Aprendendo a maquiar as hierarquias: corpo “ocidental” e o “oriental” nos cursos de maquiagem da comunidade brasileira no Japão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668776 |
Resumo: | A partir da pesquisa de campo realizada com as imigrantes brasileiras no Japão que aspiram a trabalhar como maquiadoras, descrevo os processos em que “o corpo brasileiro” se apresenta como o “ocidental” em comparação com o “oriental”. Nesse processo, é criada uma nova hierarquia, que coloca as brasileiras em um patamar superior ao das japonesas, contrária à hierarquia econômica existente entre os dois países e a de classe social, na qual as brasileiras são menos favorecidas. Este artigo tenta captar como a produção desse “corpo brasileiro”, que se entrelaça com consumo, classe social, gênero e raça, cria entre essas imigrantes uma tentativa de inversão da posição subordinada ocupada por elas no Japão e compreender quais são os efeitos dessa produção em suas subjetividades. |
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Aprendendo a maquiar as hierarquias: corpo “ocidental” e o “oriental” nos cursos de maquiagem da comunidade brasileira no JapãoLearning to make up the hierarchies: the “occidental” and the oriental” body in makeup courses in the brazilian community of JapanAprendendo a maquiar as hierarquias: corpo “ocidental” e o “oriental” nos cursos de maquiagem da comunidade brasileira no JapãoBrazilian migrationJapanConsumptionBodyMakeupImigração brasileiraJapãoConsumoCorpoMaquiagemImigração brasileiraJapãoConsumoCorpoMaquiagemA partir da pesquisa de campo realizada com as imigrantes brasileiras no Japão que aspiram a trabalhar como maquiadoras, descrevo os processos em que “o corpo brasileiro” se apresenta como o “ocidental” em comparação com o “oriental”. Nesse processo, é criada uma nova hierarquia, que coloca as brasileiras em um patamar superior ao das japonesas, contrária à hierarquia econômica existente entre os dois países e a de classe social, na qual as brasileiras são menos favorecidas. Este artigo tenta captar como a produção desse “corpo brasileiro”, que se entrelaça com consumo, classe social, gênero e raça, cria entre essas imigrantes uma tentativa de inversão da posição subordinada ocupada por elas no Japão e compreender quais são os efeitos dessa produção em suas subjetividades.Based on interviews with Brazilian female migrants in Japan who are seeking work as makeup artists, I describe how the “Brazilian body” has been represented as an “occidental” body that is distinct from an “oriental” body. This process creates a new hierarchy that places Brazilian women above Japanese women, contrary to the economic hierarchy between the two countries and the hierarchy of social class which allocates Brazilians to the lower classes of Japanese society. This paper examines how the production of the “Brazilian body” – which is linked with consumption, social class, gender, and race – leads these Brazilian female migrants to attempt to invert the subordinate status they occupy in Japan and understand the effects of this production on their subjectivities.A partir da pesquisa de campo realizada com as imigrantes brasileiras no Japão que aspiram a trabalhar como maquiadoras, descrevo os processos em que “o corpo brasileiro” se apresenta como o “ocidental” em comparação com o “oriental”. Nesse processo, é criada uma nova hierarquia, que coloca as brasileiras em um patamar superior ao das japonesas, contrária à hierarquia econômica existente entre os dois países e a de classe social, na qual as brasileiras são menos favorecidas. Este artigo tenta captar como a produção desse “corpo brasileiro”, que se entrelaça com consumo, classe social, gênero e raça, cria entre essas imigrantes uma tentativa de inversão da posição subordinada ocupada por elas no Japão e compreender quais são os efeitos dessa produção em suas subjetividades.Universidade Estadual de Campinas2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668776Cadernos Pagu; n. 63 (2021); e216303Cadernos Pagu; No. 63 (2021); e216303Cadernos Pagu; Núm. 63 (2021); e2163031809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668776/28171Japão; ContemporâneoJapan; ContemporaryJapón; ContemporáneoCopyright (c) 2021 Tamaki Wataraihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessWatarai, Tamaki 2022-03-30T18:38:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668776Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:25:09.286509Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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