A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200975 |
Resumo: | RESUMO Embora a formação de cidadãos esteja no centro das políticas públicas para o ensino básico, nem sempre o futuro professor de línguas estrangeiras é preparado para alcançar tal objetivo. O projeto analisado aqui buscou a desenvolver a capacidade dos licenciados de incluir dimensões de cidadania intercultural na sua prática docente. O trabalho envolveu reflexões sobre narrativas e diálogos interculturais, e propostas para a sua incorporação na sala de aula. O artigo contribui para repensar a relação entre direitos humanos e noções de cidadania, chamando atenção para a importância, na sua definição, de mobilizações coletivas e da construção de comunidades por meio de comunicações focadas em finalidades sociais e políticas. |
id |
UNICAMP-12_f3d7db4c60ad091a6720e1677d772690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132018000200975 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃcidadania interculturalmultilinguismodireitos humanosformação docenteRESUMO Embora a formação de cidadãos esteja no centro das políticas públicas para o ensino básico, nem sempre o futuro professor de línguas estrangeiras é preparado para alcançar tal objetivo. O projeto analisado aqui buscou a desenvolver a capacidade dos licenciados de incluir dimensões de cidadania intercultural na sua prática docente. O trabalho envolveu reflexões sobre narrativas e diálogos interculturais, e propostas para a sua incorporação na sala de aula. O artigo contribui para repensar a relação entre direitos humanos e noções de cidadania, chamando atenção para a importância, na sua definição, de mobilizações coletivas e da construção de comunidades por meio de comunicações focadas em finalidades sociais e políticas.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200975Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651938366581info:eu-repo/semantics/openAccessWindle,Joelpor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000200975Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:42.234610Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ Windle,Joel cidadania intercultural multilinguismo direitos humanos formação docente |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CIDADÃ |
author |
Windle,Joel |
author_facet |
Windle,Joel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Windle,Joel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidadania intercultural multilinguismo direitos humanos formação docente |
topic |
cidadania intercultural multilinguismo direitos humanos formação docente |
description |
RESUMO Embora a formação de cidadãos esteja no centro das políticas públicas para o ensino básico, nem sempre o futuro professor de línguas estrangeiras é preparado para alcançar tal objetivo. O projeto analisado aqui buscou a desenvolver a capacidade dos licenciados de incluir dimensões de cidadania intercultural na sua prática docente. O trabalho envolveu reflexões sobre narrativas e diálogos interculturais, e propostas para a sua incorporação na sala de aula. O artigo contribui para repensar a relação entre direitos humanos e noções de cidadania, chamando atenção para a importância, na sua definição, de mobilizações coletivas e da construção de comunidades por meio de comunicações focadas em finalidades sociais e políticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200975 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138651938366581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216523507236864 |