Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999 |
Resumo: | Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas. |
id |
UNICAMP-13_aeecdee3fabf0bab12fa08cd3fc1143f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650999 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicosFonologia. Prosódia. Escrita.Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas.Universidade Estadual de Campinas2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/865099910.20396/cel.v59i3.8650999Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-5972447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999/17211Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenani, Luciani Ester2018-01-25T11:23:11Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650999Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:56.722921Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
title |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
spellingShingle |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos Tenani, Luciani Ester Fonologia. Prosódia. Escrita. |
title_short |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
title_full |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
title_fullStr |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
title_full_unstemmed |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
title_sort |
Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos |
author |
Tenani, Luciani Ester |
author_facet |
Tenani, Luciani Ester |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenani, Luciani Ester |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonologia. Prosódia. Escrita. |
topic |
Fonologia. Prosódia. Escrita. |
description |
Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999 10.20396/cel.v59i3.8650999 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v59i3.8650999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999/17211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216496249503744 |