Entre o tecnológico e o humanamente possível: uma análise comparativa multimodal da referenciação nos meios remoto e copresencial de ensino e aprendizagem
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670879 |
Resumo: | A crise mundial da COVID-19 modificou a condução das atividades educacionais com a emergência de diversos espaços de ensino-aprendizagem organizados em ambientes virtuais. É nesse cenário que este estudo se insere, ao investigar, comparativamente, nas modalidades de ensino remoto e presencial, uma prática recorrente no contexto pedagógico: a referenciação de objetos – como uma tabela em um livro, um documento, ou um objeto não digital. Analisamos como docentes e aprendizes realizam interacionalmente essa prática, descrevendo os recursos multimodais por eles/as empregados e refletindo sobre as potencialidades e os desafios envolvidos nas duas modalidades de ensino. Para investigar as minúcias dessa prática no “aqui-e-agora” interacional do ambiente escolar, empregamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Multimodal (SACKS, 1992; MONDADA, 2014), a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas remotas e presenciais. Os resultados evidenciam que, embora vários dos recursos empregados pelas professoras na referenciação sejam comuns a ambas as modalidades de ensino, em função das contingências impostas por cada modalidade, eles são empregados por diferentes meios. Há, contudo, diferenças cruciais e com repercussões importantes. Por exemplo, a modalidade de copresença física caracteriza-se por um contexto em que os/as aprendizes e seus respectivos objetos estão visualmente acessíveis ao/à professor/a, possibilitando seu monitoramento e, consequentemente, assegurando a completude do processo de referenciação, o que (ainda) não é possível na modalidade remota. Ademais, na modalidade remota, os/as aprendizes também precisam lidar com contingências específicas da não copresença física ao iniciarem a referenciação a algum objeto, especialmente quando é preciso sincronizar as ações para mobilizar a atenção conjunta. Assim, mostramos como essas e outras contingências implicam em esforços interacionais (frequentemente herculanos) dos/as participantes para tornar possível o processo de ensino e aprendizagem. |
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Entre o tecnológico e o humanamente possível: uma análise comparativa multimodal da referenciação nos meios remoto e copresencial de ensino e aprendizagemBetween the technological and the humanly possible: a comparative multimodal analysis of referencing in online and in-person teaching and learning interactionsEntre lo tecnológico y lo humanamente posible: un análisis comparativo multimodal de la referenciación en medios de enseñanza y aprendizaje remotos y copresencialesMultimodal conversation analysisReferencingClassroomOnline and in-person teachingCOVID-19Análise da conversaReferenciaçãoEnsino remotoEnsino presencialCOVID-19Análisis de conversaciónReferenciação Aprendizaje remotoDocencia presencialCOVID-19A crise mundial da COVID-19 modificou a condução das atividades educacionais com a emergência de diversos espaços de ensino-aprendizagem organizados em ambientes virtuais. É nesse cenário que este estudo se insere, ao investigar, comparativamente, nas modalidades de ensino remoto e presencial, uma prática recorrente no contexto pedagógico: a referenciação de objetos – como uma tabela em um livro, um documento, ou um objeto não digital. Analisamos como docentes e aprendizes realizam interacionalmente essa prática, descrevendo os recursos multimodais por eles/as empregados e refletindo sobre as potencialidades e os desafios envolvidos nas duas modalidades de ensino. Para investigar as minúcias dessa prática no “aqui-e-agora” interacional do ambiente escolar, empregamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Multimodal (SACKS, 1992; MONDADA, 2014), a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas remotas e presenciais. Os resultados evidenciam que, embora vários dos recursos empregados pelas professoras na referenciação sejam comuns a ambas as modalidades de ensino, em função das contingências impostas por cada modalidade, eles são empregados por diferentes meios. Há, contudo, diferenças cruciais e com repercussões importantes. Por exemplo, a modalidade de copresença física caracteriza-se por um contexto em que os/as aprendizes e seus respectivos objetos estão visualmente acessíveis ao/à professor/a, possibilitando seu monitoramento e, consequentemente, assegurando a completude do processo de referenciação, o que (ainda) não é possível na modalidade remota. Ademais, na modalidade remota, os/as aprendizes também precisam lidar com contingências específicas da não copresença física ao iniciarem a referenciação a algum objeto, especialmente quando é preciso sincronizar as ações para mobilizar a atenção