Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Walkyria Magno e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dantas,Larissa, Matos,Maria Clara Vianna Sá e, Martins,Marja Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100004
Resumo: Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papeis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos ideias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.
id UNICAMP-12_f850c538faae1626dd7beadef2dfeb8d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132013000100004
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglêsaconselhamento linguageiroaprendizagem de inglês como língua estrangeiraautonomiaNos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papeis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos ideias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100004Trabalhos em Linguística Aplicada v.52 n.1 2013reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132013000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Walkyria Magno eDantas,LarissaMatos,Maria Clara Vianna Sá eMartins,Marja Ferreirapor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132013000100004Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:30.627071Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
title Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
spellingShingle Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
Silva,Walkyria Magno e
aconselhamento linguageiro
aprendizagem de inglês como língua estrangeira
autonomia
title_short Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
title_full Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
title_fullStr Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
title_full_unstemmed Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
title_sort Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
author Silva,Walkyria Magno e
author_facet Silva,Walkyria Magno e
Dantas,Larissa
Matos,Maria Clara Vianna Sá e
Martins,Marja Ferreira
author_role author
author2 Dantas,Larissa
Matos,Maria Clara Vianna Sá e
Martins,Marja Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Walkyria Magno e
Dantas,Larissa
Matos,Maria Clara Vianna Sá e
Martins,Marja Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv aconselhamento linguageiro
aprendizagem de inglês como língua estrangeira
autonomia
topic aconselhamento linguageiro
aprendizagem de inglês como língua estrangeira
autonomia
description Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papeis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos ideias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132013000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.52 n.1 2013
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524666961920