Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caroba, Daniela Cristina Rossetto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Marina Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1839
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar quantitativamente o consumo alimentar de uma amostra estratificada proporcional de 578 alunos (adolescentes), de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, São Paulo. As informações sobre o consumo alimentar dos alunos foram obtidas por meio do método Recordatório 24 horas. Para os cálculos do conteúdo de energia, macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), fibras, tiamina, riboflavina, niacina, folacina, vitamina E, fósforo e ferro, utilizou-se o software Virtual Nutri (PHILIPPI et al, 1996). Foram elaboradas análises de regressão múltipla, utilizando-se os recursos do programa STATISTICAL ANALYSIS SYSTEM (SAS, 1998). Entre os principais resultados, merece destaque o consumo de energia, fibras, folacina, vitamina E e fósforo, dos adolescentes, inferior ao preconizado. Quanto à tiamina, riboflavina e niacina, foi verificado que o consumo desses nutrientes se revelou acima do recomendado para o grupo da pesquisa. Em relação a proteínas, carboidratos, lipídios e ferro, os alunos integrantes da amostra apresentaram média de consumo que atende aos valores preconizados. Adotando-se a técnica estatística de regressão múltipla, foi possível notar que em cada mês adicional na vida dos meninos há aumento do consumo de 4,73 kcal, enquanto que, para as meninas, a ingestão diminui 2,14 kcal por mês. Destaca-se que a fase da adolescência é o momento privilegiado para as intervenções na área da saúde e da nutrição, tendo em vista a adoção de hábitos de vida saudáveis e a promoção da saúde na vida adulta.
id UNICAMP-16_283c07cdddae2c65c5d83d9b6d2dc22c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1839
network_acronym_str UNICAMP-16
network_name_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository_id_str
spelling Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SPAdolescência. Consumo alimentar. Hábitos alimentaresHábitos alimentares. Escolas. Avaliação.Este estudo teve por objetivo avaliar quantitativamente o consumo alimentar de uma amostra estratificada proporcional de 578 alunos (adolescentes), de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, São Paulo. As informações sobre o consumo alimentar dos alunos foram obtidas por meio do método Recordatório 24 horas. Para os cálculos do conteúdo de energia, macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), fibras, tiamina, riboflavina, niacina, folacina, vitamina E, fósforo e ferro, utilizou-se o software Virtual Nutri (PHILIPPI et al, 1996). Foram elaboradas análises de regressão múltipla, utilizando-se os recursos do programa STATISTICAL ANALYSIS SYSTEM (SAS, 1998). Entre os principais resultados, merece destaque o consumo de energia, fibras, folacina, vitamina E e fósforo, dos adolescentes, inferior ao preconizado. Quanto à tiamina, riboflavina e niacina, foi verificado que o consumo desses nutrientes se revelou acima do recomendado para o grupo da pesquisa. Em relação a proteínas, carboidratos, lipídios e ferro, os alunos integrantes da amostra apresentaram média de consumo que atende aos valores preconizados. Adotando-se a técnica estatística de regressão múltipla, foi possível notar que em cada mês adicional na vida dos meninos há aumento do consumo de 4,73 kcal, enquanto que, para as meninas, a ingestão diminui 2,14 kcal por mês. Destaca-se que a fase da adolescência é o momento privilegiado para as intervenções na área da saúde e da nutrição, tendo em vista a adoção de hábitos de vida saudáveis e a promoção da saúde na vida adulta.Universidade Estadual de Campinas2015-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/183910.20396/san.v12i1.1839Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 12 No. 1 (2005); 55-66Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 12 Núm. 1 (2005); 55-66Segurança Alimentar e Nutricional; v. 12 n. 1 (2005); 55-662316-297Xreponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1839/1892Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaroba, Daniela Cristina RossettoSilva, Marina Vieira da2018-03-12T14:13:04Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1839Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/oai||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com2316-297X1808-8023opendoar:2018-03-12T14:13:04Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
title Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
spellingShingle Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
Caroba, Daniela Cristina Rossetto
Adolescência. Consumo alimentar. Hábitos alimentares
Hábitos alimentares. Escolas. Avaliação.
title_short Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
title_full Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
title_fullStr Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
title_full_unstemmed Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
title_sort Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP
author Caroba, Daniela Cristina Rossetto
author_facet Caroba, Daniela Cristina Rossetto
Silva, Marina Vieira da
author_role author
author2 Silva, Marina Vieira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caroba, Daniela Cristina Rossetto
Silva, Marina Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência. Consumo alimentar. Hábitos alimentares
Hábitos alimentares. Escolas. Avaliação.
topic Adolescência. Consumo alimentar. Hábitos alimentares
Hábitos alimentares. Escolas. Avaliação.
description Este estudo teve por objetivo avaliar quantitativamente o consumo alimentar de uma amostra estratificada proporcional de 578 alunos (adolescentes), de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, São Paulo. As informações sobre o consumo alimentar dos alunos foram obtidas por meio do método Recordatório 24 horas. Para os cálculos do conteúdo de energia, macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), fibras, tiamina, riboflavina, niacina, folacina, vitamina E, fósforo e ferro, utilizou-se o software Virtual Nutri (PHILIPPI et al, 1996). Foram elaboradas análises de regressão múltipla, utilizando-se os recursos do programa STATISTICAL ANALYSIS SYSTEM (SAS, 1998). Entre os principais resultados, merece destaque o consumo de energia, fibras, folacina, vitamina E e fósforo, dos adolescentes, inferior ao preconizado. Quanto à tiamina, riboflavina e niacina, foi verificado que o consumo desses nutrientes se revelou acima do recomendado para o grupo da pesquisa. Em relação a proteínas, carboidratos, lipídios e ferro, os alunos integrantes da amostra apresentaram média de consumo que atende aos valores preconizados. Adotando-se a técnica estatística de regressão múltipla, foi possível notar que em cada mês adicional na vida dos meninos há aumento do consumo de 4,73 kcal, enquanto que, para as meninas, a ingestão diminui 2,14 kcal por mês. Destaca-se que a fase da adolescência é o momento privilegiado para as intervenções na área da saúde e da nutrição, tendo em vista a adoção de hábitos de vida saudáveis e a promoção da saúde na vida adulta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1839
10.20396/san.v12i1.1839
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1839
identifier_str_mv 10.20396/san.v12i1.1839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1839/1892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 12 No. 1 (2005); 55-66
Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 12 Núm. 1 (2005); 55-66
Segurança Alimentar e Nutricional; v. 12 n. 1 (2005); 55-66
2316-297X
reponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
collection Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com
_version_ 1809465164127272960