conjunta. Assim, mostramos como essas e outras contingências implicam em esforços interacionais (frequentemente herculanos) dos/as participantes para tornar possível o processo de ensino e aprendizagem.The COVID-19 global crisis has changed in many ways how educational activities happen, especially when the encounters migrated to video-mediated settings. In this paper, from a comparative perspective, we investigate online and in-person classes. We examine a recurring practice in pedagogical contexts: referencing objects – e.g. a task in a textbook, a document, or a non-digital object. We analyze how teachers and learners interactionally accomplish referencing. We describe the multimodal resources deployed and reflect on the affordances and challenges in each environment. Using Multimodal Conversation Analysis (SACKS, 1992; MONDADA, 2014), we conduct a fine-grained analysis of the unfolding of referencing practices in audio and video-recorded online and in-person classes. The analysis reveals that although many of the resources mobilized by teachers to refer to an object are common to both environments, they are accomplished through different means due to contingencies imposed by each environment. However, there are crucial differences that generate important repercussions. The in-person environment, for example, is characterized by being a context in which learners and their objects are visually accessible (i.e., independent from a camera that captures them), thus enabling their monitoring and, consequently, ensuring the full accomplishment of the referencing process, something which is not possible (yet) in the virtual environment. Furthermore, in online classes, when referencing an object, learners also need to deal with specific contingencies of the non-physical copresence, especially with those that demand synchrony of actions and visual access (both ways) to mobilize joint attention. Therefore, we show how these (and other) challenges imply interactional efforts by the participants to make the teaching and learning process possible.La crisis global del COVID-19 ha cambiado la realización de las actividades educativas con la aparición de varios espacios de enseñanza-aprendizaje organizados en entornos virtuales. Es en este escenario que este estudio se inserta, al investigar, comparativamente, en las modalidades de enseñanza remota y presencial, una práctica recurrente en el contexto pedagógico: la referenciación de objetos, como una tabla en un libro, un documento o un objeto no digital. Analizamos cómo los profesores y los alumnos realizan esta práctica de forma interactiva, describiendo los recursos multimodales empleados por ellos y reflexionando sobre las potencialidades y desafíos involucrados en las dos modalidades de enseñanza. Para investigar las minucias de esta práctica en el "aquí y ahora" interaccional del entorno escolar, empleamos los supuestos teórico-metodológicos del Análisis de Conversación Multimodal (SACKS, 1992; MONDADA, 2014), a partir de grabaciones de audio y video de clases remotas y presenciales. Los resultados muestran que, aunque varios de los recursos utilizados por los docentes en la referenciación son comunes a ambas modalidades de enseñanza, debido a las contingencias impuestas por cada modalidad, se utilizan por diferentes medios. Sin embargo, existen diferencias cruciales con importantes repercusiones. Por ejemplo, la modalidad de copresencia física se caracteriza por un contexto en el que los educandos y sus respectivos objetos son visualmente accesibles para el profesor, permitiendo su monitoreo y, en consecuencia, asegurando la integridad del proceso de referenciación, lo que (todavía) no es posible en la modalidad remota. Además, en la modalidad remota, los educandos también necesitan lidiar con contingencias específicas de copresencia no física al comenzar a referirse a algún objeto, especialmente cuando es necesario sincronizar acciones para movilizar la atención conjunta. Así, mostramos cómo estas y otras contingencias implican en esfuerzos interaccionales (a menudo hercúneos) de los participantes para hacer posible el proceso de enseñanza y aprendizaje.Universidade Estadual de Campinas2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670879Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 62 n. 1 (2023); 16-33Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 No. 1 (2023); 16-33Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 Núm. 1 (2023); 16-332175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670879/31759Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrioli, FernandaOstermann, Ana CristinaOhlweiler, Marina Kirsch2023-07-04T17:25:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670879Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-07-04T17:25:29Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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