Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira,Fábio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100006
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da análise de cinco materiais didáticos utilizados para o ensino de língua estrangeira através de cursos de conteúdo. Inicio situando o leitor quanto aos conceitos e às aplicações de cursos de conteúdo e descrevo algumas experiências comentadas na literatura da área. Mostro como este tipo de curso de língua estrangeira se enquadrou nos princípios de ensino com enfoque no significado e discuto a posição dos autores que levantaram questões quanto aos aspectos mais freqüentemente escolhidos para enfoque nos cursos de conteúdo. Na seção seguinte, apresento os cursos de língua estrangeira como parte do programa de extensão cultural oferecido por uma universidade pública no estado de São Paulo, para, em seguida, discutir os materiais utilizados em cada curso e os critérios que nortearam sua preparação. Os dados foram coletados a partir das informações fornecidas pelos professores dos cursos, os quais foram também os autores dos materiais utilizados. Os resultados deixaram evidências de que, no preparo do material didático, a ênfase está posta exclusivamente no conteúdo e pode estar faltando um tratamento de aspectos lingüísticos da língua-alvo.
id UNICAMP-12_93e31bda859b67942ec1ec117d66403c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132005000100006
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdocursos de conteúdomaterial didáticoenfoque na formaEste trabalho apresenta os resultados da análise de cinco materiais didáticos utilizados para o ensino de língua estrangeira através de cursos de conteúdo. Inicio situando o leitor quanto aos conceitos e às aplicações de cursos de conteúdo e descrevo algumas experiências comentadas na literatura da área. Mostro como este tipo de curso de língua estrangeira se enquadrou nos princípios de ensino com enfoque no significado e discuto a posição dos autores que levantaram questões quanto aos aspectos mais freqüentemente escolhidos para enfoque nos cursos de conteúdo. Na seção seguinte, apresento os cursos de língua estrangeira como parte do programa de extensão cultural oferecido por uma universidade pública no estado de São Paulo, para, em seguida, discutir os materiais utilizados em cada curso e os critérios que nortearam sua preparação. Os dados foram coletados a partir das informações fornecidas pelos professores dos cursos, os quais foram também os autores dos materiais utilizados. Os resultados deixaram evidências de que, no preparo do material didático, a ênfase está posta exclusivamente no conteúdo e pode estar faltando um tratamento de aspectos lingüísticos da língua-alvo.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100006Trabalhos em Linguística Aplicada v.44 n.1 2005reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132005000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira,Fábiopor2013-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132005000100006Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:20.290984Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
title Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
spellingShingle Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
Madeira,Fábio
cursos de conteúdo
material didático
enfoque na forma
title_short Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
title_full Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
title_fullStr Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
title_full_unstemmed Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
title_sort Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo
author Madeira,Fábio
author_facet Madeira,Fábio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira,Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv cursos de conteúdo
material didático
enfoque na forma
topic cursos de conteúdo
material didático
enfoque na forma
description Este trabalho apresenta os resultados da análise de cinco materiais didáticos utilizados para o ensino de língua estrangeira através de cursos de conteúdo. Inicio situando o leitor quanto aos conceitos e às aplicações de cursos de conteúdo e descrevo algumas experiências comentadas na literatura da área. Mostro como este tipo de curso de língua estrangeira se enquadrou nos princípios de ensino com enfoque no significado e discuto a posição dos autores que levantaram questões quanto aos aspectos mais freqüentemente escolhidos para enfoque nos cursos de conteúdo. Na seção seguinte, apresento os cursos de língua estrangeira como parte do programa de extensão cultural oferecido por uma universidade pública no estado de São Paulo, para, em seguida, discutir os materiais utilizados em cada curso e os critérios que nortearam sua preparação. Os dados foram coletados a partir das informações fornecidas pelos professores dos cursos, os quais foram também os autores dos materiais utilizados. Os resultados deixaram evidências de que, no preparo do material didático, a ênfase está posta exclusivamente no conteúdo e pode estar faltando um tratamento de aspectos lingüísticos da língua-alvo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132005000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.44 n.1 2005
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524022087680