Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenani, Luciani Ester
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999
Resumo: Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas.
id UNICAMP-13_aeecdee3fabf0bab12fa08cd3fc1143f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650999
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicosFonologia. Prosódia. Escrita.Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas.Universidade Estadual de Campinas2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/865099910.20396/cel.v59i3.8650999Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-5972447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999/17211Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenani, Luciani Ester2018-01-25T11:23:11Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650999Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:56.722921Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
title Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
spellingShingle Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
Tenani, Luciani Ester
Fonologia. Prosódia. Escrita.
title_short Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
title_full Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
title_fullStr Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
title_full_unstemmed Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
title_sort Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
author Tenani, Luciani Ester
author_facet Tenani, Luciani Ester
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenani, Luciani Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Fonologia. Prosódia. Escrita.
topic Fonologia. Prosódia. Escrita.
description Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999
10.20396/cel.v59i3.8650999
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999
identifier_str_mv 10.20396/cel.v59i3.8650999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999/17211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 3 (2017): Homenagem a Maria Bernadete Marques Abaurre; 581-597
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216496249503744