School and childhood: memories of transphobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Nosli Melissa de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier, Nubea Rodrigues, Sarat, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664520
Resumo: In this article we reflect on the limits of school institutions in dealing with children and adolescents who exhibit performances or behaviors that deviate from binary gender norms. We use queers theory and Foucaultian studies to consider gender and sexuality. The paper discusses the behaviors, standards and norms that legitimize childhood and infantile bodies, problematizing the transmisogynous and transphobic social climates found in school spaces, which are often responsible for silencing these individuals.
id UNICAMP-14_d906a2213561f22f6dda069ea69ab464
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8664520
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling School and childhood: memories of transphobiaEscola e infância: a transfobia rememoradaEscola e infância: a transfobia rememoradaCrianças transgênerasEducaçãoInfânciaGêneroNiños transgéneroEducaciónInfanciaGéneroTransgender childrenEducationChildhoodGenderIn this article we reflect on the limits of school institutions in dealing with children and adolescents who exhibit performances or behaviors that deviate from binary gender norms. We use queers theory and Foucaultian studies to consider gender and sexuality. The paper discusses the behaviors, standards and norms that legitimize childhood and infantile bodies, problematizing the transmisogynous and transphobic social climates found in school spaces, which are often responsible for silencing these individuals.Apresentamos reflexões sobre os limites da instituição escolar em lidar com crianças e adolescentes que apresentam performances ou comportamentos que fogem às normas binárias de gênero. Os estudos sobre gênero e sexualidade foram lidos a partir da teoria queers e estudos foucaultianos. Como resultados, discutimos os comportamentos, os padrões e as normas que legitimam as infâncias e seus corpos infantis, problematizando os contextos sociais transmisóginos e transfóbicos presentes no espaço escolar, muitas vezes responsável pelo silenciamento desses indivíduos.Apresentamos reflexões sobre os limites da instituição escolar em lidar com crianças e adolescentes que apresentam performances ou comportamentos que fogem às normas binárias de gênero. Os estudos sobre gênero e sexualidade foram lidos a partir da teoria queers e estudos foucaultianos. Como resultados, discutimos os comportamentos, os padrões e as normas que legitimam as infâncias e seus corpos infantis, problematizando os contextos sociais transmisóginos e transfóbicos presentes no espaço escolar, muitas vezes responsável pelo silenciamento desses indivíduos.  Universidade Estadual de Campinas2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664520Cadernos Pagu; n. 59 (2020); e205911Cadernos Pagu; No. 59 (2020); e205911Cadernos Pagu; Núm. 59 (2020); e2059111809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664520/26136Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Cadernos Paguhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBento, Nosli Melissa de JesusXavier, Nubea RodriguesSarat, Magda 2022-03-25T18:04:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8664520Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:25:04.751677Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv School and childhood: memories of transphobia
Escola e infância: a transfobia rememorada
Escola e infância: a transfobia rememorada
title School and childhood: memories of transphobia
spellingShingle School and childhood: memories of transphobia
Bento, Nosli Melissa de Jesus
Crianças transgêneras
Educação
Infância
Gênero
Niños transgénero
Educación
Infancia
Género
Transgender children
Education
Childhood
Gender
title_short School and childhood: memories of transphobia
title_full School and childhood: memories of transphobia
title_fullStr School and childhood: memories of transphobia
title_full_unstemmed School and childhood: memories of transphobia
title_sort School and childhood: memories of transphobia
author Bento, Nosli Melissa de Jesus
author_facet Bento, Nosli Melissa de Jesus
Xavier, Nubea Rodrigues
Sarat, Magda
author_role author
author2 Xavier, Nubea Rodrigues
Sarat, Magda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Nosli Melissa de Jesus
Xavier, Nubea Rodrigues
Sarat, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças transgêneras
Educação
Infância
Gênero
Niños transgénero
Educación
Infancia
Género
Transgender children
Education
Childhood
Gender
topic Crianças transgêneras
Educação
Infância
Gênero
Niños transgénero
Educación
Infancia
Género
Transgender children
Education
Childhood
Gender
description In this article we reflect on the limits of school institutions in dealing with children and adolescents who exhibit performances or behaviors that deviate from binary gender norms. We use queers theory and Foucaultian studies to consider gender and sexuality. The paper discusses the behaviors, standards and norms that legitimize childhood and infantile bodies, problematizing the transmisogynous and transphobic social climates found in school spaces, which are often responsible for silencing these individuals.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664520
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664520/26136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Pagu
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Pagu
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 59 (2020); e205911
Cadernos Pagu; No. 59 (2020); e205911
Cadernos Pagu; Núm. 59 (2020); e205911
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216611443965952