Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magno e Silva, Walkyria Passos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Edirnelis Moraes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336
Resumo: Resumo Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE. Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira.   Abstract This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language. Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.
id UNB-30_c29448b915feb4505fa3882b552510bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1336
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiroAconselhamento linguageiro;Autonomia;Motivação;Francês língua estrangeiraResumo Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE. Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira.   Abstract This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language. Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133610.26512/rhla.v13i1.1336Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336/1171Magno e Silva, Walkyria PassosSantos, Edirnelis Moraes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1336Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.451229Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
title Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
spellingShingle Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
Magno e Silva, Walkyria Passos
Aconselhamento linguageiro;
Autonomia;
Motivação;
Francês língua estrangeira
title_short Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
title_full Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
title_fullStr Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
title_full_unstemmed Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
title_sort Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
author Magno e Silva, Walkyria Passos
author_facet Magno e Silva, Walkyria Passos
Santos, Edirnelis Moraes dos
author_role author
author2 Santos, Edirnelis Moraes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magno e Silva, Walkyria Passos
Santos, Edirnelis Moraes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aconselhamento linguageiro;
Autonomia;
Motivação;
Francês língua estrangeira
topic Aconselhamento linguageiro;
Autonomia;
Motivação;
Francês língua estrangeira
description Resumo Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE. Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira.   Abstract This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language. Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336
10.26512/rhla.v13i1.1336
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v13i1.1336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336/1171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345292754944