A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Righi-Gomes, Maria Judith
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648742
Resumo: Este texto sobre mediação em sala de aula é dedicado à Profª Drª Maria Irma Coudry que, desde a criação da área da Neurolinguística Discursiva, muito tem contribuído para refletir sobre patologização, medicalização e mediação, temas que permeiam as discussões sobre a prática pedagógica em nossos dias. O texto se fundamenta em um dos conceitos presentes em sua obra, Diário de Narciso: discurso e afasia, o de “construção partilhada de sentidos”, introduzido para questionar a padronização das avaliações e práticas terapêuticas com sujeitos afásicos. As reflexões realizadas por Coudry (1986) sobre construir sentidos através da linguagem, para que as interlocuções se tornem significativas e permitindo que os sujeitos assumam seus posicionamentos históricos, abrem um campo muito fértil para a compreensão do que significa “mediar” no contexto escolar. Ao reconhecer no aluno um sujeito de linguagem e, por isso, dependente das relações que se estabelecem em seu meio, o referido conceito atua como um contradispositivo às metodologias padronizantes, implantadas por políticas públicas e vigentes na escola atual. A reflexão aqui realizada se fundamenta em diversos autores da Neurolinguística Discursiva, em especial Coudry (1986; 1996; 2010), Freud (1891;1895), Vygotsky (1926;1934) e Luria (1977;1979), relacionando o funcionamento cerebral  ao simbólico e ao histórico.
id UNICAMP-13_1c50ac99fbf300286154277626f21083
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648742
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidosNeurolinguística Discursiva. Linguagem. Aprendizagem.LinguísticaEste texto sobre mediação em sala de aula é dedicado à Profª Drª Maria Irma Coudry que, desde a criação da área da Neurolinguística Discursiva, muito tem contribuído para refletir sobre patologização, medicalização e mediação, temas que permeiam as discussões sobre a prática pedagógica em nossos dias. O texto se fundamenta em um dos conceitos presentes em sua obra, Diário de Narciso: discurso e afasia, o de “construção partilhada de sentidos”, introduzido para questionar a padronização das avaliações e práticas terapêuticas com sujeitos afásicos. As reflexões realizadas por Coudry (1986) sobre construir sentidos através da linguagem, para que as interlocuções se tornem significativas e permitindo que os sujeitos assumam seus posicionamentos históricos, abrem um campo muito fértil para a compreensão do que significa “mediar” no contexto escolar. Ao reconhecer no aluno um sujeito de linguagem e, por isso, dependente das relações que se estabelecem em seu meio, o referido conceito atua como um contradispositivo às metodologias padronizantes, implantadas por políticas públicas e vigentes na escola atual. A reflexão aqui realizada se fundamenta em diversos autores da Neurolinguística Discursiva, em especial Coudry (1986; 1996; 2010), Freud (1891;1895), Vygotsky (1926;1934) e Luria (1977;1979), relacionando o funcionamento cerebral  ao simbólico e ao histórico.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão se aplicaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864874210.20396/cel.v60i2.8648742Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 527-537Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 527-537Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 527-5372447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648742/18476Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRighi-Gomes, Maria Judith2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648742Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.479814Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
title A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
spellingShingle A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
Righi-Gomes, Maria Judith
Neurolinguística Discursiva. Linguagem. Aprendizagem.
Linguística
title_short A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
title_full A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
title_fullStr A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
title_full_unstemmed A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
title_sort A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
author Righi-Gomes, Maria Judith
author_facet Righi-Gomes, Maria Judith
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Righi-Gomes, Maria Judith
dc.subject.por.fl_str_mv Neurolinguística Discursiva. Linguagem. Aprendizagem.
Linguística
topic Neurolinguística Discursiva. Linguagem. Aprendizagem.
Linguística
description Este texto sobre mediação em sala de aula é dedicado à Profª Drª Maria Irma Coudry que, desde a criação da área da Neurolinguística Discursiva, muito tem contribuído para refletir sobre patologização, medicalização e mediação, temas que permeiam as discussões sobre a prática pedagógica em nossos dias. O texto se fundamenta em um dos conceitos presentes em sua obra, Diário de Narciso: discurso e afasia, o de “construção partilhada de sentidos”, introduzido para questionar a padronização das avaliações e práticas terapêuticas com sujeitos afásicos. As reflexões realizadas por Coudry (1986) sobre construir sentidos através da linguagem, para que as interlocuções se tornem significativas e permitindo que os sujeitos assumam seus posicionamentos históricos, abrem um campo muito fértil para a compreensão do que significa “mediar” no contexto escolar. Ao reconhecer no aluno um sujeito de linguagem e, por isso, dependente das relações que se estabelecem em seu meio, o referido conceito atua como um contradispositivo às metodologias padronizantes, implantadas por políticas públicas e vigentes na escola atual. A reflexão aqui realizada se fundamenta em diversos autores da Neurolinguística Discursiva, em especial Coudry (1986; 1996; 2010), Freud (1891;1895), Vygotsky (1926;1934) e Luria (1977;1979), relacionando o funcionamento cerebral  ao simbólico e ao histórico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Não se aplica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648742
10.20396/cel.v60i2.8648742
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648742
identifier_str_mv 10.20396/cel.v60i2.8648742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648742/18476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 527-537
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 527-537
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 527-537
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495993651200