As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
DOI: | 10.20396/cel.v60i2.8648713 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713 |
Resumo: | A proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais. |
id |
UNICAMP-13_c54dc9d9b5ec9537b3811488229693f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648713 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
spelling |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leituraEscola. Família. Políticas públicas.EscolasFamílias e SociedadeA proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864871310.20396/cel.v60i2.8648713Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-5612447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/18478https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/20027Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaron, Monica Filomena2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648713Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.368328Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
title |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
spellingShingle |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura Caron, Monica Filomena Escola. Família. Políticas públicas. Escolas Famílias e Sociedade Caron, Monica Filomena Escola. Família. Políticas públicas. Escolas Famílias e Sociedade |
title_short |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
title_full |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
title_fullStr |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
title_full_unstemmed |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
title_sort |
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura |
author |
Caron, Monica Filomena |
author_facet |
Caron, Monica Filomena Caron, Monica Filomena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caron, Monica Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Família. Políticas públicas. Escolas Famílias e Sociedade |
topic |
Escola. Família. Políticas públicas. Escolas Famílias e Sociedade |
description |
A proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão da Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713 10.20396/cel.v60i2.8648713 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v60i2.8648713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/18478 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/20027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1822181643463426049 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/cel.v60i2.8648713 |