Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057 |
Resumo: | A pandemia causada pela covid-19 trouxe novas necessidades de adequação no processo de ensino e aprendizagem, no qual as instituições experimentaram a passagem da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança, traz consigo diversos aspectos que precisam ser analisados e discutidos. Diante disto, este artigo discute o impacto do ensino remoto emergencial causado pela covid-19. Os procedimentos metodológicos deste estudo iniciam-se em uma pesquisa bibliográfica que precede a revisão de literatura. Quanto a natureza da pesquisa o estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico de uma instituição de ensino pública. A pesquisa foi realizada com duas coortes distintas de alunos de curso técnico, a primeira experimentou ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas (2020) e a segunda, revela-se a coorte que retorna ao ensino tradicional após dois anos (2022). Atualmente, o uso das tecnologias pode ser considerado importante ferramenta que visa auxiliar professores e estudantes nessa nova metodologia, contribuindo para adequação a prática pedagogia e o processo de aprendizagem. Nosso estudo se propôs a investigar os processos de adequação à nova realidade, oferecida pela pandemia da covid-19 e eventuais legados que poderá deixar para o futuro. |
id |
VERACRUZ-0_8e65989724d3ed6a94d6d463809f6d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56057 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnicoEnsino remotoCovid-19retomada ensino presencialA pandemia causada pela covid-19 trouxe novas necessidades de adequação no processo de ensino e aprendizagem, no qual as instituições experimentaram a passagem da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança, traz consigo diversos aspectos que precisam ser analisados e discutidos. Diante disto, este artigo discute o impacto do ensino remoto emergencial causado pela covid-19. Os procedimentos metodológicos deste estudo iniciam-se em uma pesquisa bibliográfica que precede a revisão de literatura. Quanto a natureza da pesquisa o estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico de uma instituição de ensino pública. A pesquisa foi realizada com duas coortes distintas de alunos de curso técnico, a primeira experimentou ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas (2020) e a segunda, revela-se a coorte que retorna ao ensino tradicional após dois anos (2022). Atualmente, o uso das tecnologias pode ser considerado importante ferramenta que visa auxiliar professores e estudantes nessa nova metodologia, contribuindo para adequação a prática pedagogia e o processo de aprendizagem. Nosso estudo se propôs a investigar os processos de adequação à nova realidade, oferecida pela pandemia da covid-19 e eventuais legados que poderá deixar para o futuro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5605710.34117/bjdv9n1-094Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1358-1376Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1358-1376Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1358-13762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057/41190de Sant'Anna, Eduardo Paulo AlmeidaGomes, Maria Antuniziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-11T14:12:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56057Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:55.974014Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
title |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
spellingShingle |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida Ensino remoto Covid-19 retomada ensino presencial |
title_short |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
title_full |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
title_fullStr |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
title_sort |
Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico |
author |
de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida |
author_facet |
de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida Gomes, Maria Antunizia |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Antunizia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida Gomes, Maria Antunizia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Covid-19 retomada ensino presencial |
topic |
Ensino remoto Covid-19 retomada ensino presencial |
description |
A pandemia causada pela covid-19 trouxe novas necessidades de adequação no processo de ensino e aprendizagem, no qual as instituições experimentaram a passagem da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança, traz consigo diversos aspectos que precisam ser analisados e discutidos. Diante disto, este artigo discute o impacto do ensino remoto emergencial causado pela covid-19. Os procedimentos metodológicos deste estudo iniciam-se em uma pesquisa bibliográfica que precede a revisão de literatura. Quanto a natureza da pesquisa o estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico de uma instituição de ensino pública. A pesquisa foi realizada com duas coortes distintas de alunos de curso técnico, a primeira experimentou ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas (2020) e a segunda, revela-se a coorte que retorna ao ensino tradicional após dois anos (2022). Atualmente, o uso das tecnologias pode ser considerado importante ferramenta que visa auxiliar professores e estudantes nessa nova metodologia, contribuindo para adequação a prática pedagogia e o processo de aprendizagem. Nosso estudo se propôs a investigar os processos de adequação à nova realidade, oferecida pela pandemia da covid-19 e eventuais legados que poderá deixar para o futuro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057 10.34117/bjdv9n1-094 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057/41190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1358-1376 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1358-1376 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1358-1376 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645624800706560 |