Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Alexandre Carvalho de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tasca, Aletha Caroline, Pinto, Fabiana Gisele da Silva, Soares, Izabel Aparecida, Assumpção, Rosangela Botinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634480
Resumo: Os cereais, em especial a farinha de trigo, são alimentos passíveis de contaminação por diferentes agentes etiológicos. O controle das condições de higiene é um dos meios para evitar conseqüências graves para a saúde humana. Com esta preocupação objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de farinhas de trigo comercializadas nos principais supermercados da cidade de Cascavel (PR). Para tanto, amostras de cinco marcas de farinha denominadas como A, B, C, D, e E mais comercializadas na cidade de Cascavel, foram coletadas e submetidas a avaliação microbiológica para detectar Coliformes totais, pela técnica dos tubos múltiplos do Número Mais Provável. A contagem de fungos filamentosos e de leveduras foi realizada por plaqueamento em ágar batata dextrose. De acordo com os dados analisados pelo teste de Tukey a 5%, a marca E difere das demais quanto a variável coliformes totais. Não foi detectada a presença do contaminante Salmonella, em nenhuma das marcas analisadas. No entanto, foi verificada a presença de bolor e levedura na totalidade das amostras analisadas. Conclui-se que as marcas avaliadas das amostras de farinhas estavam de acordo com os padrões microbiológicos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
id UNICAMP-16_1f4e996742ae84d206b5b27f4a5b802a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634480
network_acronym_str UNICAMP-16
network_name_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)Farinha de trigo. Avaliação microbiológica. Alimentos.Farinha de trigo. Testes microbiológicos. Análise.Os cereais, em especial a farinha de trigo, são alimentos passíveis de contaminação por diferentes agentes etiológicos. O controle das condições de higiene é um dos meios para evitar conseqüências graves para a saúde humana. Com esta preocupação objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de farinhas de trigo comercializadas nos principais supermercados da cidade de Cascavel (PR). Para tanto, amostras de cinco marcas de farinha denominadas como A, B, C, D, e E mais comercializadas na cidade de Cascavel, foram coletadas e submetidas a avaliação microbiológica para detectar Coliformes totais, pela técnica dos tubos múltiplos do Número Mais Provável. A contagem de fungos filamentosos e de leveduras foi realizada por plaqueamento em ágar batata dextrose. De acordo com os dados analisados pelo teste de Tukey a 5%, a marca E difere das demais quanto a variável coliformes totais. Não foi detectada a presença do contaminante Salmonella, em nenhuma das marcas analisadas. No entanto, foi verificada a presença de bolor e levedura na totalidade das amostras analisadas. Conclui-se que as marcas avaliadas das amostras de farinhas estavam de acordo com os padrões microbiológicos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.Universidade Estadual de Campinas2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/863448010.20396/san.v21i2.8634480Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 21 No. 2 (2014); 499-504Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 21 Núm. 2 (2014); 499-504Segurança Alimentar e Nutricional; v. 21 n. 2 (2014); 499-5042316-297Xreponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634480/2401Copyright (c) 2015 Segurança Alimentar e Nutricionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Alexandre Carvalho deTasca, Aletha CarolinePinto, Fabiana Gisele da SilvaSoares, Izabel AparecidaAssumpção, Rosangela Botinha2018-01-25T13:18:12Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634480Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/oai||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com2316-297X1808-8023opendoar:2018-01-25T13:18:12Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
title Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
spellingShingle Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
Moura, Alexandre Carvalho de
Farinha de trigo. Avaliação microbiológica. Alimentos.
Farinha de trigo. Testes microbiológicos. Análise.
title_short Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
title_full Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
title_fullStr Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
title_full_unstemmed Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
title_sort Qualidade microbiológica de farinhas de trigo (Triticum aestivum) comercializadas na cidade de Cascavel (Paraná)
author Moura, Alexandre Carvalho de
author_facet Moura, Alexandre Carvalho de
Tasca, Aletha Caroline
Pinto, Fabiana Gisele da Silva
Soares, Izabel Aparecida
Assumpção, Rosangela Botinha
author_role author
author2 Tasca, Aletha Caroline
Pinto, Fabiana Gisele da Silva
Soares, Izabel Aparecida
Assumpção, Rosangela Botinha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Alexandre Carvalho de
Tasca, Aletha Caroline
Pinto, Fabiana Gisele da Silva
Soares, Izabel Aparecida
Assumpção, Rosangela Botinha
dc.subject.por.fl_str_mv Farinha de trigo. Avaliação microbiológica. Alimentos.
Farinha de trigo. Testes microbiológicos. Análise.
topic Farinha de trigo. Avaliação microbiológica. Alimentos.
Farinha de trigo. Testes microbiológicos. Análise.
description Os cereais, em especial a farinha de trigo, são alimentos passíveis de contaminação por diferentes agentes etiológicos. O controle das condições de higiene é um dos meios para evitar conseqüências graves para a saúde humana. Com esta preocupação objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de farinhas de trigo comercializadas nos principais supermercados da cidade de Cascavel (PR). Para tanto, amostras de cinco marcas de farinha denominadas como A, B, C, D, e E mais comercializadas na cidade de Cascavel, foram coletadas e submetidas a avaliação microbiológica para detectar Coliformes totais, pela técnica dos tubos múltiplos do Número Mais Provável. A contagem de fungos filamentosos e de leveduras foi realizada por plaqueamento em ágar batata dextrose. De acordo com os dados analisados pelo teste de Tukey a 5%, a marca E difere das demais quanto a variável coliformes totais. Não foi detectada a presença do contaminante Salmonella, em nenhuma das marcas analisadas. No entanto, foi verificada a presença de bolor e levedura na totalidade das amostras analisadas. Conclui-se que as marcas avaliadas das amostras de farinhas estavam de acordo com os padrões microbiológicos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634480
10.20396/san.v21i2.8634480
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634480
identifier_str_mv 10.20396/san.v21i2.8634480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634480/2401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Segurança Alimentar e Nutricional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Segurança Alimentar e Nutricional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 21 No. 2 (2014); 499-504
Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 21 Núm. 2 (2014); 499-504
Segurança Alimentar e Nutricional; v. 21 n. 2 (2014); 499-504
2316-297X
reponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
collection Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com
_version_ 1809465164153487360