54733924975cfb8b927
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132018000201164
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOSQCERmultiletramentosletramento críticoRESUMO Este trabalho objetiva investigar de que forma os descritores do Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação (QCER) se comportam diante das demandas de uma sociedade cuja comunicação é cada vez mais, multimodal, digital e global. Para alcançar tal objetivo, o artigo aborda estudos sobre Multiletramentos e Letramento Crítico, no intuito de embasar a discussão sobre os descritores referentes aos níveis C1 e C2, pois, para interações eficientes em uma sociedade cada vez mais digital e globalizada, é necessário que utilizadores proficientes possuam, e saibam usar, uma gama considerável de recursos semióticos. A metodologia qualitativa, abrangendo aspectos da concepção do QCER, sua abordagem comunicativa e os descritores de produção e compreensão oral e escrita, foi utilizada. A análise permitiu concluir que a da aplicabilidade do QCER no programa de internacionalização do Ensino Superior requer algumas ações específicas que permitiriam atualizar seus descritores, de forma a atender às práticas dos multiletramentos, do letramento crítico e das tecnologias digitais.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201164Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138650002297941info:eu-repo/semantics/openAccessCani,Josiane BrunettiSantiago,Maria Elizabete Vilellapor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000201164Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:42.721159Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
title O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
spellingShingle O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
Cani,Josiane Brunetti
QCER
multiletramentos
letramento crítico
title_short O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
title_full O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
title_fullStr O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
title_full_unstemmed O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
title_sort O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS
author Cani,Josiane Brunetti
author_facet Cani,Josiane Brunetti
Santiago,Maria Elizabete Vilella
author_role author
author2 Santiago,Maria Elizabete Vilella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cani,Josiane Brunetti
Santiago,Maria Elizabete Vilella
dc.subject.por.fl_str_mv QCER
multiletramentos
letramento crítico
topic QCER
multiletramentos
letramento crítico
description RESUMO Este trabalho objetiva investigar de que forma os descritores do Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação (QCER) se comportam diante das demandas de uma sociedade cuja comunicação é cada vez mais, multimodal, digital e global. Para alcançar tal objetivo, o artigo aborda estudos sobre Multiletramentos e Letramento Crítico, no intuito de embasar a discussão sobre os descritores referentes aos níveis C1 e C2, pois, para interações eficientes em uma sociedade cada vez mais digital e globalizada, é necessário que utilizadores proficientes possuam, e saibam usar, uma gama considerável de recursos semióticos. A metodologia qualitativa, abrangendo aspectos da concepção do QCER, sua abordagem comunicativa e os descritores de produção e compreensão oral e escrita, foi utilizada. A análise permitiu concluir que a da aplicabilidade do QCER no programa de internacionalização do Ensino Superior requer algumas ações específicas que permitiriam atualizar seus descritores, de forma a atender às práticas dos multiletramentos, do letramento crítico e das tecnologias digitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201164
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138650002297941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216523517722624