Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Maria Antunizia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057
Resumo: A pandemia causada pela covid-19 trouxe novas necessidades de adequação no processo de ensino e aprendizagem, no qual as instituições experimentaram a passagem da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança, traz consigo diversos aspectos que precisam ser analisados e discutidos. Diante disto, este artigo discute o impacto do ensino remoto emergencial causado pela covid-19. Os procedimentos metodológicos deste estudo iniciam-se em uma pesquisa bibliográfica que precede a revisão de literatura. Quanto a natureza da pesquisa o estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico de uma instituição de ensino pública. A pesquisa foi realizada com duas coortes distintas de alunos de curso técnico, a primeira experimentou ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas (2020) e a segunda, revela-se a coorte que retorna ao ensino tradicional após dois anos (2022). Atualmente, o uso das tecnologias pode ser considerado importante ferramenta que visa auxiliar professores e estudantes nessa nova metodologia, contribuindo para adequação a prática pedagogia e o processo de aprendizagem. Nosso estudo se propôs a investigar os processos de adequação à nova realidade, oferecida pela pandemia da covid-19 e eventuais legados que poderá deixar para o futuro.
id VERACRUZ-0_8e65989724d3ed6a94d6d463809f6d4b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56057
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnicoEnsino remotoCovid-19retomada ensino presencialA pandemia causada pela covid-19 trouxe novas necessidades de adequação no processo de ensino e aprendizagem, no qual as instituições experimentaram a passagem da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança, traz consigo diversos aspectos que precisam ser analisados e discutidos. Diante disto, este artigo discute o impacto do ensino remoto emergencial causado pela covid-19. Os procedimentos metodológicos deste estudo iniciam-se em uma pesquisa bibliográfica que precede a revisão de literatura. Quanto a natureza da pesquisa o estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico de uma instituição de ensino pública. A pesquisa foi realizada com duas coortes distintas de alunos de curso técnico, a primeira experimentou ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas (2020) e a segunda, revela-se a coorte que retorna ao ensino tradicional após dois anos (2022). Atualmente, o uso das tecnologias pode ser considerado importante ferramenta que visa auxiliar professores e estudantes nessa nova metodologia, contribuindo para adequação a prática pedagogia e o processo de aprendizagem. Nosso estudo se propôs a investigar os processos de adequação à nova realidade, oferecida pela pandemia da covid-19 e eventuais legados que poderá deixar para o futuro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5605710.34117/bjdv9n1-094Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1358-1376Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1358-1376Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1358-13762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057/41190de Sant'Anna, Eduardo Paulo AlmeidaGomes, Maria Antuniziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-11T14:12:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56057Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:55.974014Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
title Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
spellingShingle Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida
Ensino remoto
Covid-19
retomada ensino presencial
title_short Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
title_full Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
title_fullStr Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
title_full_unstemmed Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
title_sort Ensino remoto em tempos de COVID-19: efeitos, dificuldades, retomada e resultados; um estudo de caso com estudantes do ensino técnico
author de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida
author_facet de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida
Gomes, Maria Antunizia
author_role author
author2 Gomes, Maria Antunizia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sant'Anna, Eduardo Paulo Almeida
Gomes, Maria Antunizia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Covid-19
retomada ensino presencial
topic Ensino remoto
Covid-19
retomada ensino presencial
description A pandemia causada pela covid-19 trouxe novas necessidades de adequação no processo de ensino e aprendizagem, no qual as instituições experimentaram a passagem da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança, traz consigo diversos aspectos que precisam ser analisados e discutidos. Diante disto, este artigo discute o impacto do ensino remoto emergencial causado pela covid-19. Os procedimentos metodológicos deste estudo iniciam-se em uma pesquisa bibliográfica que precede a revisão de literatura. Quanto a natureza da pesquisa o estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico de uma instituição de ensino pública. A pesquisa foi realizada com duas coortes distintas de alunos de curso técnico, a primeira experimentou ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas (2020) e a segunda, revela-se a coorte que retorna ao ensino tradicional após dois anos (2022). Atualmente, o uso das tecnologias pode ser considerado importante ferramenta que visa auxiliar professores e estudantes nessa nova metodologia, contribuindo para adequação a prática pedagogia e o processo de aprendizagem. Nosso estudo se propôs a investigar os processos de adequação à nova realidade, oferecida pela pandemia da covid-19 e eventuais legados que poderá deixar para o futuro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057
10.34117/bjdv9n1-094
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56057/41190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1358-1376
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1358-1376
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1358-1376
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645624800706560