Uma abordagem linguístico-discursiva da junção na escrita infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Mateus Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235062
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral realizar uma análise linguístico-discursiva de mecanismos de junção (MJs) na comparação entre as tradições discursivas (TDs) narrativa e argumentativa, produzidas por sujeitos regularmente matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental II, e é direcionada aos linguistas e aos professores de português. Nesse sentido, se justifica por colaborar com a área dos estudos linguísticos e com a construção de um quadro científico relacionado à escrita infantil, buscando entender a articulação de aspectos gramaticais e textual-discursivos. Fundamenta-se no conceito de escrita constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 1997), associado a uma concepção dialógica de texto, a partir do conceito de TDs (KABATEK, 2006), e ao modelo funcionalista de junção (RAIBLE, 2001). O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (i) descrever e analisar os MJs, em textos pertencentes às TDs narrativa e argumentativa, no modo escrito de enunciação, a partir das relações semânticas e da interdependência existente entre as porções componentes da oração complexa; (ii) buscar rastros da relação entre o comportamento da junção e a heterogeneidade da escrita, mediante traços do oral/falado e letrado/escrito, a partir de relações entre o funcionamento dos MJs e os eixos da gênese da escrita e do código escrito institucionalizado; e (iii) relacionar o funcionamento dos MJs às características das TDs analisadas, numa abordagem desse funcionamento como práticas resultantes da dialogia com já falado/ouvido e escrito/lido (eixo 3). O corpus é composto por 26 textos narrativos e 26 argumentativos e a metodologia apresenta uma análise qualitativo-quantitativa, com levantamento das frequências token e type (BYBEE, 2003) dos MJs. Os resultados alcançados, conforme o objetivo específico (i), mostraram que a arquitetura paratática prevalece nas duas TDs, apontando o que é fixo nessas tradições, e que as relações de adição, causa, tempo posterior e contraste foram as mais frequentes, nos textos analisados. Em relação ao objetivo específico (ii), os sujeitos circulam pelos eixos 1 e 2, com frequência superior, nas duas TDs, para o eixo 1, numa escrita que se constitui a partir do imaginário dos sujeitos sobre o (seu) modo escrito de enunciar, o que se marca, na superfície do texto, com maior repetibilidade, a partir da justaposição e e, atuando como gestos que apontam para o contexto de enunciação. Ao eixo 2, vinculam-se MJs em forma de paralelismo sintático, dentro de listagem fechada e convencional, e em espaços configurados por maior dependência tático-semântica. Em relação ao objetivo específico (iii), no eixo 3, as TDs complexas narrativa e argumentativa se constituem, composicionalmente, mediante mesclas com diferentes TDs, por meio da dialogia com o já falado/ouvido e escrito/lido. Dessa forma, esta pesquisa ilustra a simultaneidade dos três eixos, tomados em articulação teórico-metodológica com o conceito de TD, à luz da observação dos MJs num enfoque linguístico-discursivo.
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spelling Uma abordagem linguístico-discursiva da junção na escrita infantilA linguistic-discursive approach to juncture in children's writingLinguísticaHeterogeneidade da EscritaTradição discursivaMecanismos de junçãoEscrita infantilLinguisticsHeterogeneity of WritingDiscursive traditionJoining mechanismsEsta pesquisa tem por objetivo geral realizar uma análise linguístico-discursiva de mecanismos de junção (MJs) na comparação entre as tradições discursivas (TDs) narrativa e argumentativa, produzidas por sujeitos regularmente matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental II, e é direcionada aos linguistas e aos professores de português. Nesse sentido, se justifica por colaborar com a área dos estudos linguísticos e com a construção de um quadro científico relacionado à escrita infantil, buscando entender a articulação de aspectos gramaticais e textual-discursivos. Fundamenta-se no conceito de escrita constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 1997), associado a uma concepção dialógica de texto, a partir do conceito de TDs (KABATEK, 2006), e ao modelo funcionalista de junção (RAIBLE, 2001). O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (i) descrever e analisar os MJs, em textos pertencentes às TDs narrativa e argumentativa, no modo escrito de enunciação, a partir das relações semânticas e da interdependência existente entre as porções componentes da oração complexa; (ii) buscar rastros da relação entre o comportamento da junção e a heterogeneidade da escrita, mediante traços do oral/falado e letrado/escrito, a partir de relações entre o funcionamento dos MJs e os eixos da gênese da escrita e do código escrito institucionalizado; e (iii) relacionar o funcionamento dos MJs às características das TDs analisadas, numa abordagem desse funcionamento