Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644738 |
Resumo: | Baseado em pesquisa etnográfica realizada em 2001 numa escola pública de São Paulo, este artigo trata das relações de gênero entre crianças de 7 a 10 anos, especialmente durante os recreios. Focamos as interações conflituosas entre os sexos, buscando revelar as múltiplas nuances dos jogos de poder que ações aparentemente similares escondiam. Ao articular o conceito de conflito a significados simultaneamente lúdicos e de agressividade, passamos a compreendê-lo como “jogos de gênero”, um dos modos possíveis de sociabilidade nas relações entre meninos e meninas.AbstractBased upon an ethnographic study of children’s break time in a primary school in São Paulo, this article analyses the gender relations among children from 7 to 10 years old. We focus on the conflicting relationships between the sexes in an attempt to show the multiple forms of power play hidden behind apparently similar actions. By articulating the concept of conflict with simultaneous meanings of aggression and joking, we use the concept of “gender play” as one of the possible ways of sociability between boys and girls.Key Words: Break Time.Play. Gender Relations. Conflict |
id |
UNICAMP-14_4a2263d9dd409eaec3b60a67be1d5e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644738 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamentalRecreio Escolar. Brincadeiras. Relações de Gênero. ConflitoBaseado em pesquisa etnográfica realizada em 2001 numa escola pública de São Paulo, este artigo trata das relações de gênero entre crianças de 7 a 10 anos, especialmente durante os recreios. Focamos as interações conflituosas entre os sexos, buscando revelar as múltiplas nuances dos jogos de poder que ações aparentemente similares escondiam. Ao articular o conceito de conflito a significados simultaneamente lúdicos e de agressividade, passamos a compreendê-lo como “jogos de gênero”, um dos modos possíveis de sociabilidade nas relações entre meninos e meninas.AbstractBased upon an ethnographic study of children’s break time in a primary school in São Paulo, this article analyses the gender relations among children from 7 to 10 years old. We focus on the conflicting relationships between the sexes in an attempt to show the multiple forms of power play hidden behind apparently similar actions. By articulating the concept of conflict with simultaneous meanings of aggression and joking, we use the concept of “gender play” as one of the possible ways of sociability between boys and girls.Key Words: Break Time.Play. Gender Relations. ConflictUniversidade Estadual de Campinas2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644738Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 113-143Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 113-143Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 113-1431809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644738/12169Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Tânia Mara CruzCarvalho, Marília Pinto2016-04-06T09:49:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644738Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:35.469391Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
title |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
spellingShingle |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental Cruz, Tânia Mara Cruz Recreio Escolar. Brincadeiras. Relações de Gênero. Conflito |
title_short |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
title_full |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
title_fullStr |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
title_sort |
Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental |
author |
Cruz, Tânia Mara Cruz |
author_facet |
Cruz, Tânia Mara Cruz Carvalho, Marília Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marília Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Tânia Mara Cruz Carvalho, Marília Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recreio Escolar. Brincadeiras. Relações de Gênero. Conflito |
topic |
Recreio Escolar. Brincadeiras. Relações de Gênero. Conflito |
description |
Baseado em pesquisa etnográfica realizada em 2001 numa escola pública de São Paulo, este artigo trata das relações de gênero entre crianças de 7 a 10 anos, especialmente durante os recreios. Focamos as interações conflituosas entre os sexos, buscando revelar as múltiplas nuances dos jogos de poder que ações aparentemente similares escondiam. Ao articular o conceito de conflito a significados simultaneamente lúdicos e de agressividade, passamos a compreendê-lo como “jogos de gênero”, um dos modos possíveis de sociabilidade nas relações entre meninos e meninas.AbstractBased upon an ethnographic study of children’s break time in a primary school in São Paulo, this article analyses the gender relations among children from 7 to 10 years old. We focus on the conflicting relationships between the sexes in an attempt to show the multiple forms of power play hidden behind apparently similar actions. By articulating the concept of conflict with simultaneous meanings of aggression and joking, we use the concept of “gender play” as one of the possible ways of sociability between boys and girls.Key Words: Break Time.Play. Gender Relations. Conflict |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644738 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644738/12169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 113-143 Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 113-143 Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 113-143 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216608727105536 |