A produção textual escrita: junção e(m) aquisição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Damasio, Lúcia Regiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Patrícia Celene Senna da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8653133
Resumo: Neste artigo, investigamos a constituição de tradições discursivas (TDs), na aquisição da escrita infantil, com base na ideia de que os mecanismos de junção do texto, em espaços determinados, são sintomáticos de TDs e vice-versa. Adotando um quadro teórico em que a descrição da escrita infantil é pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e pragmático-discursivos, os resultados, alcançados a partir de uma análise de cunho qualitativo e quantitativo, mostram evidências de dois tipos de relações passíveis de serem estabelecidas entre esses mecanismos e as TDs focalizadas: (i) com as TDs narração, relato, argumentativa e explicativa, em que a repetibilidade dos espaços de junção preenchidos por mecanismos com acepção causal reafirma a hipótese que caracteriza o aspecto sintomático entre a TD que se constitui e a forma como os encadeamentos dessa natureza a constituem; e (ii) com as TDs cartão de Natal, injuntiva e pedido, em que o uso dos mecanismos de junção causal está relacionado à mescla de TDs, diretamente associada à parte do texto em que são inseridas TDs explicativas/argumentativas. Por isso, nessas TDs, a repetibilidade dos mecanismos de junção causal não pode ser o ponto de partida da análise, mas, sim, o seu papel pragmático-discursivo como matéria que constitui a composicionalidade da tradição textual.
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