Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200003 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender como funcionam as crenças de uma professora e de seus alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças, em um contexto pedagógico específico. Para tanto, através de um empreendimento crítico-reflexivo, a professora-pesquisadora parte de uma perspectiva sócio-histórica de linguagem e desenvolvimento psicológico humano, a partir da qual as crenças, enquanto construtos subjetivos, são analisadas e discutidas. O corpus foi recolhido em sala de aula, a partir de gêneros textuais específicos e constitutivos da função de professor e alunos. A análise revela que as crenças constituem-se mutuamente no e através do discurso, sendo influenciadas por diversos elementos que compõem o contexto de sala de aula. Os resultados, além de contribuírem para o entendimento do que sejam crenças e do papel que elas ocupam no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças, sugerem o uso de abordagens reflexivas como uma alternativa para o desenvolvimento profissional do professor. |
id |
UNICAMP-12_7a582864206f0f489f8d011e7e20d107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132009000200003 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunoslíngua estrangeira para criançascrençasabordagem reflexivaO presente trabalho busca compreender como funcionam as crenças de uma professora e de seus alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças, em um contexto pedagógico específico. Para tanto, através de um empreendimento crítico-reflexivo, a professora-pesquisadora parte de uma perspectiva sócio-histórica de linguagem e desenvolvimento psicológico humano, a partir da qual as crenças, enquanto construtos subjetivos, são analisadas e discutidas. O corpus foi recolhido em sala de aula, a partir de gêneros textuais específicos e constitutivos da função de professor e alunos. A análise revela que as crenças constituem-se mutuamente no e através do discurso, sendo influenciadas por diversos elementos que compõem o contexto de sala de aula. Os resultados, além de contribuírem para o entendimento do que sejam crenças e do papel que elas ocupam no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças, sugerem o uso de abordagens reflexivas como uma alternativa para o desenvolvimento profissional do professor.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200003Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.2 2009reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132009000200003info:eu-repo/semantics/openAccessScheifer,Camila Lawsonpor2010-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132009000200003Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:25.244528Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
title |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
spellingShingle |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos Scheifer,Camila Lawson língua estrangeira para crianças crenças abordagem reflexiva |
title_short |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
title_full |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
title_fullStr |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
title_sort |
Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos |
author |
Scheifer,Camila Lawson |
author_facet |
Scheifer,Camila Lawson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheifer,Camila Lawson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
língua estrangeira para crianças crenças abordagem reflexiva |
topic |
língua estrangeira para crianças crenças abordagem reflexiva |
description |
O presente trabalho busca compreender como funcionam as crenças de uma professora e de seus alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças, em um contexto pedagógico específico. Para tanto, através de um empreendimento crítico-reflexivo, a professora-pesquisadora parte de uma perspectiva sócio-histórica de linguagem e desenvolvimento psicológico humano, a partir da qual as crenças, enquanto construtos subjetivos, são analisadas e discutidas. O corpus foi recolhido em sala de aula, a partir de gêneros textuais específicos e constitutivos da função de professor e alunos. A análise revela que as crenças constituem-se mutuamente no e através do discurso, sendo influenciadas por diversos elementos que compõem o contexto de sala de aula. Os resultados, além de contribuírem para o entendimento do que sejam crenças e do papel que elas ocupam no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças, sugerem o uso de abordagens reflexivas como uma alternativa para o desenvolvimento profissional do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132009000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.2 2009 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524111216640 |