Histórias sobre o convívio com a Doença de Alzheimer: contribuições da noção de referenciação para a análise de narrativas no contexto de interações de um Grupo de Apoio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Caio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carnin, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648426
Resumo: A Doença de Alzheimer é uma síndrome demencial que altera processos neurológicos, cognitivos e interacionais. Desinformação, falta de preparo e apoio aos familiares são alguns fatores que complicam ainda mais as formas de comprensão e enfrentamento no convívio e na rotina de cuidados às pessoas acometidas por essa patologia. Diante desse panorama, existem Grupos de Apoio que promovem a socialização de informações e oferecem um espaço no qual os familiares cuidadores podem compartilhar as experiências de cuidado e convívio com pessoas portadoras da Doença de Alzheimer. É a partir desse domínio empírico que o presente trabalho objetiva demonstrar como as estratégias referenciais estão envolvidas nos níveis de posicionamento do narrador e personagens dentro do universo narrativo em uma situação de interação de grupo. Para tanto, por meio de pesquisa qualitativa, a metodologia desse trabalho é baseada nos princípios da análise da narrativa de Bamberg (1997), de Georgakopoulou (2007) e na noção de referenciação de Mondada e Dubois (2003). Os resultados de nossas análises demonstram que a noção de referenciação pode contribuir para uma investigação mais apurada dos aspectos textuais e interativos de narrativas que são contextualizadas em uma determinada situação de fala.
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spelling Histórias sobre o convívio com a Doença de Alzheimer: contribuições da noção de referenciação para a análise de narrativas no contexto de interações de um Grupo de ApoioDoença de Alzheimer. Narrativa. Referenciação.LinguísticaA Doença de Alzheimer é uma síndrome demencial que altera processos neurológicos, cognitivos e interacionais. Desinformação, falta de preparo e apoio aos familiares são alguns fatores que complicam ainda mais as formas de comprensão e enfrentamento no convívio e na rotina de cuidados às pessoas acometidas por essa patologia. Diante desse panorama, existem Grupos de Apoio que promovem a socialização de informações e oferecem um espaço no qual os familiares cuidadores podem compartilhar as experiências de cuidado e convívio com pessoas portadoras da Doença de Alzheimer. É a partir desse domínio empírico que o presente trabalho objetiva demonstrar como as estratégias referenciais estão envolvidas nos níveis de posicionamento do narrador e personagens dentro do universo narrativo em uma situação de interação de grupo. Para tanto, por meio de pesquisa qualitativa, a metodologia desse trabalho é baseada nos princípios da análise da narrativa de Bamberg (1997), de Georgakopoulou (2007) e na noção de referenciação de Mondada e Dubois (2003). Os resultados de nossas análises demonstram que a noção de referenciação pode contribuir para uma investigação mais apurada dos aspectos textuais e interativos de narrativas que são contextualizadas em uma determinada situação de fala.Universidade Estadual de Campinas2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864842610.20396/cel.v59i1.8648426Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 1 (2017): Contexto e Referência; 157-174Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 1 (2017): Contexto e Referência; 157-174Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 1 (2017): Contexto e Referência; 157-1742447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648426/15700https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648426/19991Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMira, CaioCarnin, Anderson2017-06-06T11:05:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648426Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:53.980235Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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