Qualitative Research in Neurolinguistics: the case of Word Finding Difficulties and related phenomena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8653310 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar e discutir fenômenos relacionados às chamadas "Dificuldades de Encontrar Palavras" (WFD), dentre os quais a produção de fala telegráfica, de parafasias, de paralexias, as palavras na ponta da língua (da expressão em inglês: Tip-of-the tongue - TOT) e a emergência desses fenômenos nos processos de envelhecimento normal. Em contraste com a abordagem quantitativa e estatística dessas questões, por meio de instrumentos psicométricos, argumentamos a favor da análise qualitativa de episódios dialógicos, buscando uma melhor compreensão do funcionamento semântico-lexical. Os princípios teóricos, metodológicos e éticos do estudo fundamentam-se, principalmente, nos postulados de Coudry ([1986], 1988), desde a publicação do Diário de Narciso: discurso e afasia. |
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Qualitative Research in Neurolinguistics: the case of Word Finding Difficulties and related phenomenaNeurolinguística Discursiva. Afasia. Dificuldades para Encontrar Palavras (WFD). Pesquisa Qualitativa.NeurolinguísticaEste artigo visa apresentar e discutir fenômenos relacionados às chamadas "Dificuldades de Encontrar Palavras" (WFD), dentre os quais a produção de fala telegráfica, de parafasias, de paralexias, as palavras na ponta da língua (da expressão em inglês: Tip-of-the tongue - TOT) e a emergência desses fenômenos nos processos de envelhecimento normal. Em contraste com a abordagem quantitativa e estatística dessas questões, por meio de instrumentos psicométricos, argumentamos a favor da análise qualitativa de episódios dialógicos, buscando uma melhor compreensão do funcionamento semântico-lexical. Os princípios teóricos, metodológicos e éticos do estudo fundamentam-se, principalmente, nos postulados de Coudry ([1986], 1988), desde a publicação do Diário de Narciso: discurso e afasia.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão se aplicaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/865331010.20396/cel.v60i2.8653310Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 425-451Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 425-451Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 425-4512447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8653310/18471Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Rosana do Carmo2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653310Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:58.104951Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Este artigo visa apresentar e discutir fenômenos relacionados às chamadas "Dificuldades de Encontrar Palavras" (WFD), dentre os quais a produção de fala telegráfica, de parafasias, de paralexias, as palavras na ponta da língua (da expressão em inglês: Tip-of-the tongue - TOT) e a emergência desses fenômenos nos processos de envelhecimento normal. Em contraste com a abordagem quantitativa e estatística dessas questões, por meio de instrumentos psicométricos, argumentamos a favor da análise qualitativa de episódios dialógicos, buscando uma melhor compreensão do funcionamento semântico-lexical. Os princípios teóricos, metodológicos e éticos do estudo fundamentam-se, principalmente, nos postulados de Coudry ([1986], 1988), desde a publicação do Diário de Narciso: discurso e afasia. |
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