As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caron, Monica Filomena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713
Resumo: A proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais.
id UNICAMP-13_c54dc9d9b5ec9537b3811488229693f9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648713
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leituraEscola. Família. Políticas públicas.EscolasFamílias e SociedadeA proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864871310.20396/cel.v60i2.8648713Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-5612447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/18478https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/20027Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaron, Monica Filomena2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648713Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.368328Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
title As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
spellingShingle As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
Caron, Monica Filomena
Escola. Família. Políticas públicas.
Escolas
Famílias e Sociedade
title_short As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
title_full As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
title_fullStr As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
title_full_unstemmed As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
title_sort As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
author Caron, Monica Filomena
author_facet Caron, Monica Filomena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caron, Monica Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Família. Políticas públicas.
Escolas
Famílias e Sociedade
topic Escola. Família. Políticas públicas.
Escolas
Famílias e Sociedade
description A proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713
10.20396/cel.v60i2.8648713
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713
identifier_str_mv 10.20396/cel.v60i2.8648713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/18478
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713/20027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 545-561
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495990505472