como práticas resultantes da dialogia com já falado/ouvido e escrito/lido (eixo 3). O corpus é composto por 26 textos narrativos e 26 argumentativos e a metodologia apresenta uma análise qualitativo-quantitativa, com levantamento das frequências token e type (BYBEE, 2003) dos MJs. Os resultados alcançados, conforme o objetivo específico (i), mostraram que a arquitetura paratática prevalece nas duas TDs, apontando o que é fixo nessas tradições, e que as relações de adição, causa, tempo posterior e contraste foram as mais frequentes, nos textos analisados. Em relação ao objetivo específico (ii), os sujeitos circulam pelos eixos 1 e 2, com frequência superior, nas duas TDs, para o eixo 1, numa escrita que se constitui a partir do imaginário dos sujeitos sobre o (seu) modo escrito de enunciar, o que se marca, na superfície do texto, com maior repetibilidade, a partir da justaposição e e, atuando como gestos que apontam para o contexto de enunciação. Ao eixo 2, vinculam-se MJs em forma de paralelismo sintático, dentro de listagem fechada e convencional, e em espaços configurados por maior dependência tático-semântica. Em relação ao objetivo específico (iii), no eixo 3, as TDs complexas narrativa e argumentativa se constituem, composicionalmente, mediante mesclas com diferentes TDs, por meio da dialogia com o já falado/ouvido e escrito/lido. Dessa forma, esta pesquisa ilustra a simultaneidade dos três eixos, tomados em articulação teórico-metodológica com o conceito de TD, à luz da observação dos MJs num enfoque linguístico-discursivo.This research has the general objective of performing a linguistic-discourse analysis of joining mechanisms (JMs) in the comparison between narrative and argumentative discourse traditions (DTs), produced by subjects regularly enrolled in the 7th grade of Middle School, and is aimed at linguists and Portuguese professors. In this sense, it is justified for collaborating with the area of linguistic studies and with the construction of a scientific framework related to children's writing, seeking to understand the articulation of grammatical and textual-discursive aspects. It is based on the concept of constitutively heterogeneous writing (CORRÊA, 1997), associated with a dialogic conception of text, from the concept of DTs (KABATEK, 2006), and the functionalist model of joining (RAIBLE, 2001). The general objective unfolds in the following specific objectives: (i) to describe and analyze the JMs, in texts belonging to narrative and argumentative DTs, in the written mode of enunciation, from the semantic relations and the interdependence existing between the component portions of the complex sentence; (ii) to search for traces of the relation between the behavior of the join and the heterogeneity of writing, by means of oral/spoken and literate/written traces, based on relations between the functioning of the JMs and the axes of the genesis of writing and the institutionalized written code; and (iii) to relate the functioning of the JMs to the characteristics of the DTs analyzed, in an approach of this functioning as practices resulting from the dialogic with already spoken/heard and written/read (axis 3). The corpus is composed of 26 narrative and 26 argumentative texts and the methodology presents a qualitative-quantitative analysis, with a survey of token and type frequencies (BYBEE, 2003) of the JMs. The results achieved, according to specific objective (i), showed that the paratactic architecture prevails in both DTs, pointing out what is fixed in these traditions, and that the relations of addition, cause, posterior time and contrast were the most frequent in the texts analyzed. In relation to the specific objective (ii), the subjects circulate through axes 1 and 2, with higher frequency, in both DTs, for axis 1, in a writing that is constituted from the imaginary of the subjects about (their) written way of enunciating, which is marked, on the surface of the text, with greater repeatability, from the juxtaposition and and, acting as gestures that point to the context of enunciation. To axis 2, MJs are linked in the form of syntactic parallelism, within a closed and conventional list, and in spaces configured by greater tactical-semantic dependence. In relation to specific objective (iii), in axis 3, the narrative and argumentative complex DTs are compositionally constituted by means of blends with different DTs, through the dialog with what is already spoken/heard and written/read. Thus, this research illustrates the simultaneity of the three axes, taken in theoreticalmethodological articulation with the concept of DT, in the light of the observation of the JMs in a linguistic-discursive approach.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Mateus Dias2022-06-06T20:23:55Z2022-06-06T20:23:55Z2022-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23506233004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:18:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:17:11.479967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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