Relações de gênero no recreio escolar: brinquedos, brincadeiras, construções sociais
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3061 |
Resumo: | O presente estudo pretende refletir as questões inerentes à equidade de gênero a partir das brincadeiras e brinquedos no recreio escolar no Ensino Fundamental I. Nosso objetivo é analisar a construção das relações de gênero no tempo/espaço atribuído ao recreio, concebido enquanto espaço pedagógico, onde a ludicidade se constitui enquanto elemento das relações sociais de gênero. Esse estudo é qualitativo, de cunho etnográfico e teve como instrumentos de coleta de dados: o diário de campo, a observação participante e rodas de conversa com crianças do quinto ano de uma escola localizada no município de Senhor do Bonfim-Bahia. As observações nos levaram a inferir que o recreio é o momento de descontração na sucessiva rotina de conteúdos programáticos exigidos pela matriz curricular da escola. Percebemos que o recreio é um espaço generificado e sexualizado. |
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