Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luz, Iza Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644949
Resumo: A Educação Infantil vem se consolidando como o momento de entrada das crianças no sistema educacional e, portanto, como condição que altera as formas de participação no espaço público no início da vida. Com uma abordagem que compreende a experiência individual e coletiva no espaço institucional como experiência de constituição dos sujeitos, o que inclui as aprendizagens – de si, do outro e do mundo – no contexto de relações das crianças entre si e com os adultos, este artigo analisa as concepções de educadoras sobre a educação de meninos no contexto institucional. As informações construídas durante a pesquisa indicam que elas orientam-se por uma imagem de masculinidade que priva os meninos de maior contato corporal e afetivo e de experiências significativas de convivência e brincadeiras tidas como adequadas somente para as meninas.Abstract Pre-School education, the first phase of elementary education in Brazil, has been slowly consolidating as the entry of Brazilian children in the educational system and as a condition that changes the children’s way of participating in the public arena at the very beginning of life. The growing tendency of expanding pre-school education implies a transformation of the moments, places and ways of socializing children early in their lives. This article aims at analyzing the conceptions of pre-school teachers in regard to the education of boys in the institutional sphere. It is based on a standpoint that conceives both the individual as well as the collective experiences in the institutional space as the foundation of the individuals, which involves learning about the self, about others and about the world itself. This article argues that the educators’ perceptions of the differences between boys and girls reflect social stereotypes related to gender relations and that the changes in the educational practices inside the schools, however, come into conflict with the teachers’ broader social experiences, including those of their family context. Key Words: Children’s Education, Care, Gender, Boys
id UNICAMP-14_9b76056b7fbe553e09ab3adfa73d0a53
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644949
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gêneroEducação Infantil. Cuidados. Gênero. MeninosA Educação Infantil vem se consolidando como o momento de entrada das crianças no sistema educacional e, portanto, como condição que altera as formas de participação no espaço público no início da vida. Com uma abordagem que compreende a experiência individual e coletiva no espaço institucional como experiência de constituição dos sujeitos, o que inclui as aprendizagens – de si, do outro e do mundo – no contexto de relações das crianças entre si e com os adultos, este artigo analisa as concepções de educadoras sobre a educação de meninos no contexto institucional. As informações construídas durante a pesquisa indicam que elas orientam-se por uma imagem de masculinidade que priva os meninos de maior contato corporal e afetivo e de experiências significativas de convivência e brincadeiras tidas como adequadas somente para as meninas.Abstract Pre-School education, the first phase of elementary education in Brazil, has been slowly consolidating as the entry of Brazilian children in the educational system and as a condition that changes the children’s way of participating in the public arena at the very beginning of life. The growing tendency of expanding pre-school education implies a transformation of the moments, places and ways of socializing children early in their lives. This article aims at analyzing the conceptions of pre-school teachers in regard to the education of boys in the institutional sphere. It is based on a standpoint that conceives both the individual as well as the collective experiences in the institutional space as the foundation of the individuals, which involves learning about the self, about others and about the world itself. This article argues that the educators’ perceptions of the differences between boys and girls reflect social stereotypes related to gender relations and that the changes in the educational practices inside the schools, however, come into conflict with the teachers’ broader social experiences, including those of their family context. Key Words: Children’s Education, Care, Gender, BoysUniversidade Estadual de Campinas2016-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644949Cadernos Pagu; n. 34 (2010): Revisitando dualismos; 17-39Cadernos Pagu; No. 34 (2010): Revisitando dualismos; 17-39Cadernos Pagu; Núm. 34 (2010): Revisitando dualismos; 17-391809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644949/12387Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabel de OliveiraLuz, Iza Rodrigues2016-04-12T10:00:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644949Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:44.239457Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
title Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
spellingShingle Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
Silva, Isabel de Oliveira
Educação Infantil. Cuidados. Gênero. Meninos
title_short Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
title_full Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
title_fullStr Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
title_full_unstemmed Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
title_sort Meninos na Educação Infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero
author Silva, Isabel de Oliveira
author_facet Silva, Isabel de Oliveira
Luz, Iza Rodrigues
author_role author
author2 Luz, Iza Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabel de Oliveira
Luz, Iza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Cuidados. Gênero. Meninos
topic Educação Infantil. Cuidados. Gênero. Meninos
description A Educação Infantil vem se consolidando como o momento de entrada das crianças no sistema educacional e, portanto, como condição que altera as formas de participação no espaço público no início da vida. Com uma abordagem que compreende a experiência individual e coletiva no espaço institucional como experiência de constituição dos sujeitos, o que inclui as aprendizagens – de si, do outro e do mundo – no contexto de relações das crianças entre si e com os adultos, este artigo analisa as concepções de educadoras sobre a educação de meninos no contexto institucional. As informações construídas durante a pesquisa indicam que elas orientam-se por uma imagem de masculinidade que priva os meninos de maior contato corporal e afetivo e de experiências significativas de convivência e brincadeiras tidas como adequadas somente para as meninas.Abstract Pre-School education, the first phase of elementary education in Brazil, has been slowly consolidating as the entry of Brazilian children in the educational system and as a condition that changes the children’s way of participating in the public arena at the very beginning of life. The growing tendency of expanding pre-school education implies a transformation of the moments, places and ways of socializing children early in their lives. This article aims at analyzing the conceptions of pre-school teachers in regard to the education of boys in the institutional sphere. It is based on a standpoint that conceives both the individual as well as the collective experiences in the institutional space as the foundation of the individuals, which involves learning about the self, about others and about the world itself. This article argues that the educators’ perceptions of the differences between boys and girls reflect social stereotypes related to gender relations and that the changes in the educational practices inside the schools, however, come into conflict with the teachers’ broader social experiences, including those of their family context. Key Words: Children’s Education, Care, Gender, Boys
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644949
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644949/12387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 34 (2010): Revisitando dualismos; 17-39
Cadernos Pagu; No. 34 (2010): Revisitando dualismos; 17-39
Cadernos Pagu; Núm. 34 (2010): Revisitando dualismos; 17-39
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216609347862528