Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Jaine de Souza Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Felizardo, João Everaldo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840
Resumo: Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade.  Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. 
id IPES_0acbee83f7bb29c262cab46cba2c1702
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2840
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilitiesInclusão. Criança. Escola. Família. SociedadeResumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade.  Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVasconcelos, Jaine de Souza LimaFelizardo, João Everaldo Alves2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284010.14295/idonline.v14i53.2840ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 64-711981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840/4505Direitos autorais 2021 Jaine de Souza Lima Vasconcelos, João Everaldo Alves Felizardohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T00:28:37Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
title Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
spellingShingle Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
Vasconcelos, Jaine de Souza Lima
Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade
title_short Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
title_full Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
title_fullStr Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
title_full_unstemmed Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
title_sort Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
author Vasconcelos, Jaine de Souza Lima
author_facet Vasconcelos, Jaine de Souza Lima
Felizardo, João Everaldo Alves
author_role author
author2 Felizardo, João Everaldo Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Jaine de Souza Lima
Felizardo, João Everaldo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade
topic Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade.  Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. 
description Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade.  Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840
10.14295/idonline.v14i53.2840
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840/4505
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Jaine de Souza Lima Vasconcelos, João Everaldo Alves Felizardo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Jaine de Souza Lima Vasconcelos, João Everaldo Alves Felizardo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 64-71
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423555837952